SEM DEMORA
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da reforma da Previdência do Estado, e que está prestes a entrar na Assembleia, não deve ter tramitação demorada. Na verdade, o Palácio pretende trabalhar por uma aprovação rápida do texto. Isso porque, defendem importantes interlocutores do Executivo, o governo entende que a discussão já foi feita por tempo suficiente. “Esperamos a aprovação, uma vez que a reforma está madura, discutida exaustivamente com todas as categorias e Poderes”, avisa um palaciano de peso.
SINAL VERDE A AYRES
A pré-candidatura a prefeito de Palmas do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), conforme pessoas próximas, recebeu sinal verde do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), mas com a condição de que o apoio a ele só se concretizará em caso de ela se tornar viável. Ou seja, Ayres terá que crescer na corrida sucessória e ganhar competitividade.
CONVERSOU COM CINTHIA
Segundo essas fontes, Ayres também conversou sobre sua pré-candidatura com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), uma vez que há uma movimentação para tentar colocar Paço e Palácio no mesmo palanque em 2024, o que não ocorre desde 2000, com a candidatura à reeleição da então prefeita Nilmar Ruiz.
SEM DÚVIDA
Como é do partido do governador, o Republicanos, os aliados de Ricardo Ayres dizem não ter dúvida de que, crescendo e se consolidando, ele será o nome oficial do Palácio.
HORA É DE TRABALHO
Sobre a disputa de Gurupi, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) avisa que não quer falar sobre esse tema neste momento. À coluna, ele justificou: “Agora é hora de trabalho. Eleições só em 2024”.
LAUREZ COM LUCIANO
Laurez prestigiou o aniversário do vice-prefeito de Sandolândia, Luciano Barreto Alves (SD), no sábado, 18, e sinalizou apoio à pré-candidatura dele ao paço em 2024. O prefeito Radilson Pereira Lima está concluindo seu segundo mandato no ano que vem. A oposição em Sandolândia tem o Sargento Robson (PL) como pré-candidato, apoiado pelo deputado estadual Eduardo Fortes (PSD). Robson disputou contra Radilson em 2020.
‘MEU PRÓXIMO PREFEITO’
Ainda em Sandolândia, Laurez chamou o suplente de deputado estadual Guilherme Gama (PDT) de “meu próximo prefeito de Formoso do Araguaia”. Mais uma localidade em que o Palácio pode ficar dividido, já que o governador Wanderlei vai apoiar a reeleição do prefeito Heno Rodrigues (PTB).
VICENTINHO COM APÓIA WAGUINHO
Em Almas, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP) participou da festa dos 65 anos da cidade. O parlamentar elogiou gestão do prefeito Waguinho e sinalizou apoio ao vice-prefeito Rainerival Ribeiro Xavier, o Neri, à sucessão em 2024. Neri deve se filiar ao PP, presidido no Estado por Vicentinho.
CONVERGÊNCIA
Em Almas, o governador Wanderlei filiou ao Republicanos seu cunhado e pré-candidato a prefeito Goianyr Barbosa, mas defende a necessidade de convergência.
FERNANDO DE OLHO NA ALETO
O prefeito de Novo Alegre, Fernando Pereira Gomes (MDB), avisa que, após encerrar seu mandato no ano que vem, quer percorrer o Estado já de olho em 2026, quando pretende disputar vaga de deputado estadual. Fernando concluirá em 2024 seu segundo mandato no comando do município.
PAVOR DE COMUNISMO
Ao comentar a eleição do ultradireitista Javier Milei, na Argentina, nesse domingo, 19, o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) desejou “aos irmãos argentinos um novo tempo de unidade, paz e prosperidade”. O que provocou polêmica foi quando Amastha respondeu a um seguidor que tem “pavor de comunismo” – o seguidor, ao que tudo indica um bolsonarista, havia comentado: “Fora do comunismo! Fora da pobreza! Fica a dica Amastha”. Acontece que Amastha integra o Partido Socialista Brasileiro, o significado da sigla PSB, e teve o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) como um dos principais aliados em suas eleições de Palmas (2012 e 2016) e ocupando pelo menos quatro secretarias de seus governos.
NADA DE COMUNISTA
No entanto, ao responder outro internauta, Amastha assegurou que “orgulhosamente” o PSB “não tem nada de comunista”.
ATHUS PRESTIGIADO
No sábado, 18, o pré-candidato a vereador de Palmas Athus Oliveira promoveu uma feijoada muito prestigiada. Passaram por lá, entre outros, o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) e o deputado federal Carlos Gaguim (UB).