OPERAÇÃO DISSOLVE EMPERROU
Emperrou a operação para tirar da presidência do MDB de Araguaína o ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, pela dissolução do diretório, como a coluna antecipou nessa terça-feira, 16. A manobra esbarrou em dois problemas (que ainda tentam superar). O primeiro é que o pedido de dissolução, assinado pelo vereador Edmar Leandro, não soube embasar corretamente, segundo prevê o estatuto do MDB. O outro problema é que foram coletadas 35 assinaturas, mas 15 de membros do diretório que já deixaram o partido e, assim, substituídos por suplentes.
25 AINDA FIÉIS A FERREIRINHA
O número de membros do diretório é de 45 mais 15 suplentes, o que dá um total 60. Para dissolver o órgão, o grupo do deputado federal Alexandre Guimarães precisaria obter pelo menos 33 assinaturas. Como 15 das 35 não são válidas, o total obtido por ele é de apenas 20, enquanto Ferreirinha ainda conta com 25 membros ainda fiéis a ele.
PRESSÃO SOBRE MARCELO
Também foi iniciada uma pressão de alguns emebedebistas históricos para que o presidente regional, Marcelo Miranda, não encampe, direta ou indiretamente, essa briga pela dissolução do diretório. O argumento é que Marcelo é membro histórico da legenda e que deve deixar que o próprio Alexandre Guimarães arrebente a porta, quando assumir o comando do partido em junho. Com a dissolução agora, defendem, quem ficará com as mãos manchadas é o ex-governador, enquanto o deputado chegará por cima, dizendo que não tem nada a ver com isso.
NEGA PRESSÃO E AGUARDA ASSESSORIA JURÍDICA
Marcelo garantiu à coluna que não houve pressão contra ele e que não se movimentou em favor da dissolução. O dirigente classificou a situação de “lamentável”, mas disse que é um debate que ocorre em Araguaína, sem qualquer participação dele. De toda forma, o ex-governador afirmou que está com o pedido de dissolução do vereador Edmar Leandro e com a defesa de Ferreirinha. Agora ouvirá a assessoria jurídica do MDB, para então tomar a decisão sobre a dissolução do órgão. O presidente regional explicou que a decisão pode ser dele ou de toda a executiva. “Mas quero ouvir os companheiros também”, avisou.
GRUPO DE DIMAS RESISTE
A dor de cabeça do grupo de Alexandre pode estar também do outro lado do debate, na pré-campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (UB). O MDB é importante porque será o partido pelo qual o irmão do deputado e hoje presidente da ATR, Israel Guimarães, deve ser o candidato a vice-prefeito. Contudo, dizem em Araguaína, o grupo do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL) e do ex-deputado federal Tiago Dimas (Podemos) não gosta nem um pouco da ideia de entregar a vaga de companheiro de chapa de Wagner para os Guimarães.
JANAD NÃO VAI A ENTREVISTA
Clima também esquentou em Palmas. É que a pré-candidata a prefeita do PL, a deputada estadual Janad Valcari, decidiu não participar de uma roda de entrevista do SBT/TV Norte Tocantins, programada para essa terça-feira, 16. O argumento de sempre: “devido a compromissos previamente agendados”.
PEDALA, ROBINHO I
Por conta disso, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), inimiga figadal de Janad, aproveitou para tratar do tema nas redes sociais, num verdadeiro “pedala, Robinho” na pré-candidata: “Peraí … deixa eu entender ? A pré candidatA (sic) tá correndo de entrevista na TV? Então vai correr de debate e entrevista ao VIVO tb né ?! Sabe o que é isso ?! Medo, despreparo, falta de conteúdo”, disparou Cinthia. Mas não parou por aí. Pela primeira vez ela se referiu àquele que supostamente é seu pré-candidato à sucessão, o deputado estadual Júnior (PSDB), ainda que com uma tímida citação: “Perdeu as aulas de GEOgrafia (sic)… e ainda quer se chamada de professora?! Me poupe!!!”, zombou Cinthia.
