SOLUÇÃO SALOMÔNICA
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), defende que o Tocantins deve encontrar um meio termo entre as 25 reformas da Previdência estaduais já realizadas país afora. A ideia do deputado é que se analise todas elas, tendo como base a realidade tocantinense.
TIRAR SÓ DO OUTRO
A questão da reforma da Previdência é que todos os sindicatos concordam com a necessidade dela, mas nenhum se dispõe a ceder. Ou seja, se é para tirar alguma coisa, que seja do outro.
CONCURSO DA ASSEMBLEIA
Já há uma sugestão de calendário bem adiantada para o concurso da Assembleia. Até o dia 20, a Casa quer a aprovação e sanção da nova lei de estrutura administrativa – cargos efetivos e comissionados. Até 15 de setembro, a contratação da banca que irá realizar o certame. O edital deve ser publicado até 30 de setembro e as inscrições realizadas entre 10 e 30 de outubro. As provas devem ser aplicadas até 15 de dezembro, com os resultados publicados até 15 de janeiro. As provas de títulos e aptidão física devem ser feitas até 30 de janeiro e o resultado final deve sair até 19 de fevereiro.
UM DEPUTADO PARA O SENADO
Um movimento que envolve alguns setores do Palácio, Assembleia e bancada federal defende que seja um deputado o companheiro de majoritária para disputar uma vaga de senador em 2026 ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Nas próximas eleições, duas vagas do Senado estarão em disputa.
GOMES QUER VAGA
O senador Eduardo Gomes (PL), que terá que concorrer à reeleição, também tem interesse nessa vaga palaciana.
PRÉ-CANDIDATO EM CASEARA
O presidente da Câmara de Caseara, Cleber Cavalcante, o Clebinho (UB), já está se movimentando com sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Ele exerce seu segundo mandato de parlamentar e foi o primeiro presidente da União dos Vereadores do Vale do Araguaia (UVVAET).
CONVERSA COM GERALDO
O presidente da comissão provisória do MDB de Araguaína, ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, confirmou à coluna que até agora apenas a chapa dele está prevista para concorrer à convenção que vai formar o diretório municipal. Ele disse que conversará com o vereador Geraldo Silva para saber o posicionamento dele. “Afinal, ele é meu amigo e vereador do partido, merece todo o nosso respeito”, afirmou Ferreirinha.
NÃO GOSTOU
Geraldo Silva esperava ficar com a presidência provisória no início de junho, mas a executiva estadual colocou Ferrerinha, o que deixou o vereador muito descontente. A ponto de o parlamentar ter pedido para retirar seu nome da comissão formada. A convenção partidária ocorrerá no dia 19, na Câmara de Araguaína.
OUTRA CONVERSA COM O PODEMOS
O deputado estadual Júnior Geo está em Brasília nesta quinta-feira, 3, para uma nova conversa com a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP). Como o partido dele, o PSC, foi incorporado pelo Podemos, Geo quer a garantia de legenda para sua candidatura a prefeito e o comando de Palmas. Contudo, o grupo do presidente regional, o ex-deputado federal Tiago Dimas, também quer o diretório da Capital. Como é umbilicalmente ligado ao PL, o Podemos, em tese, tende a apoiar um nome da sigla aliada para a Prefeitura de Palmas.
PODE SAIR
Se não conseguir essa garantia, Geo terá que escolher outro partido para concorrer. Como houve a incorporação do PSC, o deputado pode migrar para outra sigla em 30 dias sem incorrer em infidelidade partidária.
RAIZA COM LAUREZ
A empresária e ex-vereadora de Lagoa da Confusão Raiza Guimarães (PDT) almoçou nessa quarta-feira, 2, em Palmas, com o vice-governador Laurez Moreira (PDT) e o deputado estadual Gutierres Torquato (PDT). No cardápio, demandas importantes para a cidade dela. Raiza é tida como nome forte da oposição para a Prefeitura de Lagoa da Confusão em 2024. Ela trocou o Solidariedade pelo PDT após as eleições de 2020, quando concorreu à prefeitura e ficou na terceira colocação, bem encostada no então prefeito Nelsinho Moreira (MDB) – 1.942 votos (29,36%) para ele e 1.795 (27,14%) para ela. O prefeito Thiago Carlos (UB) se elegeu com 2.354 (35,59%).
NOVO JUIZ NO TRE-TO
O juiz federal Igor Itapary Pinheiro tomou posse na manhã desta quinta-feira, 3, como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para o biênio 2023-2025, na classe dos juízes federais. A solenidade aconteceu na sala de reuniões da presidência do Tribunal.