SEIS PEDIRAM AFASTAMENTO
Nada menos do que seis membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) pediram afastamento dos cargos diante da resistência do empresário Joseph Madeira para entregar a presidência da entidade. Os diretores defendem que ele deixe o comando da associação para preservá-la e para cuidar de sua defesa no inquérito da Operação Fames, da Polícia Federal, que investiga desvios de recursos para compra de cestas básicas durante a pandemia de covid-19 em 2020 e 2021. Duas reuniões foram realizadas (sexta, 30, e segunda-feira, 2), mas Joseph avisou que não sai. Isso levou esses membros a entregarem carta solicitando afastamento dos cargos.
NESELLO E RUDNEY ENTRE AS BAIXAS
Entre os seis que comunicaram o afastamento está o presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Tocantins (Adat Tocantins), Henrique Nesello, que é terceiro vice-presidente da Acipa. Segundo o documento que Nesello protocolou, trata-se de um afastamento temporário, “por motivos pessoais”, de 5 de setembro a 30 de outubro. Conforme a coluna apurou, os demais pedidos de afastamento seguem a mesma linha. Entre eles, Rudney Moreira, segundo vice-presidente.
VIABILIDADE DA FENEPALMAS PREOCUPA
O pior, fontes disseram à coluna, é que existe uma preocupação com o grande evento anual da Acipa, a Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas), cuja 25ª edição estava programada para começar nesta sexta-feira, 6, e seguir até terça-feira, 10. Inclusive, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CDE) aprovou em junho o aporte de R$ 1,2 milhão para o evento. Contudo, por conta das eleições municipais, Joseph pediu ao CDE que autorizasse o adiamento da feira, o que deve ser discutido pelo órgão em reunião no dia 19. A preocupação que empresários externaram à coluna é que, com essa situação do presidente envolvido com a Fames, possa influenciar a decisão e já existe a expectativa entre eles de que o CDE possa agora reprovar esse aporte, o que inviabilizaria a realização da Fenepalmas.
IVORY E FAMÍLIA
Uma foto postada pela família do deputado estadual Ivory de Lira nas redes sociais está dando muito buchicho nos bastidores das eleições de Palmas. A postagem é de sábado, 31, mas passou a circular nesta semana. Nela aparece Ivory e família dentro do carro, no perfil da esposa dele, Kenya Duailibe, com os dizeres após a marcação da candidata do PL a prefeita, Janad Valcari: “Indo para a caminhada da nossa prefeita Janad”. Ivory é presidente regional do PCdoB, que integra federação com PT e PV e a coligação do candidato do PSDB, Júnior Geo. No sábado, a campanha da liberal realizou uma grande caminhada em Taquaralto com a participação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
QUAEST I
A campanha da candidata Janad Valcari (PL) ficou pra lá de animada com o resultado da pesquisa Quaest divulgada na noite dessa quinta-feira, 5. Para os seus coordenadores, uma vitória em primeiro turno é uma realidade posta no radar da corrida sucessória. Contudo, admitem, para isso, ela precisará conquistar boa parte dos 10% de indecisos apontados pelo levantamento estimulado (com apresentação dos nomes dos candidatos).
QUAEST II
Já os adversários de Janad continuam apostando que Palmas terá segundo turno. Além de acreditarem que esses 10% de indecisos ficarão na maioria com eles, as campanhas de Júnior Geo (PSDB) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) lembram que quase metade do eleitorado disse ainda não ter candidato na modalidade espontânea da Quaest (quando os nomes não são apresentados aos entrevistados). São 45% dos eleitores que, na espontânea, dizem estar indecisos.
IPESPE/FIETO NA QUARTA
A expectativa agora é quanto à pesquisa Ipespe/Fieto, que será divulgada na quarta-feira, 11. Essa, enfim, vai projetar o cenário de segundo turno, o que não foi feito até agora por nenhum dos institutos, apesar de legalmente a Capital estar apta a uma segunda etapa de eleição (por ter mais de 200 mil eleitores) e de os números deixarem claro que esta é uma possibilidade que não ser descartada.
ESCLARECIMENTO COM REPÚDIO
O motorista Henrique da Silva Rodrigues, que dirigia o veículo que atropelou a assessora e que quase teria atingido Virgínia Andrade, esposa do candidato a prefeito de Porto Nacional, Antônio Andrade (Republicanos), divulgou “nota de esclarecimento com repúdio”. Virgínia gravou um vídeo para as redes sociais na segunda-feira, 2, acusando o motorista de ter sido irresponsável e afirmou que se ele estivesse na velocidade permitida o choque não teria ocorrido. No entanto, Rodrigues acusou a esposa de Andrade de querer tirar proveito político do acidente. Ele contou que estava na Avenida Sergipe, atrás de um Gol preto, que parou no meio da rua, ao lado de uma caminhonete branca. Quando desviou do Gol, disse o motorista, o retrovisor do seu veículo atingiu a assessora. “Em consequência disso, a mesma acabou caindo, desci do carro fui até a vítima, e permaneci no local até conduzirem a vítima para o hospital”, afirmou.
