TODOS HOLOFOTES EM AMASTHA
Aliados do presidente regional do PSB e ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, avaliam que, se a intenção da Assembleia foi impedir que ele tivesse os holofotes com a posse do primeiro suplente e vereador palmense Júnior Brasão (PSB), o tiro saiu pela culatra. Defendem que a posse de Brasão no lugar de Moisemar Marinho (PSB), sem os solavancos que ocorreram, deixariam Amastha como mero figurante na história. Com o tumulto causado pela recusa da cúpula da Casa em dar a vaga para o suplente, todos os holofotes foram jogados sobre o ex-prefeito da Capital, que aproveitou do episódio para ocupar muito espaço na mídia e redes sociais.
NÃO ENTRA NESSA BRIGA
Quem mostrou que não queria entrar nessa briga foi o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Na noite de quinta-feira, 24, na solenidade de formatura e ato de promoção de oficiais da Polícia Militar, Wanderlei deu trato especial para Brasão. Convidou o suplente para o palanque das autoridades e o chamou de “meu deputado”.
UM PM NA ALETO
Brasão é sargento da PM e foi recebido com euforia pela tropa na solenidade de quinta. A categoria não tinha um representante na Assembleia desde o fim do mandato do ex-deputado Sargento Aragão em 2014.
ADVOGADO NO TRE-TO
Está na Casa Civil da Presidência da República a lista tríplice de juiz membro da classe de jurista para o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A lista é composta pelos advogados Henrique Pereira dos Santos, Renan Albernaz de Souza e Antônio Paim Broglio. Caberá ao presidente Lula escolher quem vai para o TRE.
PV E AS ELEIÇÕES DE PALMAS
O PV está iniciando uma discussão com sua federação – composta também por PCdoB e PT – e com o governo do Estado para definir como vai se posicionar nas eleições de 2024. O partido, presidido no Estado pelo hoje secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, teve candidato próprio na Capital em todas as eleições desde 2008. Lelis disputou em 2008, 2012 e 2020. A esposa dele, a deputada estadual Cláudia Lelis, concorreu em 2016, quando era vice-governadora da gestão Marcelo Miranda (MDB).
MDB DE FORMOSO EM CONVENÇÃO
O MDB de Formoso do Araguaia vai realizar sua convenção municipal na sexta-feira, 1º. O partido já está com a chapa única definida, sob o comando do ex-vereador Ronison Parente, com o histórico emedebista e importante ex-secretário municipal da Saúde Francisco Carlos de Almeida Lemes como vice. O MDB ainda tem um histórico membro como presidente de honra, Domingos Pereira; e outro como delegado à convenção estadual, o ex-deputado Udson Bandeira. Ronison disse à coluna que o objetivo agora é preparar a legenda para as eleições municipais do ano que vem, com chapa completa de vereador e candidato próprio a prefeito.
Confira vídeo de Ronison Parente sobre a convenção:
COMO NO FUTEBOL
O lançamento do Projeto Vivendo e Aprendendo com o Esporte, parceria entre o Instituto Gratidão Tocantins e Prefeitura de Gurupi, nessa segunda-feira, 28, mostrou que realmente estão superadas as intensas divergências entre o deputado Gutierres Torquato (PDT), idealizador a iniciativa, e a prefeita Josi Nunes (UB) — foto ao lado. Ao discursar, Josi avisou: “Disputa eleitoral é igual jogo de futebol, todos brigam na hora do jogo pelo seu lado, mas, quando acaba, todos devem estar juntos e de mãos dadas”. Os dois travaram uma disputa pra lá de pesada nas eleições de 2020.
ACESSO NEGADO
A família do prefeito de Miracema, Moisés da Sercon, começou uma campanha para protestar contra a falta de solução para o assassinato dele. O crime completará cinco anos nesta quarta-feira, 30, e até agora, afirma a família, o silêncio impera. Fidel Costa, irmão de Moisés, contou que a Secretaria Estadual da Segurança Pública negou por duas vezes nos últimos dias acesso da família ao inquérito. “Dizem que o caso tem que ficar em sigilo, não nos dão detalhes”, disse Fidel.
SEM ESPERANÇA
Ele ressaltou que, além da falta de acesso às informações do caso, a família não tem qualquer notícia sobre o andamento das investigações. “[Não sabemos] Se [a investigação] está acontecendo realmente depois de tanto tempo. Tudo isso nos deixa apreensivos. Sem esperança”, desabafa Fidel.
MINHA CASA MINHA VIDA
O governador Wanderlei Barbosa e o ministro das Cidades, Jader Filho, lançam oficialmente nesta quinta-feira, 31, o Programa Minha Casa Minha Vida no Tocantins. A cerimônia ocorrerá às 10 horas, no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Além de governador e ministro, o evento contará com a presença de prefeitos, deputados federais e estaduais e secretários de Estado.