NADA INTERFERE
Ao senador Eduardo Gomes (PL), nos eventos de inauguração em Axixá, na sexta-feira, 24, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) avisou a quem quis ouvir que a boa relação dos dois de décadas se mantém inalterada. “Nada interfere na nossa boa relação porque, antes de sermos políticos, eu e você já éramos amigos, e vamos continuar sendo amigos, vamos continuar trabalhando, cultuando a boa política. Política é a arte de conviver com as opiniões divergentes”, definiu Wanderlei.
SE FALAM QUASE DIARIAMENTE
Gomes e Wanderlei tiveram em palanques diferentes em 2022. O senador apoiou a candidatura de Ronaldo Dimas (PL) ao governo do Tocantins. Mas a dupla vem se aproximando muito nos últimos meses e dizem que agora se falam quase todos os dias.
BRIGA REEDITADA
Já o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) e o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis (PV), estão reeditando a acirrada briga que marcou a relação dos dois em 2012, quando ambos concorreram ao comando da Capital. O segundo round da briga começou depois que Lelis anunciou semana passada ter vencido uma disputa judicial contra os ataques que sofreu do então prefeito por causa da derrubada de uma capela. A partir daí passaram a trocar cutucadas pelas redes sociais.
APRENDIZADO
Esses dias, quando um internauta chamou a atenção de seus seguidores sobre a treta dos dois, Amastha comentou embaixo: “Estou aprendendo. Na política, tem que engolir sapos e deixar de falar as verdades na cara. Infelizmente não foi o que aprendi na iniciativa privada. Na minha vida não cabia fingimento nem covardia”. Lelis entrou logo em seguida e rebateu: “Talvez algum dia você aprenda a respeitar as pessoas”.
EX-ALIADOS
Os dois eram aliados até por volta de 2011, quando Amastha, então filiado ao PV de Lelis, quis ser candidato a prefeito. Os dois romperam e o empresário foi para o Progressistas, partido pelo qual disputou e venceu sua primeira eleição, em 2012. Na época era comum as tretas dos dois nas redes sociais. Nos últimos anos, porém, eles vinham tendo uma relação cordial, interrompida agora com essa decisão da Justiça.
E A CPI DO IGEPREV?
Com apenas duas assinaturas até agora – do autor, Júnior Geo (PSC), e de Janad Valcari (PL) –, a maioria dos deputados estaduais ouvida disse à coluna que não acredita que a CPI do Igeprev vá sair do papel. Na tribuna da Assembleia nesta terça-feira, 28, Geo clamou pela adesão dos colegas, mas eles fizeram ouvidos moucos.
MEIO MORNA
Mesmo um deputado que disse à coluna acreditar que a CPI possa avançar teve que admitir que a movimentação em torno dela “está meio morna ainda”.
VEREADORES DO PT EXPULSOS
Como a coluna havia antecipado, os vereadores do PT de Colinas Leandro Coutinho, atual presidente da Câmara, e Romerito Guimarães foram expulsos pela legenda. Nas eleições estaduais do ano passado, os dois parlamentares decidiram não apoiar a reeleição da ex-deputada estadual Amália Santana (PT). O caso até gerou um intenso bate-boca entre os vereadores e o filho de Amália, Fabrício Santana, num grupo de WhatsApp. Um dos principais motivos era justamente que Coutinho e Romerito estariam apoiado Júnior Diamantino (PSD) para deputado estadual. Agora ambos negaram à Coluna do CT apoio a candidato a estadual e garantiram que se abstiveram de pedir voto para essa vaga.
3º SECRETÁRIO DA SAÚDE SAI
A gestão do prefeito Heno Rodrigues (PTB), em Formoso do Araguaia, perdeu seu terceiro secretário da Saúde em pouco mais de dois anos de mandato. Vânio Rodrigues pediu demissão. Antes dele passaram pela pasta Divina Pereira Barros e Diego Segger. Vânio Rodrigues já foi secretário da Saúde também em Gurupi, Peixe e Dueré.
SEM IMPORTADOS
O principal nome da oposição, o ex-vereador Ronison Parente, defende que um profissional da saúde da cidade assuma a pasta. Todos os três que passaram foram “importados”.
APRIJO COM EVANGELISTA
O vice-prefeito de Miracema, Aprijo Ribeiro (SD) – que é rompido com a prefeita Camila Fernandes (MDB) –, está participando de reuniões com o ex-deputado Júnior Evangelista, que já governou o município por oito anos. Ambos são opções para 2024, ainda que Evangelista tenha tido as contas rejeitadas pela Câmara, o que sempre coloca em xeque sua elegibilidade.
SAULO NO REPUBLICANOS
Quem também se movimenta para emplacar outra candidatura em Miracema é o também ex-prefeito Saulo Milhomem (PP). Ele se articula para fazer um evento de filiação ao Republicanos com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
INTERNATO RURAL
O prefeito José Salomão (PT) e o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato, assinaram na sexta-feira convênio para implantar o Internato Rural da instituição no município. Segundo Salomão, com a parceria, a cidade passará a contar com acadêmicos de medicina para reforçar o atendimento de atenção básica à saúde.
2 MIL EMPREGOS
A 7ª Edição da Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína (Epoca) será realizada de 11 e 15 de abril, no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, próximo à Via Lago. A estimativa é de que 2 mil pessoas estejam trabalhando na organização do evento, direta ou indiretamente. A exposição é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), em parceria com Sebrae, governo do Estado do Tocantins e Prefeitura de Araguaína.