O FATOR JANAD
Nos bastidores, a informação que tem agitado a política nos últimos dias é uma possível entrada da deputada estadual eleita Janad Valcari (PL) na corrida pela presidência da Assembleia, o que preocupa o Palácio Araguaia. Ter Janad na presidência não é algo que encante os governistas mais emplumados. A tensa relação da atual vereadora e presidente da Câmara de Palmas com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) é, para altos palacianos, motivo para tirá-la das alternativas para o comando do legislativo estadual.
COMO EM 2020
A preocupação é que Janad se mexa na surdina e surja lá na frente como forte candidata. Aliás, mais ou menos como ocorreu em 2020, logo após as eleições municipais, na corrida pela presidência da Câmara da Capital. Quando Cinthia se deu conta, a situação já estava impossível de ser revertida.
NÃO PENSOU, MAS NÃO NEGA
Janad, porém, disse à coluna que está nas ruas agradecendo os votos que recebeu. “Nem parei para pensar em nada”, garantiu, sobre a eleição da mesa da Aleto. Mas não descartou a possibilidade.
OS QUE MAIS AGRADAM
Os nomes que mais agradam o Palácio Araguaia são o do atual líder do governo, Ivory de Lira (PCdoB), e do deputado Cleiton Cardoso (Republicanos). Mas todo dia tem um novo pretendente no circuito. Fala-se agora também em Eduardo do Dertins (Cidadania), Fabion Gomes (PL) e Vilmar de Oliveira (SD), este último também agrada as hostes palacianas.
OITO NA CORRIDA
Lembrando que ainda estão nesta corrida Nilton Franco (Republicanos) e Amélio Cayres (Republicanos). No total, incluindo Janad, portanto, são oito pré-candidatos. Um terço do plenário de olho na presidência.
MICHELLE E DAMARES EM PALMAS
A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora eleita do Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos), estarão em Palmas nesta quarta-feira, 12, às 13 horas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, para defender a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento de campanha voltado para as mulheres é coordenado no Tocantins pela senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB).
FICA NA BASE DE WAGNER
Apesar do forte discurso que fez na sexta-feira, 7, o presidente eleito da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), segundo aliados, não vai para a oposição ao prefeito Wagner Rodrigues (SD). Duarte chegou a dizer que as urnas deram o recado de que o povo quer um gestor “de fato”, não apenas “de direito”, numa referência à decisiva influência que o ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL) teria no governo de Wagner e também sobre a derrota do liberal na disputa pelo governo do Tocantins e de seu filho, Tiago Dimas (Podemos), na reeleição para federal.
PONTE COM FILIPE MARTINS
Mais que isso: na leitura desses aliados, sem Tiago em Brasília, Wagner ficará sem um federal e Duarte poderá ajuda-lo nisso, fazendo a ponte entre o prefeito e o deputado federal eleito Filipe Martins (PL). O vereador, que concorreu a vaga na Aleto, e Martins fizeram dobradinha nestas eleições, sob as bençãos do Projeto Madureira, da Assembleia de Deus.
SEM PAI E FILHO NO MANDATO
De toda forma, com Dimas pai e filho fora de mandato, a expectativa em Araguaína é como a política da cidade vai rumar em direção às eleições municipais de 2024.
A CIRURGIA DE ELENIL
Terminadas as eleições, o deputado estadual Elenil da Penha (MDB) passará pela cirurgia no fêmur até o dia 25. Ele, que adiou a operação por conta disputa — acabou não sendo reeleito –, fez toda a campanha em cadeira de rodas e muletas, enfrentando dores.
NEW YORK, NEW YORK
Já o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), candidato ao Senado derrotado, e a esposa, Glô, estão descansando com uma viagem ao exterior. Nesta segunda-feira, 10, ele postou vídeo do casal em Nova York. “Descansar e tomar um banho de cultura. Depois apareço com novas ideias”, afirmou Amastha no texto. Como a coluna já havia informado, ele mudou o nome de seu perfil para “Amastha2024”, de olho nas eleições de prefeito da Capital.
UBS PRECISA DE REFORMA
A vereadora Laudecy Coimbra (SD) quer que a Prefeitura de Palmas faça uma grande reforma na Unidade Básica de Saúde (UBS), na Quadra 603 Norte (Arno 71). Segundo a parlamentar apurou com a comunidade, é preciso reformar de todo o prédio, construir bolsões de estacionamento; fazer a manutenção das câmeras de segurança; troca das fechaduras das portas (estão quebradas); instalar academia ao ar livre; e limpeza e roçagem. “Este requerimento se justifica tendo em vista a necessidade da população do bairro de ter acesso ao atendimento médico, aliado ao compromisso da administração em solucionar os problemas municipais”, avisou a vereadora, que já protocolou o documento.
RECONHCECIMENTO MERECIDO
O Hospital Regional de Paraíso do Tocantins foi homenageado na sexta-feira, 7, pela Câmara da cidade pelo serviço prestado a todo o Vale do Araguaia. A diretora-geral da unidade, Leiliani Alves da Silva, falou do “sentimento de gratidão” por saber que o serviço dos servidores está sendo reconhecido, e lembrou da dura missão de enfrentar a pandemia da Covid-19: “Passamos por momentos difíceis, em meio a uma pandemia, mas não nos acovardamos perante essa situação e fizemos aquilo que nos cabia e ofertamos um tratamento humanizado”, afirmou.