PROVEITO POLÍTICO
Rodrigues disse que nesse meio tempo Virgínia, com seu assessor, foi até o carro dele “tirar fotos, e logo após, ela seguiu para a caminhonete que estava estacionada e seu assessor entrou no Gol que tinha interditado a via, e saíram do local os dois carros”. “Eu fui o último a sair do local, e, ao retornar para meu carro, fica claro nas imagens eu voltando o retrovisor para a posição correta, toda essa narrativa está no vídeo em anexo [assista abaixo]”, afirmou. “Agora o meu repúdio é que uma idosa de 67 anos, conhecida como Virginia Andrade, vir junto às redes sociais, querer tirar proveito político do acidente, afirmando várias mentiras, tendo em vista que a mesma não se preocupou com a vítima, não acionou algum tipo de socorro, e nem a Polícia Militar e, sim, se preocupou junto com seu assessor em tirar fotos do meu carro, até porque a mesma viu que o carro está plotado, que, por sinal, não é o candidato dela, e viu nisso a oportunidade de tirar proveito político da situação, com essas inverdades, que afirmou em vídeo”, criticou.
DONOS DA CIDADE
Para Rodrigues, “ficou claro no vídeo quem acha que é dono da cidade, e quem não respeita as leis de trânsito”. “(Virginia Andrade) com dois carros obstruindo a via, sendo uma caminhonete estacionada e outro parado no meio da via, sendo assim o proprietário do Gol preto o verdadeiro responsável pela causa do acidente. Pois se ele não estivesse parado ao lado da caminhonete no meio da via, não seria necessário fazer o desvio. Estou à disposição das autoridades policiais, afim de prestar os esclarecimentos necessários para apuração dos fatos que provocaram o acidente.
Assista o vídeo da câmera de segurança do momento do acidente:
GRAVE ESQUEMA DE CORRUPÇÃO
Ex-vereador e candidato neste processo eleitoral para voltar ao Legislativo, Whisllan Maciel — do Republicanos, partido do candidato da oposição, Osires Damaso — teve espaço na Tribuna da Câmara de Paraíso do Tocantins na sessão dessa quinta-feira, 5, para abordar a denúncia que um empresário fez ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Ministério Público (MPE) e Polícia Civil (PC) sobre um suposto esquema de desvios de recursos por meio de superfaturamento de contratos de R$ 20 milhões para implementação de iluminação em LED no município. “Um grave esquema de corrupção que já se instalou aqui na nossa cidade. Isso é simplesmente assustador”, afirmou o ex-parlamentar.
HONREM A CONFIANÇA
Restrição da competitividade entre os participantes, a execução de contrato realizado com material inferior ao contratado e o desvio de luminárias estão entre as irregularidades apresentadas. Whisllan defendeu que a Câmara “não pode abdicar do dever de fazer justiça”. “Pode ser que não houve maldade [pelo fato de a Câmara não ter apurado a denúncia]. Pode ser que faltou aqui essa veia nossa de acompanhar, de fiscalizar”, disse. O ex-vereador destacou que “tudo isso [o suposto esquema] aconteceu em 2021, se repetiu em 2022, tudo isso se repetiu em 2023 e continua acontecendo em 2024”. “Que vocês honrem a confiança que o povo depositou em vocês”, afirmou.
Assista:
ENCONTRO DE CORREGEDORIAS
A Controladoria-Geral (CGE/TO) promove de 17 a 19 de setembro o II Encontro de Corregedorias do Estado do Tocantins (II ECETO). Organizado pela Corregedoria-Geral do Estado, o evento já está com inscrições abertas. A programação contará com palestras de profissionais renomados, que abordarão temas relevantes tanto para o âmbito correcional quanto para gestores e servidores públicos de outras áreas, interessados em se atualizar e aprimorar suas práticas na administração pública. Entre eles, está o corregedor da Procuradoria-Geral Federal, Gilberto Waller Júnior. O II Encontro de Corregedorias será realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e terá certificação total de 12 horas. A presença deverá ser registrada ao final de cada dia de evento.
BILHETE DO CT
Kasarin, Kasarin, Kasarin,
Da Justiça eu vi a decisão
para proibir o rapaz do rodeio
de entoar o seu bordão e de se vestir de azulão.Kasarin, Kasarin, Kasarin,
Você não pode fazer isso, não
Colocar o rapaz do rodeio em má situação.
Já pensou se ele vai pra prisão,
ou tem que pagar multa de montão?
Como fica seu coração?
Ele não é rico como você, não!
Kasarin, Kasarin, Kasarin,O juiz até que foi muito bão
Só pediu para você não fazer apelação
Se ele quisesse, até poderia complicar sua eleição.Kasarin, Kasarin, Kasarin,
Vá pra rua fazer campanha,
Se ficar aprontando assim você não ganha.
Se brincar, dos adversários você apanha
Toma surra de votos da turma da oposição
Contra a qual você vive fazendo gozação.Kasarin, Kasarin, Kasarin,
Vai por mim.
Esquece o moço do rodeio um tiquim.
Não perca de vista Oliveirinha,
muito menos a Raimundinha.
O Roni não é vacilão,
e articulado é o Marcão.
Esses candidatos não tão pra brincadeira, não.
Como você, eles também têm boas propostas pro povão.Kasarin, Kasarin, Kasarin,
Você diz que é bom de gestão,
mas tem que ser ainda melhor de eleição.
Ou esse pessoal passa rasteira no azulão.
Depois chorar não vai adiantar, não.Saudações democráticas,
CT