EDUARDO SIQUEIRA TEM DOIS VICES
Vice da campanha de Júnior Geo (PSDB) no primeiro turno, a agora secretária de Governo de Palmas, Ivanete Lima (PSDB), foi bastante prestigiada no evento do Progressistas na noite dessa quarta-feira, 23. A tucana era lembrada com frequência pelo cerimonial, com menções ao seu bordão, “Cuida, Palmas”, e citada como “a segunda vice” de Eduardo Siqueira Campos, que confirmou a honraria em discurso: “Tenho dois vices”. O outro, oficial, é o pastor Carlos Eduardo Velozo (Agir).
PROGRESSISTAS COM JANAD FOI PARA DEFENDER PREFEITOS
Também em discurso, Eduardo Siqueira Campos revelou que já esperava o desembarque do Progressistas no segundo turno devido a uma conversa com o ex-senador Vicentinho Alves, pai do presidente estadual da sigla, o deputado Vicentinho Júnior. O político teria adiantado ao candidato que a razão de o partido estar no primeiro turno com Janad eram as disputas eleitorais pelo interior. “Ele me disse: ‘Juninho [Vicentinho Júnior] tem que proteger os prefeitos, no segundo turno ele estará com você”, contou o candidato do Podemos.
OPOSIÇÃO NA OAB-TO VAI À JUSTIÇA
O candidato a presidente da Seccional Tocantins da OAB pela oposição, Leonardo Maciel, foi à Justiça nesta quinta-feira, 24, contra o presidente da comissão eleitoral, Eder Mendonça de Abreu, para ter acesso à lista de advogados inscritos na entidade. No mandado de segurança, Maciel afirma que “há graves evidências” de que a chapa concorrente, a do atual presidente, Gedeon Pitaluga, “teve acesso exclusivo ao documento sonegado ao impetrante, o que implica em inequívoco vilipêndio ao equilíbrio do processo eleitoral”. “Se constitui, portanto, cenário de potencial abuso do poder político e administrativo da OAB/TO em prol do atual mandatário, que busca se manter na presidência mediante utilização prévia e privilegiada de dados negligenciados ao impetrante”, diz a ação.
SITUAÇÃO JÁ USA A LISTA
A advogada Aline Ranielle, que concorre a uma das vagas do Conselho Federal na eleição da OAB pela oposição, disse à coluna que o provimento que regulamenta a eleição da Ordem prevê prazo de três dias, após o requerimento feito pela chapa, para que a comissão eleitoral forneça a lista. Os dados, no entanto, foram solicitados e o requerimento protocolado no sábado, 19, até agora não foi entregue. “Fora isso, ontem [quarta, 23] pessoas da chapa do presidente [Gedeon] fizeram publicações em redes sociais utilizando a referida lista para fazer ligações e enviar mensagens, convidando mulheres advogadas para evento promovido pela situação. Em razão disso, impetramos o mandado de segurança na Justiça Federal”, explicou.
3 DIAS PARA ENTREGAR A LISTA
Na tarde desta quinta-feira, 24, o juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva concedeu liminar para que a comissão eleitoral entregue a lista dos inscritos da Ordem à chapa de oposição em três dias úteis.
SINE POLÍTICO
O ex-prefeito Raul Filho (PDT) rebateu a fala do senador Eduardo Gomes (PL), que disse numa reunião de sua candidata, Janad Valcari (PL), que “um Sine [Sistema Nacional de Emprego] político se instalou em Palmas”. Foi uma indireta no próprio Raul e em outros líderes, como Carlos Amastha (PSB) e Derval de Paiva (MDB). “Nós estamos enxergando a aliança de tudo que se negou, de todos que se criticaram entre si, tentando arrumar uma boquinha no domingo”, afirmou o parlamentar. Irônico, Raul rebateu: “Olha, senador, de Sine político você entende bem, hein! Me lembro que em 2012 você foi o coordenador geral da campanha do Marcelo Lelis. Perderam a eleição. Você consegue magicamente tirar da gaveta três currículos de primeiro escalão e indica para o prefeito para o qual vocês perderam a campanha. Parabéns, campeão!” A referência é ao ex-prefeito Carlos Amastha, que venceu aquela disputa.
CAMPANHA DE OSTENTAÇÃO
Raul voltou com a ironia sobre o trecho em que Gomes disse que “esta eleição de Palmas é fogo no monturo”. “Fogo no monturo é invisível, começa a ser traiçoeiro. Aqui conosco no 20 [número do Podemos de Eduardo Siqueira Campos] é chama viva!”, garantiu o ex-prefeito. Por fim, também comentando uma fala do senador, Raul afirmou que Palmas acordou para o que chamou de “campanha de ostentação que agride o cidadão que paga imposto”.
200 ENTREVISTADOS A MAIS
A Quaest vai divulgar sua segunda rodada do segundo turno na noite deste sábado, 26, véspera da eleição. Para esse levantamento, o instituto, que também passou longe do resultado oficial do primeiro turno, aumentou o número de entrevistados de 704 para 904, ou seja, 200 pessoas a mais serão ouvidas nesta sexta-feira, 25, e ainda no sábado. A TV Anhanguera está pagando mais caro por esta rodada. A primeira, do dia 15, custou R$ 59,4 mil e esta sairá por R$ 89.270.
MUITO LONGE DO OFICIAL
No primeiro turno, a Quaest ficou muito longe do resultado oficial do TSE. Previu 49% para Janad Valcari (PL) — variação de 46% a 52% na margem de erro — e ela teve 39,22% dos votos; e 35% para Eduardo Siqueira Campos (Podemos) — de 32% a 38% — e ele teve 32,42%, portanto, dentro do que anunciava o instituto. E, para Júnior Geo (PSDB), a Quaest cravou absurdos 16% — de 13% a 19% –, e o tucano obteve 27,99%. Tomara que o aumento de entrevistados possa evitar essas distorções desta vez.
RENATA ABREU ACOMPANHA RETA FINAL DE EDUARDO
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), chegou a Palmas na tarde desta quinta-feira, 24, para a acompanhar a reta final do candidato do partido, Eduardo Siqueira Campos. Ela almoçou com o grupo de Eduardo, entre eles o empresário Vanderlei Luxemburgo e o presidente regional do Podemos, Tiago Dimas. Depois Renata visitou jornalistas, entre eles este colunista. A matéria vai ao ar na manhã desta sexta-feira, 25, na Coluna do CT.
RECORDISTA DE VOTOS DE LIZARDA
Tendo como principal bandeira a saúde, o policial penal, pedagogo e estudante de enfermagem Fábio Diamantino (PDT) foi o vereador mais bem votado de Lizarda, com desempenho 71,4% maior que o do segundo colocado, Rube Pugas (SD) — 396 votos a 231. Fábio é marido da ex-vereadora Thaline, que, nas eleições de 2016, também foi a mais bem votada, com 265 votos. O desempenho acima da média de Fábio garantiu vaga na Câmara também para seu companheiro de PDT, Rubens Bezerra, o menor resultado entre os eleitos, 79 votos. Fábio ficou com 14,07% dos votos. Para efeito de comparação, o mais votado de Palmas, Márcio Reis (PSDB), teve 1,8%; de Araguaína, Lucas Campelo (UB), 1,83%; e, de Gurupi, Matheus Monteiro (PRD), 2,76%.
- Com Luis Gomes/Redação da Coluna do CT