14ª OU 15ª ECONOMIA
O governador em exercício Laurez Moreira (PDT) não tem dúvida de que, se fizer a lição de casa, o Tocantins poderá em poucos anos saltar da 24ª para a 14ª ou 15ª economia do País. É o que ele disse em sua passagem pela confraternização da Associação dos Veículos de Comunicação (Avecom), na sexta-feira, 1º. Para Laurez, com a execução das políticas certas, não há dúvida de que o Estado poderá se desenvolver rapidamente, graças ao seu potencial turístico e agropecuário.
O ESTADO REFERÊNCIA PARA LAUREZ
Esse processo, defende o governador em exercício, passa necessariamente pela agroindustrialização. E Laurez tem um exemplo a ser seguido que sempre cita e citou no evento da Avecom: o Paraná. O governador confessa ter profunda admiração pelo modelo de desenvolvimento daquele Estado do Sul.
NOME PARA IGUALDADE RACIAL
Um nome está sendo cogitado para a nova Secretaria Estadual de Igualdade Racial, que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) está criando em sua gestão. É o da professora da Universidade Federal do Tocantins Solange Nascimento, uma das mais importantes referências do Estado no combate ao racismo.
FEDERAÇÃO QUERIA
Quem tinha a expectativa de indicar a vaga era a federação formada por PT, PV e PCdoB. Mas tudo caminha para que o titular seja uma escolha pessoal do governador.
ELOGIOS AO TCE-TO
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, não pôde vir para a conclusão da primeira etapa do projeto Mãos à Obra, do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), que aconteceu nessa segunda-feira, 4, mas enviou, por vídeo, sua mensagem aos participantes com elogios à Corte tocantinense. O projeto auxiliou gestores públicos de 26 municípios na elaboração de laudos técnicos (da documentação técnica necessária) para a retomada de obras paralisadas ou inacabadas na área da Educação Infantil, como creches, escolas e quadras esportivas, e faz parte das ações desenvolvidas pela Corte dentro do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância. E é uma ação importante para o governo federal, que pretende retomar as obras do setor inacabadas ou paralisadas desde 2007.
REFERÊNCIA NACIONAL
Para Fernanda, a iniciativa do TCE-TO é “um case, uma referência nacional”. “Vocês nos honram, nos orgulham, e têm sido parceiros muito vivos da educação brasileira”, afirma a presidente no vídeo. Auditores da Corte com engenheiros e estudantes do IFTO, todos voluntários, foram para os municípios. Em pouco mais de um mês, toda a documentação estava regularizada.
CONTAS APROVADAS
A Câmara de Guaraí aprovou na sessão da manhã dessa segunda-feira, 4, as contas consolidadas de 2019 da ex-prefeita Lires Ferneda. O site Guaraí Notícias registra que houve apenas um voto contrário, do vereador Ricardo Gauchim (PDT). Diferente do que fez em maio, quando as contas de 2017 e 2018 de Lires foram aprovadas com o voto do presidente Gleidson Bueno (UB), desta vez ele optou por não exercer o seu direito opcional de votar.
PELA REJEIÇÃO
O Guaraí Notícias lembra que as contas de 2020 de Lires possuem parecer prévio pela rejeição, porém, ainda não chegaram à Câmara da cidade.
MAIS REPONSABILIDADE
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) comemorou nas redes sociais a reportagem do “Fantástico”, da Globo, sobre os golpistas que usam suas redes sociais para promover jogos de azar, o tal Jogo do Tigre. Ayres é autor de projeto de lei que quer proibir a divulgação dessas plataformas. Para ele, “a reportagem destacou a realidade que buscamos combater com nosso projeto”. O parlamentar disse esperar que ainda este ano seja possível aprovar o relatório do deputado Fred Linhares (Republicanos-DF) na Comissão de Comunicação da Câmara. “Para que assim os influenciadores tenham mais responsabilidade nos conteúdos que propagam”, afirmou o deputado tocantinense.
CAPITAL POR UM DIA
Miracema se tornará na quinta-feira, 7, a capital do Tocantins por um dia, como prevê lei estadual e até o Regimento Interno da Assembleia. No ano passado, essa determinação legal foi solenemente ignorada, já que a transferência da capital não foi realizada.
UMA INSPIRAÇÃO
O governador em exercício Laurez Moreira recebeu nesta segunda-feira, 4, o Título de Cidadão Mato-Grossense, na Assembleia Legislativa do Estado vizinho, em Cuiabá. A proposta foi do deputado Júlio Campos (UB), para quem Laurez “tem se dedicado incansavelmente ao progresso do Tocantins, contribuindo para o bem-estar da população, visando ainda parcerias e união com o nosso Estado”. “Sua trajetória no Tocantins é uma inspiração”, garantiu Campos.
ATIVIDADES EM COMUM
Em seu discurso, Laurez Moreira destacou o que Tocantins e Mato Grosso têm em comum. “A principal atividade econômica daqui é a mesma do nosso estado, o agronegócio, e fico feliz com essa homenagem. Estou muito honrado com essa titulação, principalmente por ser solicitada pelo deputado Júlio Campos, sabendo da importância dele para o Estado mato-grossense”, afirmou.
HOMENAGEM A JÚLIO RESPLANDE
O desembargador aposentado, ex-juiz e ex-secretário estadual da Segurança Pública Júlio Resplande recebeu nessa segunda-feira o Diploma e a Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública do Estado por Contribuição Honorífica. Na solenidade ainda foi lançado o livro “Júlio Resplande de Araújo – uma biografia”, de Luiz de Aquino e Chris Resplande, filha do homenageado. Participaram do momento os ex-governadores Moisés Avelino e Marcelo Miranda e ainda o primeiro vice-governador do Tocantins e também ex-deputado federal pelo Estado, Darci Coelho.