A INVERTIDA DE NEGREIROS
Na sessão da Câmara de Palmas dessa quinta-feira, 2, o líder da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), vereador Major Negreiros (PSDB), deu uma invertida nos colegas de oposição que criticavam a situação do transporte público da Capital. Negreiros teve que lembrá-los que todos votaram favoráveis à Medida Provisória de Cinthia que consolidou a municipalização do serviço ao criar a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). A MP foi aprovada na quarta-feira, 1º, e por unanimidade. “Do jeito que veio da Prefeitura Municipal de Palmas, nós aprovamos aqui, sem nenhuma ressalva”, afirmou, depois de classificar de “corajosa” a iniciativa da prefeita.
EM BENEFÍCIO PRÓPRIO
Quem fez uma afirmação pesadíssima na sessão sobre a municipalização do transporte foi o vereador Marilon Barbosa (UB). Ele defendeu nova concessão do serviço ao setor privado, até aventou a possibilidade devolvê-lo à empresa Miracema e arrematou: “Vejo com outros olhos [a questão do transporte público]. Eu vejo é mais na frente uma terceirização em benefício próprio”.
CINTHIA APOIA CPI DA BRK
Na coletiva dessa quinta-feira para falar do transporte público da Capital, Cinthia revelou que também não está nada feliz com a concessão dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário. Ao lembrar e criticar que, no passado, a Câmara de Palmas “cruzou os braços” e “não fez nada”, depois de cogitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte coletivo, a tucana fez questão de elogiar a iniciativa da atual mesa diretora da Casa de Leis, que garante que desta vez vai mesmo investigar a BRK Ambiental. “Aqui quero parabenizar, inclusive, a coragem de vocês em abrir a CPI da BRK. Seria meu próximo passo, então, já está me ajudando e indo na frente”, afirmou a gestora. O presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSDB), e o vereador Eudes Assis (PSDB) estavam presentes.
DISCRETO MAS IMPORTANTE
O deputado estadual Moisemar Marinho (PSB), que é policial civil, foi um discreto mas importante apoiador do novo presidente do sindicato da categorial, o Sinpol, Ubiratan Rebello, que venceu a eleição da entidade na terça-feira, 28. Moisemar evitou aparecer, mas foi essencial para Ubiratan. O deputado também já presidiu o Sinpol, inclusive, liderou a greve da categoria no último governo Marcelo Miranda (MDB). Na tribunal da Assembleia, nessa quinta, o parlamentar, contudo, parabenizou o presidente eleito e os outros dois candidatados, Naídes César e Hélio Santana.
OS “GOLEIROS” DOS SERVIDORES
E, na discussão da reforma da Previdência estadual, Moisemar Marinho, como presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público; e Nilton Franco (Republicanos), no comando da poderosa Comissão de Constituição, Justiça e Redação, estão sendo vistos como os “goleiros” do funcionalismo público. Como Moisemar, Nilton também é servidor, auditor fiscal.
FAET INSTALA COMISSÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS
A Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) fez a apresentação nesta sexta-feira, 3, da recém-criada Comissão de Assuntos Jurídicos. O evento foi voltado para profissionais da advocacia que atuam para o produtor rural. O diretor jurídico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rudy Ferraz, comandou a programação e defendeu um posicionamento mais coeso da categoria. “É um ambiente onde vamos poder discutir com advogados do setor, militantes da advocacia de defesa dos produtores rurais, um alinhamento em temas sensíveis, como a questão de demarcação de terras indígenas, ambiental, invasão de propriedade, reintegração de posse. Aqui é o ambiente jurídico em que a gente vai poder discutir diuturnamente isto”, afirmou.
DISPUTA DE PATERNIDADE
Anunciado de forma efusiva pela Prefeitura de Palmas, a volta do Festival de Inverno de Taquaruçu entra numa disputa de paternidade. Enquanto a gestão Cinthia Ribeiro garante que é a autora da iniciativa, o vereador Marilon Barbosa afirmou na tribuna nessa quinta que o evento é resultado de um pedido seu ao irmão, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ele contou ter solicitado a volta da festa, dez anos depois da última edição, à prefeitura por ofício em 14 de junho, mas que “posteriormente o governador garantiu que realizará o festival”.
NÃO É CASO ISOLADO
Representando a ONGs Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes Carentes em Ação contra o vereador gaúcho Sandro Fantinel em virtude dos ataques racistas a baianos, num discurso na Câmara de Caxias do Sul, o advogado Márlon Reis afirmou que não se trata de caso isolado. “E demonstra a postura racista diante do trabalhador nordestino negro migrante, em total descaso com pessoas que, diante da necessidade de sobrevivência, deixam suas famílias para tentar a vida em outro Estado tão distante de suas origens”, avaliou.
JURIDICAMENTE IRRELEVANTE
Para Márlon, o vídeo em que o vereador pede desculpas é “juridicamente irrelevante”. “Não altera em nada os crimes que ele cometeu. Além disso, o dano que provocou não pode ser reparado com um simples pedido de desculpas, que só surgiu em virtude dos graves problemas legais em que o vereador se envolveu”, sustentou o advogado. As ONGs Educafro e o Centro Santo Dias de Direitos Humanos requerem indenização, retratação pública e capacitação de Fantinel sobre cultura da Bahia e direitos humanos. A ação judicial solicita indenização no valor de R$ 1 milhão, a ser revertida para projetos de equidade racial.
WANDERLEI ACERTA DUPLAMENTE NA CULTURA
O governador Wanderlei acertou duplamente na criação da Secretaria Estadual da Cultura. Primeiro pela humildade de ouvir a classe artística. Conheço gestores (e não são poucos) que, por pirraça, não atenderiam o clamor após a cobrança pública feita pela categoria. Wanderlei reconheceu a demanda e atendeu. Depois pela escolha. O jornalista, poeta, compositor e escritor Tião Pinheiro é um imenso valor da cultura tocantinense. Assim, parabéns, governador, e duplamente!
(Colaborou Luís Gomes)