CRISTALINA INCONSTITUCIONALIDADE
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vistas na noite dessa terça-feira, 20, e suspendeu o julgamento virtual do mérito do caso da suspensão da eleição da mesa da Assembleia para o segundo biênio (2025/2026). O relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela executiva nacional do PSB, ministro Dias Toffoli, já votou, seguindo o que havia decidido em sua liminar de 24 de maio, quando suspendeu a eleição de fevereiro que garantiu a vitória do deputado Léo Barbosa (Republicanos). Em seu voto, Toffoli classifica de “cristalina” a inconstitucionalidade da norma que permitiu a eleição dos dois biênios num só dia. (Nota atualizada em 21.6.2023)
NILTON É ELEITOR DE PARAÍSO
O deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) mudou seu domicílio eleitoral de Pium para Paraíso. A família dele é pioneira de Pium e o parlamentar foi prefeito por dois mandatos na cidade (2005 a 2012). Agora Nilton está com o nome disponível para entrar na corrida sucessória de Paraíso.
120 MIL MORADORES NA REGIÃO SUL
Na palestra que fez aos vereadores de Palmas na manhã desta terça-feira, 20, o coordenador operacional do Censo e analista de planejamento do IBGE, Roniglese Pereira de Carvalho Tito, apresentou muitos dados muito interessantes. Três deles em especial. O primeiro é que a região sul de Palmas (Aurenys, Taquaralto, Taquaruçu e Buritirana) já soma mais de 120 mil moradores.
2ª MAIOR POPULAÇÃO RURAL
Um segundo dado que chama a atenção é que Palmas, apesar de ser vista como uma cidade essencialmente urbana, conta com a segunda maior população rural do Estado, com mais de 10 mil pessoas. A maior zona rural do Estado é a de Araguatins.
MAIS IDOSOS
Um terceiro dado, que serve de alerta e para a gestão do município organizar políticas públicas de médio e longo prazos, é quanto às indicações do envelhecimento da população, a exemplo do que ocorre em todo o País. Veja: em 1991, as pessoas com mais de 69 anos representavam apenas 0,9% dos moradores da Capital, índice que saltou para 1,3% em 2000, para 1,62% em 2010 e dobrou em 2022, quando chegou a 3,2%.
MENOS JOVENS
Inversamente, a fatia da população mais jovem de Palmas vem se contraindo: eram 7,26% em 1991, caiu para 5,44% em 2000, para 5,38% em 2010 e agora, em 2022, para 4,34%.
6º FUTEBOL SOLIDÁRIO
O senador Irajá (PSD) se movimenta em torno do tradicional Futebol Solidário do Tocantins, que terá sua sexta edição no dia 12 de agosto, com a participação de craques, artistas e convidados especiais. Segundo Irajá, na somatória das cinco edições, o evento arrecadou um total de 184 toneladas de alimentos. Agora, ele quer quebrar o recorde de arrecadação.
SALA DA UVET EM ARAGUAÍNA
O presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), cedeu uma sala do Legislativo local para a União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), que vai utilizar o espaço para atender os parlamentares municipais do norte e região do Bico do Papagaio. O anúncio da sala foi feito em vídeo que Duarte gravou com o presidente da Uvet, Enoque Neto (Republicanos), que é vereador araguainense.
MUSEU EM ARAGUAÍNA
Ainda na Câmara de Araguaína, os vereadores receberam na manhã desta terça-feira uma audiência pública para discutir a implantação de um museu municipal. Deputados e o senador Eduardo Gomes (PL) enviaram mensagem garantindo apoio à iniciativa, uma luta que vem sendo encabeçada há dez anos pela Associação Amigos do Museu de Araguaína (Aamar). Audiência teve até mensagem de apoio em vídeo da presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro.
FALTA DE PERITOS DO INSS
Os deputados estaduais Jorge Frederico (Republicanos) e Eduardo Fortes (PSD) convidaram o gerente executivo do INSS para esclarecer, em audiência pública na Assembleia, sobre a falta crônica de médicos peritos nas unidades do órgão de Araguaína e Gurupi. Atualmente os segurados que vivem nestas cidades precisam se deslocar para Colinas, Tocantinópolis, Palmas e até mesmo Porangatu, em Goiás, para a perícia médica. A data da audiência ainda não foi definida.
PARLAMENTO AMAZÔNICO
A Assembleia sediará nesta quinta-feira, 22, às 10 horas, a 4ª Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico. O evento, organizado pelo deputado Nilton Franco, vice-presidente da entidade, vai reunir parlamentares da região Norte e de Mato Grosso. Segundo Nilton, cerca de 60 deputados discutirão temas como regularização fundiária, licenciamento ambiental na região e a exploração mineral e de petróleo na Amazônia, de forma sustentável, com a finalidade de gerar emprego e renda.