OS PREFEITOS DO GAGUIM
Ao iniciar seu discurso no ato dos prefeitos na sexta-feira, 1º, na ATM, contra a situação dos municípios, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) ironizou seu colega de Câmara Carlos Gaguim (UB). “Quero cumprimentar todos os prefeitos do Gaguim, porque ele acha que os prefeitos são dele e não do Tocantins”, afirmou. Gaguim tem dito que conta com 36 prefeitos em sua base.
SÃO COMPANHEIROS, NÃO PROPRIEDADE
Gaguim rebateu para a coluna a fala de Ricardo. Ele disse que não são 36, mas 42 os prefeitos de sua base. “Tenho muito orgulho disso. Não são propriedade minha, são meus companheiros e todos são livres para ir para onde quiserem, para o partido que quiserem”, avisou. Segundo o deputado, quando ele diz “meus prefeitos” se refere de forma carinhosa à relação entre eles. Gaguim afirmou que os municípios de sua base são prioridade de seu mandato. “Não deixo faltar recursos para a saúde, vou atrás de maquinário, estou sempre nos ministérios em defesa deles”, contou.
CADÊ OS PREFEITOS DO RICARDO?
Para Gaguim, o resultado desse esforço e dedicação é o fato de ser sempre o mais votado em várias dessas cidades há muitos anos, como o caso de Talismã, onde é majoritário há 25 anos, e Xambioá, há 27 anos. “Agora o Ricardo deveria mostrar seus prefeitos. Num evento ano passado, coloquei 29 prefeitos em apoio ao governador Wanderlei. E ele [Ricardo] foi eleito às custas do governador”, disparou.
POUCOS AMIGOS
Nos bastidores, o que se diz é que Ricardo e Gaguim não são, digamos, os melhores amigos. Entre os motivos, o deputado do Republicanos teria ficado com alguns cargos federais que seriam do parlamentar do UB, um deles o de superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
GOMES SEMPRE MUITO ASSEDIADO
Por falar no ato da ATM contra a queda da arrecadação, o senador Eduardo Gomes (PL) continua sendo extremamente assediado por prefeitos e vereadores. A fila era grande para abraçá-lo quando chegou ao auditório. Os políticos só pararam de cercá-lo quando Gomes ocupou sua cadeira na mesa de autoridades.
FRAUDNEIS VOLTA A SE LICENCIAR
O vereador de Araguaína Fraudneis Fiomare (Podemos) voltará a se licenciar da Câmara. Desta vez, ele justifica que o afastamento se deve a motivos particulares. O parlamentar ficará fora do cargo por 180 dias e em seu lugar assume novamente o primeiro suplente Robert Delmondes (Podemos).
DE COMBATIVO À APATIA
Nos dois primeiros anos, antes de assumir o cargo de secretário executivo da Secretaria Estadual de Esportes e Juventude, Fraudneis era um vereador muito combativo e de oposição sistemática à gestão de Wagner Rodrigues (SD). Desde a sua volta à Câmara adotou outra postura, mais apático, sem confrontar o governo municipal, nada de denúncias e discursos inflamados.
APOIO A IRMÃO DE ELENIL
Nos bastidores da política araguainense o que se diz é que Fraudneis não deve ir à reeleição e que vai apoiar a candidatura do major Israel, do irmão de seu aliado e líder político, o secretário estadual dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha. A coluna tentou falar com o vereador pelo WhatsApp, mas ele não respondeu as mensagens.
PICÓ ASSUME VAGA DE BRASÃO
Depois do fim da novela em torno da posse do deputado estadual Júnior Brasão (PSB), o suplente de vereador Epitácio Brandão Filho, o Picó, assumirá a vaga aberta na Câmara de Palmas nesta terça-feira, 5. Será a segunda vez que o suplente ocupará cadeira no Legislativo da Capital. Em junho de 2021, Picó ficou na vaga do vereador Mauro Lacerda (PSB).
BRIGA DE STAFFS
O secretário estadual da Comunicação, Márcio Rocha, comentou a nota Briga de Staffs, de sexta-feira, que contava os desencontros entre as equipes da Prefeitura de Araguaína e do governo do Estado no seminário com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho. Segundo Márcio, o staff do Palácio “não invadiu o evento”. Ele contou que o acordado entre Estado e prefeitura era que, apesar de a estrutura ter sido cedida pelo município, a condução seria feita pelo governo estadual. Porém, disse o secretário, ao chegar ao seminário, o staff palaciano teria encontrado diversos banners irregulares colocados pela equipe da prefeitura que feriam o princípio da impessoalidade. “Não teria problema nenhum para nós. Porém, um dos materiais utilizava a indevidamente a imagem do governador. Por isso, nossas equipes tiveram que agir para evitar imbróglios judiciais futuros. Nossa equipe é extremamente profissional e não se deixa contaminar por quaisquer questões além daquelas estritamente relativas ao bom desempenhos das funções”, garantiu Márcio.
CPI DA TELEFONIA MÓVEL
O deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) está indignado com as empresas de telefonia móvel, que, segundo ele, descumprem contrato e não garantem qualidade no serviço no Estado, “nem na Capital nem nas grandes cidades, quem dirá nas cidades pequenas”. “É produto essencial e um absurdo o que está acontecendo”, disse Olyntho, que garantiu que vai apresentar um pedido de CPI para investigar a situação.
DESAUTORIZAÇÃO
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Guaraí, Wilson Araújo, emitiu nota de esclarecimento no sábado, 2, avisando que nenhum candidato a prefeito ou a vereador da cidade está autorizado a divulgar pré-campanha por meio das redes sociais e que as decisões da sigla serão tomadas em plenária, que ainda não foi realizada. Segundo o site Guaraí Notícias, o documento seria uma resposta aos pré-candidatos que estariam se anunciando como nomes do PT para a disputa de 2024. A cidade foi governada por oito anos pela sigla, entre 2005 e 2012, com ex-prefeito Milton Alves da Silva, o Padre Milton. Nos últimos dois pleitos no município, ressaltou o Guaraí Notícias, o PT não conseguiu eleger nenhum dos seus candidatos.
NA SEAGRO
Vereador de Porto nacional, Soares Filho (SD) foi nomeado secretário executivo da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro). No lugar dele na Câmara de Porto assume o suplente João Leite (SD).