GOMES ANDA PELO ESTADO
Final de semana prolongado foi marcado pela andança do senador Eduardo Gomes (PL) pelo Estado. Ele esteve em Gurupi, Araguaína e foi ao Bico do Papagaio. Dizem que evitou Palmas, onde aguardam que o senador defina a pré-candidatura do PL, tema espinhoso e que Gomes tem contornado publicamente. Líderes do Bico garantem que lá Gomes é imbatível. Praticamente unânime entre prefeitos e vereadores.
VEREADORES RECLAMAM
Em Gurupi na quinta-feira, 12, a primeira confusão. Vereadores reclamaram que a prefeita Josi Nunes (UB) não os convidou para acompanhar o périplo de Gomes pela cidade. Um dos que foram a público reclamar, Ivanilson Marinho (SD) disse que “infelizmente tem sido uma prática estranha da gestão ou esquecimento”. “Não queríamos ser lembrados somente em eventos nas matérias que votamos”, disse nas redes sociais. Para ele, em três mandatos que exerce, este “é o maior distanciamento político da gestão com a Câmara”.
INSTAGRAM INVADIDO
Quem reagiu pela gestão foi o secretário de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes. “Acredito que seu Instagram foi invadido”, ironizou na resposta a Ivanilson. “Eu já tive a oportunidade de ouvir de sua própria boca que ‘nenhum outro prefeito esteve junto e fez tanto pelo Poder Legislativo quanto a prefeita Josi Nunes’. Diálogo, parceria, democracia, atendimento à grande maioria das demandas, e o senhor sabe que isso é realidade”, sustentou Lemes.
SÓ FILIPE
Outro reboliço da passagem de Gomes por Gurupi se deu por conta da abertura oficial da 35ª Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus Ministério de Madureira. O comentário foi a ausência do deputado federal e pastor Eli Borges (PL), que não teria sido convidado. Apenas o adversário interno dele nas igrejas evangélicas, o também deputado federal e pastor Filipe Martins (PL), recebeu os holofotes do mega evento.
COMPENSADO
Mas, provando ser um dos melhores enxadristas da política do Estado, o senador – que também é presidente regional do PL – apareceu abraçado a Eli na visita a obras espalhadas por Gurupi.
RECADOS A IRAJÁ
No Bico do Papagaio, Gomes participou das festividades de Sítio Novo, ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), deputados e líderes regionais. Lá o destaque foi para a fala da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), recebidas como alfinetadas no senador Irajá (PSD). A parlamentar disse que, terminada as eleições, tem que se respeitar a vontade dos eleitores. Segundo ela, “tem gente que joga contra a vontade dos eleitores”. Todo mundo viu a figura de Irajá nas entrelinhas do discurso – o senador nunca parou de jogar seus mísseis contra o Palácio desde as eleições e depois delas.
JAIR FARIAS PARA FEDERAL
Gomes disse para o deputado estadual Jair Farias (UB), ex-prefeito de Sítio Novo e hoje um dos principais líderes do Bico, que é hora dele pensar na Câmara Federal. No primeiro mandato de Jair foi muito especulada a possibilidade do parlamentar concorrer a vaga de federal, mas ele acabou preferindo a reeleição na Assembleia.
AMÉLIO INSATISFEITO COM LAUREZ
Ainda nos bastidores da passagem de Gomes pelo Bico, o comentário na região foi uma insatisfação do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), com o vice-governador Laurez Moreira, presidente regional do PDT. É que Laurez deu o seu partido para o pré-candidato a prefeito de São Miguel, pela oposição, Dr. Fialho, ligado ao deputado estadual Jair Farias. O prefeito da cidade, Alberto Moreira (SD), é aliado de Amélio.
KÁTIA REAGE A POST DE ROSÂNGELA MORO
A ex-senadora Kátia Abreu (PP) deu uma invertida nas redes sociais na deputada federal Rosângela Moro (UB-SP), esposa do senador e ex-juiz Sérgio Moro (UB-PR). É que Rosângela cutucou o PT e seus eleitores: “Lembram daquele pessoal que dizia que o Lula era inocente? Então, hoje eles estão dizendo que o Hamas não é terrorista”. Kátia, então, respondeu no post da parlamentar: “ “E como se chama quem prendeu sem provas? Ameaçando e fabricando provas falsas? Como chama aqueles que deixaram o judiciário depois de cumprir missão de afastar Lula do jogo e viraram ministro?”
DESAGRAVO CONTRA KASARIN
Depois do entreveiro entre o prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), com o diretor do site Diário Tocantinense, Ricardo Fernandes, no sábado, 14, a Associação de Veículos de Comunicação (Avecom) emitiu nota de desagravo em favor do profissional. Fernandes foi cobrar o prefeito sobre a situação da limpeza urbana e, segundo ele, Kasarin teria reagido chamando o diretor do site de “corrupto”, “moleque”, palavras de baixo calão e jogando um pirulito nele. Fernandes contou que seu advogado fez uma notificação extrajudicial solicitando que o prefeito emita uma nota pública com pedido de desculpas.
HERCY CASA A FILHA
O secretário estadual do Turismo, Hercy Filho, casou a filha na sexta-feira, 13, na chácara Ponta Verde, em Palmas. A celebração dos noivos Ana Clara e Vitor Hugo contou com a presença do governador Wanderlei e da primeira-dama, Karynne Sotero.