A PROXIMIDADE DE NILTON E VALDEMIR
No aniversário de Pium na sexta-feira, 23, o que chamou mais a atenção não foram as estátuas inauguradas do desembargador Teotônio Segurado; do jornalista, político e empresário Trajano Coelho Neto; nem a do ex-governador Siqueira Campos. O despertou a curiosidade geral foi a proximidade demonstrada pelos dois maiores arquirrivais da cidade, o prefeito Valdemir Barros (PSD) e o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos). Apareceram em várias fotos juntos e o parlamentar ainda ressaltou em sua redes social que foi à festividade dos 70 anos de Pium a convite do prefeito Valdemir.
FAMÍLIAS SE ALTERNAM
As duas famílias – Franco e Barros – se alternam há anos no comando da cidade. Em 2020, Valdemir venceu o irmão de Nilton, Propicio Franco (MDB), e pela margem apertadíssima de 62 votos (1.968 a 1.906). Em 2016, o prefeito chegou ao mandato derrotando a então esposa do deputado, Alessandra Franco (MDB).
CASO DE LULA E ALCKMIN
Sobre como vai ser em 2024, a cabeça do eleitor de Pium entrou em parafuso. E já lembram que o ex-adversário Geraldo Alckmin virou vice-presidente de Lula. Será que algo parecido pode ocorrer por lá? Essa é a pergunta que a coluna mais recebeu no final de semana.
SEM NENHUM FAMILIAR
Outro fato que chamou em Pium a atenção foi a ausência de familiares do ex-governador Siqueira Campos na inauguração da estátua em homenagem ao maior líder da história do Tocantins. Teotônio Segurado e Trajano Coelho Neto foram homenageados como precursores do Estado e Siqueira como o fundador. Cada estátua mede 1,80 metros e pesa 130 quilos, todas em bronze. O prefeito Valdemir Barros conseguiu fazê-las através de doações de moradores do município.
MELHOR NO DESTINO
Sobre a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, o secretário estadual da Fazenda, Júlio Edstron Santos, disse à coluna que, para o Tocantins, o melhor é a tributação no destino, ou seja, onde o produto é consumido, e não na origem, onde é produzido. O secretário ainda defendeu a simplificação fiscal. “É muito bem vista e sempre saudável”, avaliou.
MAIORES PROBLEMAS
Para Edstron Santos, os maiores problemas dessa reforma são a demonstração das regras de repartição entre a União, Estados e Municípios, a governança do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) – na proposta de reforma tributária, cinco impostos que existem hoje seriam substituídos por dois IVAs.
COMPENSAR PERDAS
Outro ponto que o secretário afirma que o Estado precisa estar atento é a situação do Fundo de Desenvolvimento Regional. A proposta é que a União banque o fundo com R$ 40 bilhões. O objetivo é compensar perdas estaduais com as mudanças no sistema.
WAGNER CONVIDADO A SER PREFEITO DE PALMAS
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), foi convidado na sexta-feira, 23, após evento em que participou no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para ir à Câmara de Palmas. Ao chegar, ele ficou surpreso com a presença de vários parlamentares e com o carinho com que foi recebido — foto. Na brincadeira, os vereadores palmenses, entre muitos elogios ao político do norte do Estado, chegaram a pedir para o prefeito de Araguaína disputar as eleições da Capital, já que Cinthia Ribeiro (PSDB) não terá direito a concorrer a outro mandato no ano que vem. Claro, Wagner se disse honrado, mas lembrou de seu compromisso com o povo araguainense. O presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), acompanhou o prefeito na visita.
NO INSTITUTO DE GILMAR MENDES
O XI Fórum Jurídico de Lisboa, do qual foram participar o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e comitiva do Estado, está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), fundado em 1998 pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pelo jurista Inocêncio Mártires Coelho, ex-procurador-geral da República do presidente João Figueiredo. Vários governadores (além de Wanderlei, também Tarcísio Freitas, de São Paulo), ministros (como Flávio Dino, da Justiça) e parlamentares participam. Do Tocantins, a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) está por lá.
“PREVÊ” A QUEDA DE LULA
Firmando-se cada dia mais como ferrenho opositor, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP) foi às redes sociais no sábado, 24, para comparar os presidentes Lula e Vladmir Putin, da Rússia. Para o parlamentar tocantinense, “ambos tentam conquistar o mundo com suas visões distorcidas de momento, e serão destituídos por sua nação em momento apropriado”.
ESCOLA PARA ELEITORES
A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), estima que já atingiu mais de 60 mil pessoas com ações voltadas para jovens, comunidades indígenas, quilombolas, mulheres no cenário político, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e vários outros grupos minoritários. A unidade tem os seguintes programas permanentes: Inclusão da Mulher na Política: + Mulher + Democracia; Inclusão Sociopolítica da Comunidade Quilombolas, Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas e o Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e políticos do Futuro.
TRABALHO HERCÚLEO EM PROL DA 1ª INFÂNCIA
Por falar em cidadania, grande trabalho está sendo desenvolvido em prol da primeira infância (crianças de até 6 anos) pela gestão do conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves no TCE-TO. A proposta é colocar essas crianças no orçamento dos municípios. Mas o trabalho é hercúleo, porque falta visão da importância histórica dessa iniciativa para o Estado de parte dos prefeitos.