PEDALA ROBINHO II
Janad ainda tomou outro “pedala, Robinho”, desta vez de um adversário direto, o pré-candidato a prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Ele fez questão de registrar em vídeo o momento em que assinava o ofício confirmando a presença na entrevista ao SBT/TV Norte Tocantins. E ironizou, ao que parece numa referência à justificativa de Janad: “Por compromissos anteriormente assumidos em 20/05/1989, estou CONFIRMANDO (sic) a minha presença e agradecendo a oportunidade”. Ele ainda continuou: “Se não for para responder perguntas e dizer o que o povo quer saber, e falar sobre seus projetos e propostas, aí é melhor não ser candidato, né!”.
JAIR ESTARÁ COM JOSI EM GURUPI
O deputado estadual Jair Farias (UB) declarou apoio à reeleição da prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB). Num vídeo ao lado do deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) e da secretária da Mulher de Gurupi, Cristina Donato, Jair chamou Josi de “eficiente prefeita”. “[Josi] é nossa parceira e tem o nosso total e irrestrito apoio, do nosso partido, o União Brasil, e de todo o nosso grupo político. Estamos juntos também com a pré-candidatura à reeleição da nossa prefeita”, afirmou.
DE OLHO NA CÂMARA FEDERAL
No vídeo, o deputado ainda fala da parceria que fez com o grupo de Dertins para construir sua candidatura a deputado federal em 2026.
NETO FISCAL DEVE ENFRENTAR EDSON REIS EM PALMEIRÓPOLIS
Em Palmeirópolis, o auditor Neto Fiscal deverá ser o candidato a prefeito da cidade pelo PT. Ele terá como adversário o empresário e pecuarista Edson Reis (PL), pai dos cantores Henrique e Juliano. Havia até a expectativa até de uma chapa única por lá, a de Reis, mas agora poderá ter disputa com o ingresso de Neto Fiscal no páreo.
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
Depois de 11 dias, como a coluna havia abordado nessa terça, a prefeita Cinthia Ribeiro retornou nessa segunda aos cargos vários auxiliares exonerados no dia 5. Estão de volta formalmente ao comando (uma vez que continuavam trabalhando) Júlio Prado (Comunicação), Mila Jaber (Planejamento e Orçamento), Cleizenir Santos (Desenvolvimento Social e Igualdade Racial), Raimundo Júnior (Esportes), Ana Cristina (Saúde) e Thiago Marconi (ARP).
AINDA NÃO VOLTARAM
Ainda em sobreaviso: Antônio Trabuksi (Infraestrutura), Agostinho Júnior (Segurança e Mobilidade), Fábio Frantz (Habitação e Regularização Fundiária) e Yrene Nakamura (Agência de Tecnologia).
OUTRAS MEXIDAS DE CADEIRAS
Enquanto isso, Carlos Assis acumula Finanças com Transparência e Controle Interno e Gustavo Bottós, Casa Civil com Governo e Relações Institucionais. Hitalo Panatto, procurador, vai para o PreviPalmas, e Meire Carreira, servidora efetiva, foi exonerada. Jacqueline Vieira Silva assume a presidência da Fundação Municipal de Meio Ambiente. Vera Isomura foi exonerada da Transparência e Controle Interno e ficará num cargo no segundo escalão.
INDICAÇÃO DO PT
Considerada uma novidade é nomeação de Ana Carolina Ramos Azevedo como presidente da Fundação Municipal da Juventude de Palmas. Ela seria uma indicação do presidente metropolitano do PT, João Helder Vilela. Como a coluna já informou, o PT estará aliado a Cinthia nestas eleições.
ASCENDEU
Outra novidade: Nélio Lopes, que era superintendente, vira secretário executivo, o segundo no Desenvolvimento Social e Igualdade Racial.