PRESSÃO TOTAL
Dizem que foi a pressão do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), que levou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) a gravar vídeo em que os dois estão acompanhados da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) e do deputado federal Vicentinho Júnior (PP) para declarar apoio irrestrito ao prefeito de São Miguel, Alberto Moreira (SD), aliado de Amélio. O que chamou a atenção foi a ausência do próprio prefeito no vídeo. Assista:
RESPOSTA A LAUREZ
A gravação foi recebida como uma resposta ao vice-governador Laurez Moreira, presidente regional do PDT, que entregou o partido ao adversário de Moreira em São Miguel, Dr. Fialho, ligado ao deputado estadual Jair Farias (UB), opositor de Amélio no Bico do Papagaio.
APOIO INCONDICIONAL A JAIR
Em compensação, em Sítio Novo, o governador declarou apoio incondicional ao grupo de Jair Farias, que deve lançar a irmã, Dora Farias, candidata a prefeita em 2024, contra o grupo de Amélio na cidade, que deve ter como candidato o ex-vereador Waldiney de Sousa. Assista:
O QUE WALDSON QUER
O vereador Waldson da Agesp (PSDB) renunciou em 3 de outubro à terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara de Palmas. Em seu lugar assumiu Laudecy Coimbra (SD). A coluna apurou que Waldson deve assumir a liderança da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) na Casa, função deixada por Nego do Palácio (PDT) para assumir a relatoria da BRK. Como não é possível acumular vaga na mesa e na liderança, Waldson decidiu renunciar à terceira secretaria.
UMA DAS 7 QUE DERROTARAM WANDERLEI
O comentário nos corredores do Palácio Araguaia e da Assembleia é o fato de a senadora Dorinha Seabra Rezende ter filiado a prefeita de Santa Fé do Araguaia, Vicença Lino, ao União Brasil. É que a cidade foi uma das sete onde o governador Wanderlei Barbosa perdeu as eleições no ano passado. É tido como certo que Vicença não terá o apoio do governador no ano que vem.
FRENTE AMPLA EM PALMEIRAS
Em Palmeiras do Tocantins, a oposição formou uma ampla frente que considera histórica, com os ex-prefeitos Nalva, Evandro, Zé Ademar, o atual vice-prefeito, Clodoaldo Batista; a presidente da Câmara, Dos Reis Ademar – todos esses pré-candidatos –, mais três vereadores e outros líderes importantes. O objetivo é derrotar o atual prefeito Júnior Noleto (MDB).
MAIS REPRESENTAÇÃO POPULAR
Os que defendem o aumento do número de vagas de vereador em Palmas – de 19 para 23, conforme aprovado semana passada – argumentam que, apesar de não significar mais recursos para a Câmara, vai resultar em maior representação popular no Legislativo.
DE VOLTA À BASE
O vereador Sirio Ferreira Cabeleireiro (SD) voltou à base da prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), depois de rápida passagem pela oposição. À coluna, o parlamentar explicou que sempre compôs o grupo do prefeito Moisés da Sercon, marido de Camila assassinado em 2018, e que foi ao lado dele que disputou a vaga na Câmara pela primeira vez. Além disso, Sirio disse que atuou com a prefeita e outros vereadores da base para conseguir R$ 20 milhões em emendas para investimentos na cidade.
MELHOR ATÉ PARA A REELEIÇÃO
O parlamentar disse que, na oposição, não pode colher os bons resultados desses investimentos em Miracema. Além disso, revelou não ter se sentido bem entre os oposicionistas, onde não encontrou seu espaço. Dessa forma, Sirio afirmou entender que, até para a sua reeleição e da prefeita, é melhor que ele fique mesmo na base de Camila. Com o vereador, o grupo do Paço volta a crescer ainda que continue em menor número: 6 cadeiras da oposição contra 5 governistas.