ALIADOS DE CAMILA COMEMORAM
A prefeita de Miracema, Camila Fernandes (Republicanos), ainda não se manifestou sobre a desistência daquele que era visto como seu principal concorrente na disputa pela reeleição, o deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB). No entanto, no grupo dela, o clima é de euforia, uma vez que a pré-candidatura do parlamentar era vista pela oposição como a única que poderia unificar os adversários da prefeita na cidade. Além disso, a desistência de Ivory — avaliam essas fontes da base de Camila — deixou os oposicionistas em polvorosa, ainda sem saber como reagir, quem vai substitui-lo, etc. Ou seja, a situação voltou à estaca zero entre os adversários da prefeita e, dizem, desanimou muitos que estavam empolgados com a força do deputado.
DE VICE A PREFEITA
Uma possibilidade seria a vice de Ivory, a ex-primeira-dama Andréa Bucar (Progressistas), se tornar cabeça de chapa e liderar a oposição a Camila. Mas há quem diga que ela resistiria à ideia. A coluna tentou falar com Andréa ou o marido dela, o ex-prefeito Júnior Evangelista (Progressistas), sem sucesso.
VICE ROMPIDO COM PREFEITA
Outra possibilidade bastante discutida por lá, caso Andréa realmente não aceite o desafio, é que o atual vice-prefeito Aprígio Ribeiro (Solidariedade) — rompido com Camila e pré-candidato — assuma a liderança da oposição e seja o concorrente da prefeita.
REUNIÃO NA SEXTA-FEIRA
Essas duas possibilidades serão colocadas à mesa numa reunião da oposição na manhã de sexta-feira, 12. Nas últimas horas ainda surgiu a uma movimentação no PDT, do ex-prefeito Saulo Milhomem, que poderiam colocar a pré-candidatura do vereador Branquinho ou do ex-vereador Natan.
AVISO AO PODEMOS: NÃO HÁ VAGA
A assessoria da campanha de reeleição do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), divulgou à imprensa material em que destaca que o deputado federal Alexandre Guimarães exaltou a gestão da cidade no grande evento do MDB de segunda-feira, 8, como a coluna também havia informado. Agora, o que chamou a atenção nesse material de pré-campanha é que ressalta a fala de Guimarães no evento de que o irmão dele, Israel (MDB), será o vice de Wagner. Soou como um claro recado ao presidente regional do Podemos, Tiago Dimas, de que a vaga que ele busca para seu partido já está ocupada.
“SOU, NÃO ESTOU”
Ainda sobre o grande evento do MDB, o prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB), fez uma postagem em suas redes sociais, numa entrevista que concedeu ao lado do presidente nacional do partido, Baleia Rossi. O post foi recebido como um recado “a quem interessar possa”, depois de ter sido solenemente ignorado no encontro de segunda-feira pelo presidente regional do MDB, Alexandre Guimarães, que, em Paraíso, pede voto para o adversário da sigla, o ex-deputado Osires Damaso (Republicanos). No texto, Celso diz: “Eu não ESTOU no MDB, eu SOU do MDB”, com esses destaques em maiúsculo mesmo. Lembrando que o MDB é o único partido em que o prefeito milita desde jovem e os pais dele também são históricos na legenda. E Alexandre se filiou pouco antes da janela partidária se fechar em abril, num acordo envolvendo direção nacional e a família Barbalho, do Pará.
UMA DAS JÓIAS DO MDB
Na entrevista, Baleia disse que Celso “é uma das jóias do nosso MDB lá em Paraíso”. “Um prefeito jovem e um dos mais bem avaliados do Brasil. Eu tenho certeza que vai ter uma caminhada muito feliz, é nosso pré-candidato à reeleição”, avisou o presidente nacional do MDB.
