NÃO QUESTIONOU O FUNDAMENTAL
O PL, da pré-candidata a prefeita de Palmas Janad Valcari, ingressou com uma ação e conseguiu que a Justiça Eleitoral determinasse a retirada do ar de um card das redes sociais de seu adversário Eduardo Siqueira Campos (Podemos). O card trazia o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto ProMotion, do jornal Stylo, que mostrou que Janad já pode até sentir a respiração de Eduardo às suas costas, de tão perto que o pré-candidato do Podemos já chegou. O que desperta a atenção nesse caso — que seria mais uma das dezenas de brigas cotidianas entre pré-candidatos e institutos — é que PL e nem a Justiça questionaram o fundamental: o resultado da pesquisa. O que o Judiciário determinou foi que Eduardo retirasse o card das páginas porque não continha informações relativas ao número de entrevistados, data e margem de erro. Não por causa do resultado apresentado, com pouca diferença entre os dois.
TENTATIVA DE CONFUNDIR
Em nota, a pré-campanha de Eduardo Siqueira Campos disse que a decisão judicial já foi acatada e a postagem apagada. “Uma nova postagem já foi realizada obedecendo todos os critérios determinados pela legislação”, diz o comunicado, que ainda aproveitou para criticar o partido de Janad: “A iniciativa do PL de Palmas em atacar judicialmente um card com informações verídicas, legais e que sequer foram contestadas pelo referido partido, explicitam a tentativa de confundir os eleitores e demonstra o desespero da pré-candidatura adversária ao ver que o povo de Palmas está escolhendo o pré-candidato mais preparado, trabalhador e que tem a confiança dos palmenses, que é Eduardo Siqueira Campos”.
REPUBLICANOS INDEPENDENTE EM GURUPI
Em reunião com o presidente regional do Republicanos, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), nessa quarta-feira, 17, a comissão do partido em Gurupi decidiu que manterá a postura de neutralidade, mas, nos bastidores, admite que continuará conversando com os pré-candidatos a prefeito até a data de sua convenção, marcada para o dia 5. Participaram do encontro com Wanderlei o presidente do Republicanos em Gurupi, Edinho Fernandes, e pré-candidatos a vereador.
SINAIS FORTÍSSIMOS
Foi interessante o vídeo que o governador Wanderlei Barbosa gravou apresentando seus pré-candidatos a vereador, mas sem fazer referência a qualquer postulante a prefeito. Isso fica mais curioso considerando que um dos concorrentes, o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), é da base do Palácio na Assembleia, e conta com o apoio do presidente do Legislativo estadual, Amélio Cayres (Republicanos), de outro colega deputado, Gutierres Torquato (PDT), e do vice-governador Laurez Moreira (PDT), que indicou o filho Juarez Moreira (PDT) de vice. Sinais fortíssimos emitidos pelo governador.
SÓ NÃO DEFINIU ONDE É PROBLEMA
Aliás, Wanderlei já definiu seus pré-candidatos onde não vê problema, casos de Porto Nacional, com Antônio Andrade (Republicanos); de Paraíso, com Osires Damaso (Republicanos); de Araguaína, com Jorge Frederico (Republicanos); em Guaraí, com Fátima Coelho (UB); em Colinas, com Josemar Kasarin (UB); e em Miranorte, com Adriano Santiago (Republicanos). Parece que o governador só não divulgou seu pré-candidato onde vê algum problema, casos de Gurupi e Palmas.
APRIJO ESTÁ CONFIRMADO NO PROCESSO
A oposição de Miracema se reuniu na noite dessa quarta-feira, 17, até quase meia-noite, na residência do ex-vereador Júnior Noleto, assessor do deputado estadual e ex-pré-candidato a prefeito Ivory de Lira (PCdoB), com a participação de Progressistas, PT, PCdoB e PDT. Sintoma evidente de que a insatisfação é grande foi a ausência do ex-prefeito Júnior Evangelista e da ex-primeira-dama Andrea Bucar, que enviaram dois ex-vereadores representando o Progressistas. Ivory foi representado pelo irmão Regis Lira e pela esposa, Kenya Duailibe. Da reunião, dois fatos ficaram claros: o atual vice-prefeito Aprijo Ribeiro (SD) será mesmo o nome da oposição para enfrentar a prefeita Camila Fernandes (Republicanos) e o PDT — que tem a chapa de vereadores mais competitiva (três de mandato e outros cinco muito fortes) — não vai no que considerou “pacote do Ivory”.
PROGRESSISTAS SERÁ VICE DE APRIJO
O Progressistas deve indicar o vice de Aprijo, mas a ex-primeira-dama Andrea Bucar não será o nome. Como ela mesma afirmou num comunicado nessa quarta-feira, Andrea não disputará mais as eleições, depois de ter sido pré-candidata a prefeita e recuado para ser vice de Ivory. A indicação do Progressistas para a vaga está em discussão.
