NÃO ESPERAVAM
No Palácio, alguns dos principais assessores garantiram que foram surpreendidos pela citação nominal que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez do senador Irajá (PSD), no discurso dessa terça-feira, 13, durante o lançamento da temporada de praias do Estado. Segundo eles, o governador não tem demonstrado irritação com seu principal adversário, mas admitem que ver as constantes ações críticas de Irajá aborrece Wanderlei.
REVANCHISMO
Internamente, esse posicionamento do senador não é recebido como uma postura de oposição autêntica, de quem efetivamente se opõe a um projeto de governo, mas como puro revanchismo pela derrota de outubro do ano passado.
ACORDOS EM ALETO SE EFETIVAM
As movimentações no Diário Oficial do Estado, com diversas nomeações, mostram que os acordos com os deputados estaduais começam a se efetivar, garantem fontes da Assembleia. Uma delas é de Núbia Dias Gomes Batista como diretora do Núcleo de Atendimento do Procon de Palmas. Ela é irmã do deputado estadual Wiston Gomes (PSD).
COMUNICAÇÃO E DIREITO DIGITAL
O senador Eduardo Gomes (PL) foi eleito nesta quarta-feira, 14, e já tomou posse no comando da nova Comissão de Comunicação e Direito Digital, que vai ser responsável pela regulamentação de temas fundamentais desse setor para o país, como o caso da inteligência artificial.
AYRES CONTRA O ATIVISMO JUDICIAL
Na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na manhã desta quarta-feira, 14, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) fez uma forte manifestação em que defende ser preciso “pôr fim ao ativismo judicial e aos comportamentos além dos limites permitidos pela Constituição”. Ele está sugerindo que o Parlamento altere o artigo 49 da Constituição Federal, que fala da sustação de atos apenas do Poder Executivo, para “ficar mais à vontade para promover a sustação de atos do Poder Judiciário e atos do Ministério Público”. “Olha o tanto de lambança que faz o TSE através das suas resoluções que são contrárias às leis votadas nesta Casa. Nós vamos recuperar a dignidade do Parlamento”, garantiu. Ayres reforçou à coluna que o alvo são atos do Judiciário que exorbitem sua competência regulamentar, levando a decisões administrativas contra as próprias leis aprovadas pelo Congresso. Não se trata, ressaltou, de rever decisões judiciais.
COM DESENVOLTURA
Ricardo Ayres tem transitado com desenvoltura pela alta cúpula da Câmara. Conversa muito com o presidente Arthur Lira (PP-AL). Outro quem tem se destacado nas falas, sobretudo da tribuna, é o também novato Alexandre Guimarães (Republicanos).
FABION COM A OPOSIÇÃO DE NAZARÉ
O deputado estadual Fabion Gomes (PL) se reuniu no sábado, 10, com a oposição do prefeito de Nazaré Clayton Paulo (PTB), para discutir o processo sucessório na cidade. Clayton já avisou que vai à reeleição e o desafio dos opositores agora é encontrar um nome para encará-lo em 2024. Um dos que estiveram no encontro com Fabion foi o vice-prefeito Vander Andrade (PSC), que rompeu com o prefeito ainda em 2021.
DE ADVERSÁRIA A ALIADA
Num virada total de tabuleiro, imposta pela mudança do cenário político da cidade, o prefeito Clayton se entendeu com sua principal adversária das eleições de 2020, a ex-prefeita Maria Elvira (SD).
VAPT VUPT
Suplente de vereador do UB, o presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Mauro Mota, chegou a ocupar por algumas horas a vaga deixada pelo titular Márcio Reis (UB), que passou a comandar a Fundação da Juventude de Palmas. Porém, Mota entregou o bastão logo em seguida para o segundo suplente Benna Maia (UB). O presidente da Ameto explicou que o Regimento Interno da Câmara exige que ele assuma e justifique o motivo de não continuar na Casa. Caso contrário, pode ter a posse impedida em outra oportunidade, caso seja questionado por algum suplente. Foi a orientação que contou ter recebido do jurídico do Legislativo.
SETOR EM EXPANSÃO
À coluna, Mota avaliou que não compensa para ele neste momento assumir a vaga de vereador, já que está com vários projetos em andamento para o setor de mineração do Estado. Ele afirmou que esse setor tem crescido muito no Tocantins com as descobertas de muitos minérios que até pouco tempo não se sabia que havia por aqui.
POLÍTICAS CULTURAIS
O Conselho de Políticas Culturais do Tocantins se reúne nesta quinta-feira, 15, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, das 8 às 12 horas, e é aberta ao público. Será o segundo encontro ordinário após a recomposição do órgão – necessária em razão da recriação da Secretaria Estadual da Cultura (Secult). A mesa diretora é ocupada atualmente pela arquiteta e professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Valéria Picanço (presidente), pela superintendente do Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Kátia Maia Flores (vice-presidente), e pelo servidor público e membro da Câmara de Culturas Populares, Advan Rodrigues da Silva (secretário).
INTELIGÊNCIA POLÍTICA
Coordenador do marketing da campanha de reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no ano passado, o estrategista político Paulo Moura vai lançar nesta quinta-feira, 15, às 19 horas, na Livraria Leitura, em Palmas, o livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais” (Editora Vozes). Em suas 331 páginas, a obra trata da utilização da inteligência política como fio condutor para explicitar as etapas da elaboração e execução de uma campanha, a partir de três pilares: estratégia, marketing e comunicação. A renda do livro será toda revertida para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).