DISPUTA DE EGOS
Da base da Polícia Militar do Estado chegam reclamações de que uma disputa de egos estaria atrapalhando a afinação entre a corporação e a Polícia Civil para o combate à onda de violência em Palmas. PMs contaram à coluna que a Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) se recusa a compartilhar informações com a P2, o grupo de inteligência da PM. Com o compartilhamento, defendem, as investigações poderiam ganhar velocidade.
PRECISAVA DE PELO MENOS 12
Além disso, reclamam também do fato de poucas viaturas estarem em circulação na região sul de Palmas, onde grande parte dos assassinatos foi registrado. Segundo essas fontes, o ideal é que pelo menos 12 viaturas façam a ronda entre a rodoviária, Aurenys, Taquaralto e Taquaruçu. Mas, dizem, não passam de três ou quatro. Esses policiais defendem a convocação de PMs com o pagamento de horas-extras, como dizem que ocorre em Goiás, quando falta efetivo.
OFÍCIO DE GERALDO SILVA A MARCELO
Em ofício que enviou ao presidente regional do MDB, o ex-governador Marcelo Miranda, na terça-feira, 30, o vereador Geraldo Silva solicitou que seja constituída a comissão provisória da sigla em Araguaína, sob a presidência do próprio parlamentar. Anexo ao ofício, Silva encaminhou a Marcelo um anexo assinado por diversos líderes e todos os mandatários da cidade. O vereador lembra no documento que está em seu terceiro mandato e reúne apoio suficiente para assumir o comando da legenda em Araguaína.
FERREIRINHA TAMBÉM QUER
Como a coluna informou nessa quarta-feira, 31, o ex-vereador Ferreirinha também está interessado em ter o comando o MDB araguainense.
CONVITE A WAGNER
À coluna, Silva contou que ele e Marcelo já fizeram o convite para que o prefeito Wagner Rodrigues (SD) se filie ao MDB. Lembrando que o MDB é o partido do ex-deputado estadual Elenil da Penha, principal adversário do prefeito nas eleições de 2020.
CHANCE ZERO
Pessoas próximas, inclusive, veem zero possibilidade de Elenil acompanhar o MDB na reeleição de Wagner, caso isso venha a ocorrer. O mais certo é que o ex-deputado apoie seu aliado, deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Jorge Frederico (Republicanos).
TROCA DE AFAGOS
Em Taquaruçu, que foi capital do Tocantins nesta quinta-feira, 1º, o destaque ficou por conta dos afagos entre a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e o deputado estadual Júnior Geo, pré-candidato a sucessor da tucana. Em seu discurso, o parlamentar parabenizou Cinthia “pelo enfrentamento que tem feito nesta Capital”. “Tudo na vida tem ônus e bônus, mas o enfrentamento que a senhora faz se torna necessário e, mesmo às vezes diante de críticas, nós sabemos e temos consciência de que estamos lutando e fazendo aquilo que acreditamos que é o certo. Persista nessa luta pelo que é certo”, pediu.
QUEM SABE PREFEITO
Já Cinthia, num ato de assinatura da ordem de serviço, disse, ao cumprimentar Geo: “Vereador, deputado e quem sabe até prefeito”. Claro que as especulações dispararam como incêndio na serra. “Será o deputado o candidato da prefeita em 2024?”, era a pergunta mais frequente.
BANDEIRA BRANCA CONFIRMADA
O destaque do discurso da prefeita foi a confirmação da bandeira branca içada na sua relação com o Palácio Araguaia e com o senador Eduardo Gomes (PL). Com o governo do Estado, ela teve duas semanas de crise por contra da regulação de pacientes para o HGP, encerrada semana passada com o anuncio de uma parceria na saúde. Com Gomes, houve um afastamento entre os dois depois que Cinthia preferiu o palanque do governador Wanderlei Barbosa Republicanos) ao do candidato do senador ao governo em 2022, o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL). “Depois de 20 anos, nós temos Prefeitura de Palmas e governo do Estado caminhando lado a lado para construir políticas públicas efetivas e, mais do que isso, para levar benefícios para as pessoas que mais precisam”, afirmou ela.
GRANDE COMPANHEIRO
Cinthia se referiu a Gomes como “grande companheiro e campeão de recursos destinados a Palmas nos últimos cinco anos”. “Ele sozinho, não desmerecendo o trabalho da bancada federal, representa uma bancada federal inteira. Meu companheiro e irmão do meu vice-prefeito [André Gomes], senador Eduardo Gomes, que tem feito um trabalho belíssimo pela nossa Capital e também pelos demais municípios do Tocantins”, discursou.