PRESERVAR A INDEPENDÊNCIA
Já o PDT se reuniu na manhã desta quinta-feira, 18, na residência de seu presidente local, Jessé Nascimento, e decidiu adiar a decisão de apoio a prefeito. Conforme a coluna apurou, a sigla vai conversar com o presidente estadual, o vice-governador Laurez Moreira, e com seu deputado estadual, Guiterres Torquato. Em nota no final desta manhã, o presidente Jessé ressaltou que a decisão “em conjunto e por unanimidade” é que o PDT “vai discutir de forma mais profunda o processo eleitoral do município para depois, de acordo com a deliberação de seus membros, oficializar o rumo a ser tomado”. A nota conclui dizendo que “o PDT continua aberto ao diálogo”, mas, destacou Jessé, “preservando sua independência e lutando pelos interesses e objetivos dos seus filiados”.
DERRUBOU 2 E PROTAGONIZOU 1
Das conversas da oposição dizem que Ivory conseguiu derrubar dois pré-candidatos a prefeito da oposição — Saulo Milhomem (PDT) e Andrea Bucar (Progressistas) — e tornar protagonista do processo sucessório um pré-candidato que teria pouca chance de concorrer, Aprijo Ribeiro. Saulo desistiu assim que o deputado anunciou sua intenção de disputar. Por isso, o ex-prefeito sequer se desincompatibilizou da Polícia Civil, da qual é servidor de carreira. Ou seja, mesmo que quisesse, agora não pode concorrer nem a vereador.
BANDEIRA E DR. TÉRCIO JUNTOS
O que chegou a ser negado foi confirmado. O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, e o seu partido, o PL, declararam apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Tércio Dias Melquíades Neto (Republicanos). A decisão foi tomada na noite dessa quarta-feira, 17, em reunião na residência de Bandeira. Quando decidido, convidaram Dr. Tércio, por volta das 23h30, para lhe comunicar. O pré-candidato do Republicanos recebe o apoio de seu principal adversário do passado — os dois se enfrentaram em 2016 e Dr. Tércio venceu por apenas 13 votos de vantagem — e de quatro vereadores do PL — Emival Parente, Walber Paeju, Neemias (presidente da Câmara) e Xirica. E o Republicanos já conta com três membros do Legislativo local — Antônio Carlos, André Portilho e Oscar Goveia. Ou seja, dos nove parlamentares da cidade, Dr. Tércio tem o apoio de nada menos do que sete. Ainda estão com o republicano a federação de PT e PV (lá não tem o PCdoB). A convenção será no dia 5.
3 PRÉ-CANDIDATOS
Com isso, o cenário eleitoral de Lajeado já está bem traçado: Dr. Tércio se torna o pré-candidato da situação com dois nomes na oposição, a ex-prefeita Márcia Enfermeira (PSDB) e o ex-prefeito José Edival (MDB).
À DISTÂNCIA
O marketeiro João Neto disse à imprensa de Gurupi que não deixou a campanha de prefeito do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD). Segundo ele, por coordenar várias candidaturas pelo Estado, seu tempo ficou muito curto e, assim, para não atrapalhar nenhuma delas, optou por ficar dando assistência à distância, mas deixando toda a equipe trabalhando para Fortes. Segundo o markeiteiro, a campanha do deputado vai “muito bem”, “está bem encaminhada” e é “uma campanha que tem que manter o ritmo porque já está bem no direcionamento”. “Ficou em boas mãos, com profissionais competentes, e eu continuo na campanha, dando assistência mesmo à distância. Eu saí da frente da coordenação geral, mas continuo sendo parceiro e dando consultoria à campanha do Eduardo Fortes”, garantiu.
2 PROFISSIONAIS CONVERSAM COM FORTES
Enquanto isso, dois importantes profissionais de marketing de Palmas estiveram nessa quarta-feira em Gurupi para discutir com Fortes a contratação deles para a campanha.
2 SENADORES E 8 ESTADUAIS NA CONVENÇÃO DE JOEL RUFINO
Republicanos e União Brasil de Rio dos Bois realizarão convenção na quarta-feira, 24, para homologar a pré-candidatura a prefeito do ex-secretário Joel Alves Rufino (Republicanos). É grande o número de importantes personalidades políticas estaduais que confirmaram presença. Entre eles, os senadores Dorinha Seabra Rezende, presidente regional do UB, e Eduardo Gomes, presidente regional do PL; o deputado federal Carlos Gaguim (UB) e oito deputados estaduais, a começar pelo presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos). Rufino foi por sete anos secretário de Administração do prefeito Moacir Oliveira (UB), em Rio dos Bois. Ele conta com o apoio de Moacir e de sete dos nove vereadores — um deles, Raimundo Maurílio (UB), será o vice. O pré-candidato disse à coluna que o atual prefeito, vice-presidente da ATM, tem a aprovação de 93% da população.
POR QUE NÃO TER ÁREAS MISTAS NO CENTRO?
Pré-candidato a vereador pelo Solidariedade, o gestor público Gustavo Somera tem colocado nesta pré-campanha da Capital uma pauta muito interessante para o debate. Ele questiona a proibição da verticalização residencial nas quadras comerciais do centro da cidade, especificamente nas “áreas comerciais vicinais”, e do uso misto de residência e comércio na Teotônio Segurado. Segundo Somera, além de ser ultrapassada, essa proibição do uso misto faz com que essas regiões fiquem vazias durante finais de semana e no período noturno. “O uso misto é uma realidade nas cidades modernas e faz com que haja ainda mais circulação de pessoas nas ruas independentemente do horário e dia”, defende o pré-candidato a vereador.