PASTA DE DORINHA
Se a composição de todos os cargos federais no Tocantins será rediscutida depois de ter sido definida por partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um deles está certo: a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será de indicação da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB).
NOME DE DORINHA PARA A CODEVASF
No plano nacional, no latifúndio do governo federal, a pasta é cota do partido dela, o União Brasil. Para a superintendência no Tocantins, Dorinha está indicando um de seus assessores mais próximos, Cleber Pinheiro de Souza. No governo Bolsonaro, a vaga pertencia ao senador Eduardo Gomes (PL), que colocou à frente o ex-deputado federal Homero Barreto.
AFINIDADE COM GÓES
A Codevasf está sob o guarda-chuva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, sob o comando de um homem forte do UB, o ex-governador do Amapá Waldez Góes. Ele esteve nessa segunda-feira, 6, em Palmas, onde foi recebido no Palácio Araguaia pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O que chamou a atenção da visita do ministro foi justamente a afinidade dele com Dorinha.
PASSA MOLEQUE
Ainda sobre a briga pelas vagas dos órgãos federais, Rede Sustentabilidade e Psol não estão nada satisfeitos. Alijados das discussões, afirmam ter levado o famoso “passa moleque”.
COTADO PARA O GOVERNO WANDERLEI
O presidente regional do PT, José Roberto, é muito amigo do governador Wanderlei – como deputados estaduais, foram, por anos, companheiros na Assembleia. Por isso, Zé Roberto é cotado para assumir alguma pasta na gestão do Estado.
ALVO DE FAKE NEWS
O governador Wanderlei Barbosa foi alvo dos malandros que fizeram uma fake news nessa segunda com uma nota desta coluna sobre a possibilidade de o secretário da Governadoria, Jairo Mariano, disputar a Prefeitura de Palmas. A nota, a partir de relatos de pessoas próximas ao secretário, dizia que ele estaria disposto a concorrer desde que tivesse consenso do grupo do palácio. Os malandros alteraram o título e colocaram que Mariano teria dito que tinha apoio incondicional do governador para a disputa. Preocupado, Wanderlei ligou para a coluna e tudo foi esclarecido ao governador.
PALÁCIO TERÁ CANDIDATO
Wanderlei aproveitou para dizer que tem três secretários interessados em disputar eleições municipais em 2024, além de aliados (políticos e até empresários) que estão de olho na prefeitura da Capital. O governador garantiu que o Palácio vai ter seu nome na disputa e que será um candidato de bom desempenho, bom gestor, de serviços prestados e que tenha afinidade com Palmas e seus eleitores. Não declinou nomes.
UM PINGO É LETRA
Dizem que pra quem sabe ler um pingo é letra. Então…
AYRES DE OLHO EM PALMAS
Quem também tem interesse em disputar a Prefeitura de Palmas é o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos). Ele foi secretário de Desenvolvimento Urbano por um ano na gestão Carlos Amastha (PSB) e fez um bom trabalho na área de regularização fundiária.
OU CABEÇA, OU CORPO
Sobre a distribuição de cargos no governo Wanderlei a deputados estaduais, palacianos disseram à coluna que todos terão seu espaço – aliados de 2022 e os chegantes à base –, mas ninguém terá o corpo inteiro. Se ficar com a cabeça (secretário), o resto do corpo será retalhado entre outras forças. Além disso, para alguns cargos, avisam essas fontes, o governador não abre mão de que a indicação seja dele, pessoalmente.
SEGUNDA ONDA
A BRK Ambiental parece que pode enfrentar uma segunda onda de CPIs. Palmas instalou outra semana passada (a primeira, de fevereiro de 2020, foi esvaziada) e agora foi a vez de Araguaína. Na primeira onda (2019-2020), 14 cidades abriram comissões para investigar o contrato do município com a empresa. Não se sabe até hoje de qualquer resultado concreto. E a moda chega sempre próximo a eleições municipais.
EM MAIO
O presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes (PSD, de Araguaína), disse à coluna que não é verdade que está impedido pelo estatuto de disputar a reeleição – ele conclui sua segunda gestão na entidade. Terciliano contou que decidiu não concorrer para se dedicar mais ao mandato de parlamentar. Ele adiantou que a eleição da Uvet vai ocorrer em maio.
O SORRISO DE CINTHIA COM LULA
Algumas vezes discreta, outras nem tanto, fato é que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), é uma anti-Bolsonaro juramentada. O amplo, brilhante e vitorioso sorriso dela na foto com o presidente Lula, na audiência dessa segunda da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual é vice-presidente de Relações Institucionais, deixou isso mais do que evidente.
FORA DAS ELEIÇÕES
O deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) declarou no programa de rádio Tribuna do Povo, de Zé Manoel, em Gurupi, que não pretende concorrer à prefeitura da cidade em 2024, como ocorreu em 2020. Ele disse que vai ajudar o município, independente de cor partidária, com suas ações na Assembleia.
UPA VETERINÁRIA
O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) tem buscado apoios para implantar a primeira UPA Veterinária do Tocantins. Como a coluna adiantou, ele discutiu o tema no final de semana com a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB). Fortes quer depois expandir o projeto para Palmas e Araguaína. Nessa segunda-feira, ele se reuniu com o diretor do campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Gurupi, professor Rodrigo de Castro Tavares, que garantiu espaço físico na própria instituição para a implantação da unidade. Uma excelente iniciativa do deputado, diga-se.