VISITA A OBRAS SEM ALMOÇO
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), aproveitou a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na cidade, na sexta-feira, 4, para a audiência pública do PPA, para levá-lo a visitar as duas maiores obras de sua gestão, a Via da Integração, que ligará as regiões leste e oeste do município e levará o nome de Governador Siqueira Campos, e a Estação da Cidadania, um complexo esportivo. Wanderlei foi após o evento de seu governo e ainda sem almoçar. Ele estava bem à vontade com a prefeita e até brincou com ela: como Josi o fez ir às suas obras sem almoço, Wanderlei avisou que a levará às dele. Josi respondeu que vai.
ASSÉDIO A EDUARDO FORTES
Nos bastidores do PPA, o que se sobressaiu foi o assédio para que o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) dispute a Prefeitura de Gurupi no ano que vem. Em 2020, ele foi candidato a vice do também hoje deputado estadual Gutierres Torquato (PDT). Fortes e Oswaldo Stival estão próximos da prefeita Josi, contra quem disputaram há três anos, mas seus aliados não aceitam compor com a atual gestão.
GAGUIM, DEPUTADO DE GURUPI
No momento que saiu a notícia do Estadão sobre o carro que teria sido comprado com verba de gabinete, o deputado Vicentinho Júnior (PP) estava em Gurupi. Após o evento do PPA, ele saiu rapidamente. A prefeita Josi disse em seu discurso que o deputado federal Carlos Gaguim (UB) é quem representa Gurupi. Além de Gaguim e Vicentinho, Alexandre Guimarães (Republicanos) também estava por lá.
MARIA MENDES VEM EM JAÚ
Líder política de Jaú do Tocantins, Maria Mendes começa a ganhar força como pré-candidata à prefeita com apoio do Palácio. Ela é a principal opositora da prefeita Luciene Araújo (PSD), que apoiou em 2022 o senador Irajá (PSD) para governador. Maria Mendes é ligada ao deputado Gutierres, ao vice-governador Laurez Moreira (PDT) e ao governador Wanderlei.
CANDIDATO NATURAL EM PARAÍSO
O presidente do MDB de Paraíso, Alípio Barbosa Neto, disse ao presidente regional do partido, Marcelo Miranda, na sexta-feira, 4, que o candidato natural da legenda para as eleições do ano que vem é mesmo o prefeito Celso Morais. O prefeito e o principal cacique emedebista local e um dos principais do Estado, o ex-governador Moisés Avelino, estão rompidos.
44 ANOS COM CANDIDATO PRÓPRIO
À coluna, Alípio disse que não pode deixar de homologar uma candidatura natural da sigla e que é preciso considerar ainda que o MDB tem candidato próprio na cidade faz 44 anos. Nesse período nunca ficou sem disputar a eleição com cabeça de chapa, elegendo nessas mais de quatro décadas oito prefeitos e sofrendo somente três derrotas.
PROJETOS SÃO REFERÊNCIA
Em resposta aos projetos de lei da deputada estadual Janad Valcari (PL), que preveem contar em dobro o tempo de serviço dos servidores da saúde e segurança pública durante a pandemia, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) publicou nas redes sociais link de matéria do site da Assembleia que trata de requerimento que ele apresentou em junho para que o governo fizesse um estudo com o mesmo objetivo. “Agora glorifico a Deus em saber que nossos projetos são referência à colega deputada”, afirmou Mantoan no post e acrescentou: “E esse é o meu objeto à frente deste mandato confiado a mim por Deus e o povo do nosso Tocantins, sempre pautar bons projetos em prol da nossa gente. Votarei a favor, os servidores merecem e boas iniciativas precisam ser apoiadas sempre!”
FRANCISCO DO CACAU VAI PARA A DISPUTA
O vice-prefeito de Colinas, Francisco do Cacau (Podemos), também se movimenta para disputar a prefeitura da cidade contra seu ex-companheiro de chapa, o prefeito Josemar Kasarin (UB). Os dois romperam durante o mandato. Francisco garantiu à coluna que se vê “com grande chance de ser eleito”. Ele ainda não decidiu se vai ficar no Podemos. O político é do PSC, partido incorporado por sua atual legenda.
A MÃO DE DEUS
A ex-senadora Kátia Abreu (PP) postou na quinta-feira, 3, uma foto da posse do novo ministro do STF Cristiano Zanin ao lado do presidente Lula e fez uma leitura espiritual do episódio: “Hoje [quinta] na posse fiquei pensando em como Deus é bom, justo e poderoso. Um esteve preso e o outro humilhado por um juiz corrupto que vendeu sua alma para ter o cargo que os dois têm hoje. Que nos sirva de lição: nunca brinque de ser Deus. Foto de milhões”.
RECONDUÇÃO NO CETRAN
O secretário estadual da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, empossou na manhã desta segunda-feira, 7, Manoel Messias Dias Pinto para novo mandato como presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran-TO) para o biênio 2023-2025. A posse contou com a participação do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Willian Gonzaga. O Cetran é responsável pelo julgamento em segunda instância dos recursos interpostos contra as decisões das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) dos órgãos e entidades executivos e rodoviários do Estado e dos municípios.