Em Miracema, a oposição ainda não conseguiu encontrar o substituto para encabeçar a candidatura a prefeito no lugar do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), que alegou problemas de saúde ao sair da disputa semana passada. A que seria a vice de Ivory, a ex-primeira-dama Andrea Bucar (Progressistas), emitiu comunicado para dizer que está fora do processo eleitoral de 2024. Na reunião de sexta-feira, 12, não houve nenhuma definição, mas existe uma tendência clara para que o candidato do grupo seja o atual vice Aprijo Ribeiro (Solidariedade), que já andou até se reunindo com Ivory, segundo foto que roda nas redes sociais miracemenses.
ANDREA DEIXOU CONSELHO POLÍTICO
Andréa Bucar, inclusive, saiu do grupo de WhatsApp do conselho político de Ivory antes mesmo de soltar a nota em que comunicou que não vai disputar as eleições. O que dizem em Miracema é que ela não está nem um pouco feliz com a forma como chegou ao fim a chapa encabeçada pelo deputado.
CRESCEM CRÍTICAS A IVORY
Aliás, na cidade, em rodas e grupos de WhatsApp, crescem as críticas a Ivory. Alguns áudios chegaram à coluna com fortes comentários contrários ao deputado e até questionando o fato de ele já estar em reuniões com Aprijo e circulando pela Capital e interior, poucos dias depois de anunciar a desistência da pré-candidatura por problema renal e cardíaco. Fato é que há muito descontentamento sendo manifestado contra Ivory nesses últimos dias. Além disso, o que se diz na cidade, é que a indefinição jogou água gelada também nos pré-candidatos a vereador da oposição.
LUANA TAMBÉM NÃO SABE SE FICA OU NÃO
Quem também não sabe como vai ser a partir de agora é a suplente de deputada estadual Luana Ribeiro (PCdoB), que assumiu a vaga de Ivory na Assembleia. Ainda não se te informação se o comunista ficará afastado ou se voltará ao Legislativo estadual.
A QUESTÃO DO VICE DE CAMILA
Do lado da prefeita Camila Fernandes (Republicanos), tudo é festa e comemoração. E a disputa de bastidores é grande pela vaga de vice dela, que, nessa altura do campeonato, diante de uma oposição ainda aturdida, acredita-se que quem conseguir terá o posto assegurado pelos eleitores em outubro. Os pensavam que a vaga já estava garantida para o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Fred Sodré (PSDB), se enganou. A professora Vânia Passos (UB) continua no páreo. Nas redes sociais locais, há até campanha para os dois lados por seus simpatizantes.
RESISTÊNCIA A MAJOR ISRAEL
Em Araguaína, os pré-candidatos a vereador do Republicanos resistem ao ingresso do Major Israel no partido. Ele é fortíssimo pré-candidato pela história que tem na cidade e por ter um irmão ainda mais eleitoralmente empoderado, o ex-deputado estadual Elenil da Penha (Progressistas).
MAIOR MOTIVO DAS DIVERGÊNCIAS
Por falar em Araguaína, o que se diz na cidade que motiva as profundas divergências dos Dimas com os Guimarães, neste momento, seria o fato de o deputado Alexandre (MDB) estar articulando pesado para que a Câmara rejeite as contas do ex-prefeito Ronaldo (PL). Isso seria o que leva o grupo o ex-gestor a não aceitar a vaga de vice para Israel Guimarães (MDB), irmão de Alexandre. O presidente da Câmara, Marcos Duarte (PRD), contudo, como a coluna já informou, tem dito a seus pares que essa matéria não entra em pauta antes das eleições.
SEM ESCRÚPULO, SEM CARÁTER E SEM VERGONHA NA CARA
O asqueroso ataque misógino sofrido pela secretária de Esporte de Porto Nacional, Helenice Carvalho, foi alvo de repúdio também por parte da Associação dos Servidores Públicos Municipais no Estado (ASPMET). O presidente da entidade, Ronaldo Sérgio, divulgou vídeo em que afirma ser triste saber que as redes sociais ainda são usadas “de forma indevida e inapropriada” porque, disse, ainda existem “pessoas sem escrúpulos, ainda existem pessoas sem caráter”. Ele lembrou que o período eleitoral “é um momento de democracia, um momento livre, em que as pessoas têm que se manifestar, têm que se posicionar”. “Mas, acima de tudo, em que as pessoas deveriam e devem se respeitar”, defendeu. Ele pediu às autoridades competentes “que todas as medidas sejam adotadas para que pessoas que usam das redes sociais para fazer o mal sejam punidas na forma da lei”. “E Porto Nacional é bem maior do que essas pessoas que não têm caráter, que não têm escrúpulos e, principalmente, que não têm vergonha na cara”, disparou.
OS POSSÍVEIS VICES DO “AZULÃO”
Em Colinas, já estão definidos os quatro pré-candidatos a vice do prefeito Josemar Kasarin (UB). Todos eles do Republicanos, partido do governador Wanderlei Barbosa, conforme acordado entre eles: o empresário Aloísio Rocha, o ex-secretário de Esportes Zé Nagru, o vereador Ricardo Parente e o procurador do município, Wylly Rêgo. Assim, está fora do páreo o vereador Washington Ayres (Republicanos), ex-presidente do Ruraltins.
JOÃO NETO DEIXA CAMPANHA DE FORTES
Em Gurupi, o marketeiro João Neto deixou a pré-campanha do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), que já está conversando com outros profissionais do mercado. João Neto faz também a pré-campanha do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) a prefeito de Porto Nacional.
PONTOS EQUIVOCADOS
Em nota, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) contestou a declaração do prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), que disse em sua entrevista à Coluna do CT que o parlamentar não enviou emenda para a cidade, apesar de ter tido seus votos por lá. Ayres chamou de “pontos equivocados levantados pelo prefeito” e que, “infelizmente, ele distorce a verdade para se promover eleitoralmente, o que é lamentável”. O deputado garantiu que, “em apenas um ano e meio de mandato como deputado federal”, destinou mais de R$ 1,7 milhão para Dianópolis. Assista a entrevista:
NÃO FOI CITADO NOMINALMENTE
O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) também garantiu ter enviado emendas para Dianópolis. Apesar de o prefeito ter dito que apenas Antônio Andrade (Republicanos) destinou esses recursos à cidade, Salomão não citou nominalmente Vicentinho, como afirmou a coluna nessa terça-feira, 16. Ainda que, por óbvio, o parlamentar tenha sido incluído pelo prefeito no pacote dos que não colocaram emendas para Dianópolis. Dos federais, nominalmente, Salomão citou Ricardo Ayres, Carlos Gaguim (UB) e Filipe Martins (PL).
UM HISTÓRICO SANTINHO, UMA SINGELA HOMENAGEM
Neste dia triste em que o Tocantins perde um dos homens fundamentais na história de sua criação, a coluna recebeu do administrador Agnaldo Quintino essa significativa contribuição. Um santinho de campanha do deputado estadual Totó Cavalcante, que faleceu nesta quarta-feira, 17, aos 77 anos. Possivelmente das eleições de 1986, ainda por Goiás. O Tocantins só seria criado na Constituição Cidadã de 1988, graças à crucial participação de Totó. À família e amigos, nossos mais profundos sentimentos.