COERÊNCIA DOS PODERES
A afinação entre Cinthia, Wanderlei e Gomes também esteve no discurso do presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSDB). “Hoje é um dia histórico! Estou muito feliz, governador Laurez [Moreira, PDT], muito feliz, senador Eduardo, deputados, vereadores e autoridades presentes: depois de 20 anos aqui sentam-se à mesa prefeita de Palmas, governador e senador da República. Isso demonstra mais uma vez a coerência dos Poderes Executivo do estado e do município de Palmas, que caminham juntos por uma cidade melhor”, discursou.
EX-OPOSICIONISTA
Mostrando uma mudança de alinhamento político, uma vez que era tido pela oposição da Câmara como um dos seus membros, Marilon Barbosa (UB), irmão do governador, foi muito elogioso a Cinthia. “Parabéns, prefeita, pelo trabalho prestado até aqui!”, agradeceu ele em seu discurso, afirmando ainda que ela atendeu mais de 60% de seus requerimentos. “A prefeita tem trabalhado muito”, garantiu o ex-oposicionista.
A MUDANÇA DE TOM
Ele já vinha se colocando como apaziguador dos ânimos nos últimos debates na Câmara, como quando se discutiu a crise da regulação, no dia 16 de maio. Mas nem sempre foi assim. No dia 2 março, por exemplo, criticou a situação do transporte coletivo, avisou que continuaria na oposição e avaliou Cinthia, pelo que disse que sentia nas ruas: “Talvez é [esse] um dos piores momentos que a prefeita está atravessando”.
PREFEITA ARROJADA
Sobre o transporte coletivo, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) chamou a esposa, Cinthia, de “prefeita arrojada que tem feito a diferença nesta Capital”. “Ela que conseguiu quebrar esse monopólio do transporte público. Precisou vir uma mulher aqui à frente desta gestão municipal para poder fazer e transformar ainda mais essa Palmas que todos amamos e que todos escolheram para morar”, afirmou.
EM DEFESA DO PLANEJAMENTO DO TO
O senador Eduardo Gomes, a personalidade mais elogiada – por todos os oradores, sem exceção –, defendeu a construção de uma unidade para a retomada do planejamento do Estado. Ele disse que é preciso unir todas as forças do Tocantins “em torno de novos projetos”, citando nominalmente seus dois colegas senadores – Dorinha Seabra Rezende (UB) e Irajá (PSD), arqui-inimigo do Palácio Araguaia –, os oito deputados federais, os 24 estaduais, os 139 prefeitos e os vereadores. “Eu sei que a política é difícil, mas a gente tem que insistir no espaço de convergência”, pregou.
MAIS QUE TODA A BANCADA JUNTA
Gomes lembrou que no mandato de senador, sozinho, mandou mais recursos para Palmas do que todos os seus colegas de bancada federal juntos. Foram R$ 60 milhões para saúde, modernização e ampliação do Parque Cesamar e para o esporte. Além de outros R$ 75 milhões que seu gabinete destinou para o Hospital do Amor.
FUTURA VEREADORA
O deputado estadual Júnior Geo cumprimentou todos os secretários da gestão da Capital em nome da Secretária da Educação, Fátima Sena, a quem chamou de “futura vereadora”.
ATROPELADO
O veterano Jucelino Rodrigues (PSDB), que é oposição, fez um discurso com tom de cobrança à gestão Cinthia, mas sem críticas diretas à prefeita ou a secretários. Só personificou na reclamação que fez contra o presidente Folha, seu adversário na eleição da mesa diretora do ano passado. “Eu tinha muita coisa pra falar, mas agradeço o nosso presidente por ter atropelado a sessão. Mudou o ritmo, ‘engoliu’ o Regimento Interno. Obrigado, vereador folha”, ironizou.
LIVRE DO ALUGUEL
A Defensoria Pública do Estado inaugura nesta sexta-feira, 2, sede própria em Colmeia, a 206 km de Palmas, pelo chamado projeto Econúcleos do Tocantins. A obra foi construída com recursos de emenda parlamentar destinada pela então deputada federal e hoje senadora Dorinha. Dessa forma, a Defensoria deixa a sede alugada no município. Com essa unidade, o órgão passa a contar com 11 sedes próprias.