INDIGNAÇÃO DE CINTHIA
O desabafo da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), nas redes sociais dá a medida da indignação dela e de seu secretariado à rejeição da Câmara ao pedido de empréstimos de R$ 663,7 milhões. Cinthia foi dura ao se referir ao episódio: “Palmas foi vendida no crédito, no débito e na nota promissória. Vereadores comparsas e a serviço de uma quadrilha. Coação, ameaça e suborno. Uns devem a casa, outros a alma. Pisa é pouco, rolou até ameaça de morte. Não sei quem é pior: quem se vende, quem os compra ou quem foge”, disparou a prefeita. A defesa do município é que os recursos seriam executados pelo próximo prefeito e que Palmas tem plena condições de assumir esse compromisso financeiro, com seu triplo A junto à Secretaria do Tesouro Nacional.
DIA DE LOBBY
Articulação in loco de parte a parte. Pelo menos sete secretários do município foram à Câmara para tentar convencer os vereadores a aprovarem os empréstimos, que tiveram placar apertado para a rejeição: 9 a 7. Líderes oposicionistas de fora do Legislativo também passaram a tarde por lá fazendo a tradicional pressão. Entre eles, o vice-prefeito André Gomes (PL) e o empresário Ordiley Valcari, marido da deputada estadual e pré-candidata a prefeita Janad Valcari (PL) — nas fotos acima.
CLEPTOCRATA E INEPTA
Reação dura à dura a Cinthia foi feita pelo vereador Rogério Freitas (PSD), que, em material à imprensa, chamou a prefeita de “cleptocrata e inepta”. Para ele, a gestão implantou “o caos para causar uma necessidade do empréstimo”, que apresentou como “uma solução mágica” para o problema, “sem apresentar planejamento, a garagem que atenderá e outras informações técnicas”.
TENTATIVA DE SAQUEAR
Laudecy Coimbra (PL) também justificou seu voto contra o empréstimo alegando falta de planejamento da gestão, “que está no poder há seis anos e que deixou para última hora a tentativa de resolução dos problemas do transporte escolar e do transporte público coletivo”. “Voto contra essa tentativa de saquear o cidadão palmense faltando seis meses de mantado”, afirmou a parlamentar.
SABOINHA DECIDE SEU RUMO ATÉ TERÇA
Apesar de o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) dizer que quer que “Guaraí continue com a prefeita Fátima [Coelho, UB], o pré-candidato Saboinha Júnior (Republicanos) avisou que ainda não retirou seu nome da disputa. Mesmo que já admita que possa ser o vice de Fátima nestas eleições. “Pode acontecer, pode não acontecer”, avisou à coluna. É grande a possibilidade lá de o Republicanos ocupar a vaga de vice. Saboinha afirmou que tomará uma decisão até terça-feira, 9, sobre seu rumo nestas campanhas.
SIPRIANO NO LUGAR DE JAIRO
Em Pedro Afonso, o grupo de oposição escolheu na noite de quarta-feira, 3, o vereador Sipriano Soares (União Brasil) para substituir a pré-candidatura a prefeito de Jairo Mariano (PDT), que retirou o nome do páreo há cerca de dez dias. Estão com ele PDT, Agir, PRD e União Brasil. Sipriano seria o vice de Jairo nas eleições deste ano. O vereador está no sexto mandato, já presidiu a Câmara e também ocupou secretarias do município. “Além disso, Sipriano é um cidadão com histórico de vida sem nenhuma mácula que desabone sua conduta”, afirmou o ex-vereador Jalles Mariano (PDT) — irmão de Jairo — ao site Centro-Norte Notícias.
PREJUDICOU GRUPO
Nos bastidores da cidade, pré-candidatos a vereador disseram à coluna que o recuo de Jairo prejudicou o grupo, porque tirou força eleitoral da oposição para a disputa. De toda forma, a retirada do nome dele era esperada, já que dizem que houve um enfraquecimento de sua pré-candidatura, quando Jairo deu preferência a Palmas para a disputa no início da pré-campanha, ainda no ano passado.
NÃO VAI PAUTAR AGORA
Um boato de que a Câmara de Araguaína iria votar as contas rejeitadas do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL) movimentou o meio político da cidade nesta semana. Contudo, se tratava de fake news. Aos colegas, o presidente Marcos Duarte (PRD) avisou que não vai colocar em votação neste momento de tensão eleitoral nem as contas de Dimas, nem projetos do Executivo.
KARINA SE DESPEDE DA SESAU
A ex-primeira-dama de Lagoa da Confusão Karina Café (Republicanos) se despediu dos servidores da Secretaria Estadual da Saúde, onde integrava a equipe do Programa Opera Tocantins. Ela é pré-candidata a vereadora em Palmas. Em suas redes, agradeceu ao governador pela confiança e à equipe pelo trabalho desenvolvido. “Hoje, de mãos dadas com vocês e com o apoio da minha família, decido alçar novos voos”, afirmou Karina.
EDUARDO SOBRINHO EM PIRAQUÊ
Quem também deixou o governo Wanderlei Barbosa foi o ex-prefeito de Piraquê Eduardo Sobrinho (Progressistas), pré-candidato a voltar a governar o município. Ele era assessor especial do gabinete do governador. Na cidade, Wanderlei deve se manter neutro já que o prefeito Neto SOS (Republicanos) é aliado. Eduardo já foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Piraquê.
ALMOÇO PARA DIRIGENTES FEDERAIS
Um almoço na segunda-feira, 8, na Fieto, vai recepcionar os dirigentes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que estão vindo ao Estado para a oficina técnica que será realizada na terça-feira, 9, em Lagoa da Confusão, como parte do processo de criação do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Um dos entusiastas do polo é o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, que lembra que a região é terceira maior produtora de arroz do País e ganha destaque diante da crise climática do Rio Grande do Sul, a primeira colocada.
MONUMENTO A SIQUEIRA
O prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge, inaugurou nesta sexta-feira, 5, em meio ao “pacotão de obras” — que garantirá 90% da cidade asfaltada e deve chegar a 100% até dezembro –, o Monumento ao Governador Siqueira Campos, falecido há exato um ano.