NÃO DEVE AVANÇAR
A proposta do deputado estadual Júnior Geo (PSC), revelada ao programa CT Entrevista, de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar a real situação do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev), não deve avançar na Assembleia, na avaliação de deputados e membros importantes do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos). Não pelo velho ensinamento político que diz que se sabe como uma CPI começa, mas nunca como termina. A questão é outra.
A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Essas fontes dizem que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não vê problema em apurar a situação do Igeprev porque – como pontuou Geo – as presepadas lá se deram nas gestões passadas. O empecilho que apontam é a reforma da Previdência do Estado, sobre a qual o Palácio quer ampliar o debate, mas não atrasar mais. E, com uma CPI em andamento, a reforma teria que aguardar a conclusão dos trabalhos, como também defendeu Geo. E é isso que o governo não quer.
SEM TRATORAÇO
Mas governistas de alta plumagem garantem que o governo não fará tratoraço, mas irá chamar os sindicatos e representantes para formarem um entendimento mínimo para o reenvio do projeto de lei à Assembleia.
NOME DE TOM É LEVADO A SÉRIO
A deputada estadual Janad Valcari (PL) afirmou em tom de brincadeira para o presidente da Agência de Turismo de Palmas, Tom Lyra, num encontro casual na sala VIP da Assembleia, que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), o lançaria como candidato à sucessão no ano que vem. O assunto foi parar em alguns sites. Muitos políticos começaram a levar a sério a história e têm feito contato com o também ex-vice-governador e ex-secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços Tom Lyra para hipotecar apoio.
DISTRITO INDUSTRIAL TO II
Por falar em Janad, a deputada apresentou um requerimento na sessão de quarta-feira, 15, solicitando que a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) implante o Distrito Industrial Tocantins II, na Quadra 612 Norte, em Palmas. Para a parlamentar, é grande a perspectiva de crescimento pelo espaço privilegiado da gleba, que se encontra dentro do Plano Diretor e bem próximo à Avenida NS-10, principal via que dá acesso às outras quadras industriais da Capital, à BR-010 e à NS-15 (Anel Viário). Isso permitirá, defende Janad, o escoamento de diversas formas para as linhas de produção que se implantarão no distrito.
NADA TROUXE E RETROCESSO
O Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol) realizará sua eleição no dia 28. Pela situação concorre Naídes César Silva e pela oposição o ex-vereador de Palmas Hélio Santana e o ex-presidente do Sinpol Ubiratan Rebello. Os três foram entrevistados no programa CT Entrevista. O último participante, cuja entrevista vai ao ar na segunda-feira, 20, é Santana. Ele se diz independente e afirma que o ex-presidente “não trouxe nada” para a categoria e que a candidata da situação representa uma gestão que permitiu o retrocesso. Não perca.
RECLAMAÇÃO CONTRA A PIPES
O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) se reuniu nesta semana, em Brasília, com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, para levar a reclamação dos usuários do transporte de balsas no Tocantins sobre a autorização do órgão para o reajuste de 17% no valor cobrado pela Pipes Empreendimentos Ltda. Também informou Nery sobre a reclamação da qualidade dos serviços oferecidos no Estado.
MAIOR FISCALIZAÇÃO
O parlamentar defendeu maior fiscalização do órgão, tanto na qualidade dos serviços do transporte (diz ter recebido denúncias sobre o excesso de peso), quanto nos pontos de embarcação, onde os usuários relatam não haver o mínimo de infraestrutura, como por exemplo, banheiros. Vicentinho ainda sugeriu editais de chamamento para que mais empresas possam atuar no transporte de balsas no Tocantins. “A competitividade contribui na redução dos preços e principalmente na ampliação da qualidade dos serviços”, argumentou o deputado.
ELOGIO DE GEO À CINTHIA
Após dizer ao programa CT Entrevista que “não há possibilidade” de não disputar a Prefeitura de Palmas em 2024, o deputado Júnior Geo (PSC) elogiou o tratamento da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) aos servidores do município. “Eu a parabenizo pela valorização [do servidor]. Claro que, como toda e qualquer gestão, sempre existem ainda coisas a melhorar”, ressalvou o parlamentar. Entre essas coisas, ele apontou o transporte público, que vem sendo muito criticado desde a municipalização em dezembro, e as obras iniciadas em 2020, ano da reeleição da prefeita, e que ainda não foram finalizadas. “Eu acredito que [Cinthia] tem interesse de fazer, tem interesse de melhorar. Talvez ela priorizou um pouco mais um lado e deixou um pouco de lado o outro, mas tem ainda um intervalo aí de aproximadamente dois anos para que possa acertar, e eu espero que ela acerte”, afirmou.
DUAS PROPOSTAS IGUAIS, MAS OPORTUNAS
Dois deputados estaduais propuseram esta semana que o governo do Estado pague auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. Júnior Geo e Jorge Frederico são os autores. Proposta de grande importância, independente de quem possa vir a ser o pai da criança.
POLICIAMENTO PLENO
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) iniciou por Itapiratins e Tupiratins uma série de reativações de Bases de Destacamentos Policiais inativos, numa das ações do programa TO Mais Seguro. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, disse à coluna que eram 70 cidades com policiamento precário no Tocantins, em que uma viatura cobria de um a dois municípios. Com a formatura dos novos soldados em 19 de janeiro, o comandante reafirmou que os 139 municípios “terão policiamento pleno, diuturnamente”. A ideia é cada cidade tenha pelo menos seis PMs, viatura, armamentos e equipamentos. O objetivo do TO Mais Seguro é o fortalecimento da segurança pública estadual.
OS 34 ANOS DO TRE-TO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) comemora 34 anos de implantação nesta sexta-feira, 17. O seu presidente, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, fez um pronunciamento em vídeo em que afirma que “são 34 anos atuando como instrumento de garantia da lisura do processo eleitoral”. “Seja no comando das eleições, evitando abusos e fraudes; seja na preservação de direitos e garantias por meio da fixação e fiel observância de diretrizes claras e firmes, fundamentadas na Constituição e em leis”, afirmou. A Justiça Eleitoral presta um gigantesco serviço ao País e merece todo o nosso respeito. Parabéns aos magistrados e servidores!
Assista: