NÃO CONCORDA
O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) não concorda com a municipalização do serviço de transporte público feito pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) no final do ano. Para ele, Cinthia deixou o sistema “se destruir” para depois alegar que fez a municipalização em função da péssima qualidade. Para Amastha, em sua gestão e na do ex-prefeito Raul Filho, o serviço tinha qualidade. Ele fez o mea culpa dizendo que constatou que seu discurso era “vazio” quando criticava o sistema antes de conhecê-lo.
MUNICÍPIO É QUEM MANDA
Amastha defendeu que a concessionária faz o que o município manda. Assim, para ele, se o sistema não está bom é por culpa da gestão, não das empresas. “Não existe nenhum motivo para fazer essa municipalização. Vai dar muito problema com os órgãos de controle e gerou direitos para as concessionárias, que terão que ser indenizadas”, ressaltou o ex-prefeito.
VICENTINHO PAI DISCORDA
Mais uma vez o ex-senador Vicentinho Alves discordou da posição de seu filho, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP), que se colocou contra, mas relativizou os atos terroristas promovidos domingo, 8, por bolsonaristas em Brasília. “Não posso dizer que não é de direito do cidadão reivindicar transparência do processo eleitoral”, afirmou o parlamentar.
INACEITÁVEIS EM TODOS OS ASPECTOS
Para o pai dele, são inaceitáveis, “sob todos os aspectos”, os atos terroristas, e “não há absolutamente nada que os justifique”. “Sempre fui e fomos eleitos em todas as últimas eleições pela urna eletrônica e nunca se questionou. Além disso, então só teria havido fraude para presidente nas eleições do ano passado? As urnas foram eficientes só para eleger deputados, senadores e governadores? Falácia! Um absurdo”, disse Vicentinho pai.
POSTURA FIRME CONTRA O TERRORISMO
Por falar nos atentados terroristas, muito elogiável a postura do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e da prefeita Cinthia, que não titubearam em se posicionar contra e em adotar medidas para apurar a participação de servidores nos atos selvagens na Capital Federal. Diga-se: Cinthia tem muita razão quando diz que a possível participação de servidores envergonha Palmas. Como também o Tocantins. Uma completa indecência.
SEGUE COM A DEMOCRACIA
Quem também se manifestou foi o senador Eduardo Gomes (PL), ex-líder do governo Bolsonaro no Congresso. Em suas redes sociais, Gomes afirmou que “quando qualquer manifestação dá espaço ao vandalismo e à falta de controle, a causa perde completamente o sentido”. “Por isso reafirmo, quando há depredação não existem dois lados. Seguimos com a democracia”, disse o parlamentar tocantinense.
PM É LEGALISTA
Também merece registro elogiosos a postura do comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa. Manifestou-se com firmeza em defesa do Estado Democrático de Direito e reafirmou que nossa corporação é legalista, a despeito de simpatias individuais por políticos. E, no mesmo dia, na segunda-feira, 9, a PM foi lá e desmontou o acampamento golpista em frente o Exército, conforme determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.
REFORMA NO REFEITÓRIO DO HGP
A Justiça deu até 16 de fevereiro para o governo do Estado apresentar um cronograma de reforma e adequações estruturais no refeitório e cozinha do Hospital Geral de Palmas (HGP). A decisão é resultado de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
REDE COM OS MUNICÍPIOS
Em reunião com suas equipes na segunda-feira, o secretário estadual da Saúde, Afonso Piva, defendeu que a pasta precisa promover uma rede integrada, trabalhando nos municípios, que, apontou, “são a raiz de entrada da população no Sistema Único de Saúde”. “Para que a saúde pública seja efetiva e promova a qualidade de vida que a população necessita”, justificou. Piva, contudo, avaliou que a Sesau está avançando em atenção hospitalar, ambulatorial especializada, diagnóstica e farmacêutica.
FÓRUM DE GURUPI
O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, visitou, na segunda-feira, 9, a construção do novo prédio do Fórum de Gurupi, localizada no Centro Administrativo da cidade, no Loteamento Park Filó Moreira. A obra, iniciada em abril do ano passado, está com 30% do projeto concluído e a expectativa é de que seja entregue antes do prazo estipulado de 36 meses.
PORTAS ABERTAS PARA A COMUNIDADE
Vários presidentes de bairros de Araguaína foram recebidos pelos vereadores nessa terça-feira, 10, durante um café da manhã. Os parlamentares ouviram demandas e ressaltaram que a Câmara está de portas abertas para a comunidade. O presidente do Legislativo, Marcos Duarte (SD), afirmou que a marca da sua gestão será aproximar ainda mais a Casa da população.
NÃO DEU
Após três derrotas, o Capital se despediu nessa terça-feira, 10, da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O confronto diante do Hercílio Luz (SC), terminou em 5 a 2 para os catarinenses.