VALDEMAR GARANTE QUE NÃO SAI DO REPUBLICANOS
Apesar de membros do MDB comemorarem nos bastidores do evento do partido o que dizem ter ouvido do deputado estadual Valdemar Júnior, ele negou em nota à coluna que esteja pensando em deixar o Republicanos para voltar ao MDB. “Não fiz nenhuma declaração a respeito de movimentação partidária e reafirmo meu compromisso e permanência no Partido Republicanos”, garantiu Valdemar. “Tenho profunda afeição e respeito pelo MDB, partido pelo qual fui eleito para o segundo mandato consecutivo de deputado estadual, e que também tive a honra de presidir o Diretório Metropolitano por três anos, construindo uma história importante em minha carreira política dentro da agremiação e dando minha contribuição como parlamentar na Assembleia Legislativa.” Ele avisou que continuará “trabalhando arduamente como deputado estadual, junto ao Republicanos, em prol dos interesses de nossa comunidade e do desenvolvimento do Tocantins”. A informação dos emedebistas é que a volta ao partido, segundo afirmam ter ouvido, ocorreria na janela partidária de 2026, à qual Valdemar não se referiu na nota.
NILTON TAMBÉM DIZ QUE FICA NO REPUBLICANOS
O deputado estadual Nilton Franco, também citado pelos emedebistas, também reforçou em nota “seu compromisso e permanência no Partido Republicanos e enfatiza sua gratidão pelo MDB, partido pelo qual foi eleito prefeito e deputado estadual, além de ter presidido a sigla”. “Minha jornada no MDB é marcada por importantes conquistas, incluindo a criação do maior número de diretórios do partido no estado em 2020. Sou profundamente grato pelo apoio e pelas oportunidades que o MDB me proporcionou ao longo dos anos”, destacou.
Aguardemos a janela de 2026 para conferir o que os emedebistas disseram ter ouvido.
TÕE DA XICA TAMBÉM COLOCA NOME EM ARRAIAS
O produtor rural Antonio Aires Costa, o Tõe da Xica, apelido em homenagem à saudosa líder feminina arraiana, está na disputa pela prefeitura de Arraias pelo PCdoB. Ele defende a retomada do conceito histórico de Arraias, bem como a evolução econômica e administrativa da cidade. “Arraias, infelizmente, virou uma cidade só de passagem e de serviços públicos, precisando de atenção. A saúde urge por prioridade, a população indo embora por falta de renda e emprego, e tudo isso nos deixa indignados”, afirmou. Tõe da Xica criou o movimento estudantil e cultural de Arraias. Idealizou e gerenciou o maior projeto social da cidade, o “Campos Esperança”, que, por cinco anos, atendeu jovens e crianças no contraturno escolar, com resgate das tradições campeiras. Além de ativista de movimentos sociais, é escritor.
PRÉ-CANDIDATURA ASSEGURADA EM NATIVIDADE
Uma fala do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez a oposição de Natividade se movimentar rápido para não prejudicar a pré-candidatura do professor Hélio Aires (Republicanos). É que Wanderlei, quando foi a Almas para lançar a pré-candidatura de Goianyr Barbosa (Republicanos), declarou que trabalhava por uma composição em Natividade entre o prefeito Thiago Jayme Rodrigues de Cerqueira (Progressistas) e seu partido em Natividade. Assim, a oposição correu a Palmas, buscou seu aliado, o deputado Valdemar Júnior, e todos seguiram para uma conversa com o governador, da qual saíram garantindo que a pré-candidatura do professor Hélio pelo Republicanos está assegurada. Hélio foi adversário do dr. Thiago em 2020, quando ficou em terceiro lugar.
CONVERSA COM OS AMIGOS DA CHAY
Pré-candidata a vereadora em Palmas pelo Podemos, a apresentadora Chayla Felix vai realizar uma reunião nesta quinta-feira, 11, às 19h30, com os “Amigos da Chay”. Será na Casa Martins, quando ela vai apresentar sua pré-candidatura e ideias. Todos estarão vestidos de rosa ou lilás.