PAUTA EXTRA COP27
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), vai encontrar o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na COP27, no Egito. Na pauta deles, além das questões mais perenes, como clima e meio ambiente, terá algo mais, digamos, mundano: a eleição do Sebrae. Cinthia vai poder conversar com Wanderlei, antes da senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB), sobre a vaga de superintendente. Dorinha só vai poder fazer essa conversa no dia 22, quando o governador voltar do Egito e a três dias da eleição do Sebrae, marcada para dia 25. Claro, o que vai pesar serão os argumentos de cada uma.
NO TEM GRUPO DO FABIANO
O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, afirmou em nota à coluna que “não existe ‘grupo do Fabiano’” na disputa pela presidência da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) contra o grupo do atual comandante da entidade, Joseph Madeira. “Todos os empresários são preparados para assumir a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa). O presidente da Faciet apoia o processo democrático e o direito das duas chapas de concorrer”, diz Vale na nota.
O PANO DE FUNDO
No entanto, quem falou à coluna do “grupo do Fabiano” contra o “grupo do Joseph” foram alguns dos empresários que participam do processo sucessório. Na verdade, para eles, a disputa entre os dois grupos é o pano de fundo dessa eleição da Acipa.
FORA DA DISPUTA?
Palacianos garantiram à coluna que o governador Wanderlei não entrará nesse confronto da Associação Comercial de Palmas, apesar de Joseph Madeira ser um homem muito próximo e da mais extrema confiança dele. Importantes membros da oposição a Joseph, claro, não acreditam nisso.
CUSTO INCALCULÁVEL
O ex-vereador Ronison Parente avalia que terá impacto econômico e social “incalculável” para Formoso do Araguaia a decisão da Justiça Federal de determinar o cumprimento da Portaria 566/2016, que demarca como terra indígena uma área de aproximadamente 21 mil hectares, quase do tamanho do Projeto Rio Formoso. A Justiça decidiu que a Fundação Nacional do Índio (Funai) tem 15 meses para concluir a demarcação da terra Taego Ãwa, referente ao grupo indígena Avá-Canoeiro.
MUNICÍPIO NEGLIGENCIOU
Ronison disse que não entra no mérito da questão indígena. Para ele, a questão central é que “as autoridades constituídas no município negligenciaram a situação, como diz o próprio MPF, que deixa claro que apenas a Fundação Bradesco contestou a situação no momento mais importante”. “Concluo alertando para as graves consequências econômicas e sociais irreparáveis que Formoso e sua população vão sofrer”, avisou numa postagem em rede social.
JOAQUIM DO POSTO SATISFEITO COM O ITERTINS
O empresário e ex-prefeito de Natividade Joaquim do Posto (centro da foto) está mais do que satisfeito com a nova direção do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), sob a presidência de Robson Moura Figueiredo (à dir.). Ele contou à coluna que tem uma propriedade em Chapada da Natividade e os documentos de regularização dele estavam no órgão desde 2010, e não saía do lugar. “Com essa nova direção, sob o comando do dr. Robson, as coisas agora estão andando. Estão agilizando muito e a equipe está com funcionalidade. Agradeço muito a eles e ao governador Wanderlei Barbosa”, afirmou Joaquim.
DEPUTADOS DO TO NA DIREÇÃO DA UNALE
A 25ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) terminou nesta sexta-feira, 11, com a eleição da diretoria para 2023. Do Tocantins, a deputada Vanda Monteiro (UB) foi eleita secretária e Valdemar Júnior (Republicanos), conselheiro fiscal. Para a presidência da Unale no ano que vem, os deputados escolheram seu colega de Pernambuco Diogo Moraes (PSB).
LIGAÇÃO DO TOCANTINS À BAHIA
O ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio classificou de “um grande desafio” a finalização dos 7 km de asfalto da BR-242, em Taguatinga, para ligar o Tocantins ao oeste baiano. Sampaio sugeriu uma atuação conjunta entre governos federal e estadual. Ele tratou do tema nessa quinta-feira, 10, ao receber o deputado federal Vicentinho Júnior (PP), o presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Marcio Pinheiro, e o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto (PSD).
CONCURSO EM DUERÉ
A 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi requereu nessa quinta-feira, 10, que a Prefeitura de Dueré, na região sul do Estado, comprove em até 15 dias as medidas concretas já tomadas para promover o concurso determinado por decisão judicial. A Justiça deu seis meses para a gestão realizar o certame, prazo que termina em 15 de fevereiro.