FATO CONSUMADO
O deputado federal Alexandre Guimarães garantiu à coluna que a dissolução do diretório do MDB de Araguaína é fato consumado. Consequentemente, o ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, já estaria destituído da presidência. Alexandre afirma que precisaria de 32 assinaturas no pedido de dissolução e não de 33, como alega o grupo de Ferreirinha, e que teria 35 assinaturas, além de três desfiliações. O parlamentar, que será o próximo presidente regional do MDB, explicou que o estatuto dá 30 dias para a formação da comissão provisória municipal.
FALÁCIAS
Ele classificou de “falácias, intempestivas e sem fundamento com intuito protelatório” a defesa que Ferreirinha enviou ao presidente estadual Marcelo Miranda. Nela, o ex-vereador sustenta que o pedido dissolução, de autoria do vereador Edmar Leandro — aliado do deputado — não soube embasar corretamente, segundo prevê o estatuto do MDB. O outro problema, segundo Ferreirinha, é que das 35 assinaturas coletadas, 15 são de membros do diretório que já deixaram o partido e, assim, substituídos por suplentes.
MARCELO NÃO CONFIRMA
O presidente regional Marcelo Miranda não confirmou à coluna que a dissolução do diretório do MDB de Araguaína seja fato consumado. Ele disse que o processo está no jurídico do partido e que, inclusive, trabalha para evitar essa dissolução, que deixaria a sigla sem direção na cidade por até 30 dias. Marcelo afirmou que vai conversar com Alexandre nesta sexta-feira, 19.
MAIS SUTIL
O deputado avaliou à coluna que a dissolução é “tão somente uma via mais sutil para não fazer uma intervenção”. E o deputado disse que foi um pedido dele para que fosse feito assim. “Pois as razões para intervenção estatutária existem, e muitas”, garantiu.
O PANO DE FUNDO
O pano de fundo dessa disputa, como a coluna vem reforçando, é uma queda de braços para ver com quem ficará o MDB na disputa de Araguaína. De um lado, o atual presidente municipal, Ferreirinha, que, tio do deputado estadual Jorge Frederico, quer o partido ao lado do republicano nas eleições municipais. De outro, Alexandre, aliado de Wagner Rodrigues, quer o MDB na campanha de reeleição do prefeito.
NÃO FUNCIONA A LA PAZUELLO
Para quem há 30 anos acompanha o MDB — 22 anos só no Tocantins –, bom avisar que esse partido é diferente dos outros, que geralmente tem um dono e a coisa funciona a la Pazuello, o general serviçal que disse ao chefe que “um manda e outro obedece”. Muitos tentaram dominá-lo e não se deram bem. A lista de líderes expressivos, com enorme força nacional, mas que deram com os burros n’água, é grande.
MARCUS EMPLACA MAIS UM
Depois da irmã, Magdamarise de Barros Araújo, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) conseguiu emplacar outro aliado na estrutura do Estado. Luís Boenergio da Silva Braga foi nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) como superintendente regional de Educação. Ele era assessor técnico na Secretaria Municipal de Educação de Araguaína, mas foi exonerado no início de março, quando se confirmou o apoio de Marcus a Jorge Frederico.
OS 5 NOVOS CORONÉIS
Os cinco tenentes-coronéis escolhidos para serem promovidos a coronéis na solenidade desta sexta-feira são Denise Marcela Guimarães e Silva Gomes, Leandro Guimarães Nunes, Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, Heitor José Costa Lins e Jaime Porfírio de Souza. A Polícia Militar informou nas redes sociais que a escolha ocorreu na tarde dessa quinta, 18, numa reunião entre o comandante-geral, coronel Márcio Barbosa, e o governador Wanderlei Barbosa.
3 DA LISTA DE ANTIGUIDADE DE FORA
Conforme o quadro de antiguidade, o primeiro nome da lista não receberá a promoção, o tenente-coronel Alex Simas Queiroz, bem como o quarto mais antigo, Rodrigo Nascimento Lacerda Guimarães; e o quinto, Antônio Carlos Folha Leite. Dos nomes escolhidos, Denise Marcela é a segunda desse lista de antiguidade; e Leandro, o terceiro; mas Lourdes Cristina, a décima; Heitor, o 11º; e Jaime Porfírio, o 25º.
NÃO SE DEFINIU
A vereadora Socorro Ferreira (Progressistas), de Araguaína, avisou que nunca procurou e foi procurada, “em momento algum”, para se colocar contra ou a favor das contas de 2019 do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL), que entraram em pauta na Câmara. A oposição conta com ela na lista dos que votam contra Dimas, já que o Progressistas está no grupo de Jorge Frederico. Mas Socorro explicou que, como assumiu o mandato recentemente, se sente “no dever de analisar os fatos e depois me posicionar”. Então, os votos contra o ex-prefeito, que a oposição fala em sete, já caem para seis, pelo menos por enquanto. Parlamentares da situação garantem à coluna que essas contas serão aprovadas, e com folga.
PODEMOS E AGIR NO COMPOL
Palmas recebe nesta sexta-feira, 19, o maior evento de comunicação política e institucional do Brasil, o Compol, que será realizado das 8 às 18 horas, no auditório da OAB-TO. Os presidentes metropolitanos do Podemos, Eduardo Siqueira Campos, e do Agir, Carlos Eduardo Velozo, adquiriram 30 convites para distribuir para pré-candidatos, assessores e todo o staff dos dois partidos. Podemos e Agir estão unidos em torno da pré-candidatura a prefeito de Eduardo.
ELI E FILHO REFORÇAM APOIO A JANAD
O deputado federal Eli Borges (PL) e seu filho, Thiago Borges (PL), voltaram a declarar apoio à pré-candidatura a prefeita de Palmas da deputada estadual Janad Valcari (PL). Thiago é pré-candidato a vereador na Capital. No final do ano passado, pai e filho já haviam gravado vídeo em que declaravam apoio à pré-candidata do PL.