FORTES VOTOU PELA PEC CONTRA SEU ALIADO
A “PEC do Laurez” movimentou os deputados estaduais nessa quarta-feira, 18, dia em que a Assembleia limpou a pauta para entrar em recesso. O que mais chamou a atenção foi o voto de Eduardo Fortes (PSD) contra seu principal aliado nas eleições de Gurupi, onde disputou a Prefeitura de Gurupi. Ao contrário do que Fortes esperava, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não só não foi para o palanque dele como colocou o Republicanos na reta final para apoiar a reeleição da prefeita Josi Nunes (UB) e derrotá-lo.
WANDERLEI ATUOU PARA DERROTAR FORTES
O objetivo desse apoio de Wanderlei a Josi foi justamente derrotar Fortes, porque ele era o candidato do arqui-inimigo do governador e maior aliado do parlamentar na disputa, o vice-governador Laurez Moreira (PDT), que, junto com o deputado Gutierres Torquato (PDT), entrou de cabeça na campanha do adversário da prefeita. Claro: política não é ambiente propício à gratidão e à fidelidade.
MARCOU PRESENÇA E SAIU
Outro fato que chamou a atenção foi a ausência da deputada estadual Janad Valcari (PL) na votação da “PEC do Laurez”. Ela marcou presença, mas deixou o plenário na hora de votar essa proposta do governador Wanderlei.
DIMAS, O SUPER SECRETÁRIO
O ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL) vai assumir a presidência do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) na gestão do prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos (Podemos). O órgão será ampliado e fará a gerência de todo planejamento da cidade em relação à sua estrutura, obras e projetos. Ainda vai caber ao Impup coordenar as secretarias e os projetos prioritários. Fará a transversalidade entre todas as secretarias. Ou seja, Dimas será um super secretário.
ATÉ AGORA NADA
No dia 9, numa postagem nas redes sociais, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), prometeu que homologaria o concurso da Educação e que convocaria todos os que estão no cadastro reserva da Quadro Geral e da Saúde até terça-feira, 17. Ela homologou realmente o certame da Educação, a data fixada passou, mas até agora nada de convocar o cadastro reserva das outras duas áreas. Isso gerou muita chiadeira entre aqueles que tiveram a certeza que ganhariam seu melhor presente de Natal: uma vaga no serviço público municipal.
ATRÁS DE DOCUMENTOS
Cobrada pela promessa por internautas, Cinthia avisou: “Não esqueço e tenho compromisso”. Um dos que compõem essa reserva afirmou à coluna que, com o anúncio do dia 9, “todos começaram a se movimentar, fazer exames, organizar documentação, alguns até desistiram de vagas para seus filhos nas escolas, pois teriam que se mudar em função da nomeação”. “Simplesmente não aconteceu e não houve nenhum pronunciamento. Um verdadeiro transtorno, visto que todos estavam empenhados para tal nomeação”, contou.
7 DOS 11 VOTOS PARA MIKEIAS
O vereador Mikeias Feitosa (PDT), reeleito para o seu terceiro mandato, divulgou vídeo em que seis parlamentares declaram apoio à sua candidatura a presidente da Câmara de Guaraí. Com isso, ele conta com 7 dos 11 votos da Casa. Depois de ser cotado para vice na chapa de Saboinha Júnior (Republicanos), Mikeias decidiu disputar novamente vaga na Câmara e apoiar a reeleição da prefeita Fátima Coelho (UB). A candidatura de Mikeias contaria com a benção do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do filho dele, o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos).
QUEM APOIA
Declararam apoio a Mikeias os vereadores Fábio Santos (PL), Ricardo Gauchim (PL), Delegado Carrasco (Republicanos), Bonfim Silva (União Brasil), Emanuel Santos (PDT) e Allanzinho (PP).
OUTROS DOIS INTERESSADOS
Outros dois vereadores teriam a intenção de construir uma candidatura: Marcelão (UB), o primeiro colocado em votação na cidade; e Nilo Farinha (PL). Por falar em votação, Mikeias foi o segundo mais votado em 2020 e agora em 2024.