ENCONTROS DE PRÉ-CANDIDATOS
Final de semana mostrou que a pré-campanha está intensa na Capital. Os pré-candidatos andaram se cruzando em eventos sociais na tarde de sábado, 30. Primeiro no Fran’s Café, onde a professora e escritora Deise Raquel Cardoso lançava seu primoroso livro infantil “Lagoa Feia”. Por lá passaram Eduardo Siqueira Campos, que se filiará na quarta-feira, 4, ao Podemos, e a deputada estadual Janad Valcari (PL). Os dois se cumprimentaram cordialmente e ambos usaram a palavra, claro, só falando de literatura.
NO COSTELÃO
Depois Janad foi ao 14º Costelão da 75, organizado pela Maçonaria, e que tinha o pré-candidato a prefeito de Palmas Jairo Mariano (PDT) como um dos anfitriões e um dos patrocinadores. O pedetista prestigia o evento há anos. Por lá passou ainda outra pré-candidata, a deputada estadual Vanda Monteiro (UB), que chegou a posar para foto com Jairo.
ALGUMA FAÍSCA
No entanto, o clima não foi tão cordial na tertúlia da escritora Deise, e houve alguma faísca. Acontece que Janad, sempre muito à vontade, chegou cumprimentando todo mundo, falou com o músico e cantou duas canções. O pessoal do Jairo diz que a pré-candidata do PL não foi convidada, que ela e assessores não deixaram na entrada a caixa de leite como todos os demais participantes fizeram e ainda que, após a cantoria de Janad, os organizadores chegaram a dizer ao microfone que o evento era beneficente e não político, numa indireta à pré-candidata do PL.
CONTRIBUIU EM DINHEIRO
Já Janad disse à coluna que levou a contribuição em dinheiro, não em produto, e que foi convidada pela Flor de Iris, grupo da maçonaria, composto por suas amigas. A deputada contou que é a segunda vez que participa do Costelão.
CIDADÃO COLINENSE
Por falar em Jairo, ele recebeu na sexta-feira, 29, o título de Cidadão Colinense concedido pela Câmara da cidade. A autora dom título foi a vereadora Rosinara Almeida (PSD).
VASSOURA ATRÁS DA PORTA
A metáfora da postagem da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), sobre a filiação de Eduardo Siqueira Campos (ex-UB), é a da dona da casa que põe a vassoura atrás da porta para a visita chata ir embora logo. No caso, o visitante é o deputado estadual Júnior Geo (ex-PSC).
PÉ ATRÁS
A tentativa de envolver o secretário executivo da Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neris, num suposto caso de assédio na pasta deixou seus amigos com um pé bem atrás. Não acreditam que Neris faria tal coisa. De toda forma, a defesa que se faz é que tudo seja agora minuciosamente investigado, inclusive relações muito estreitas que marcariam setores da secretaria. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) é amigo de décadas de Neris – os dois foram vereadores juntos – e o secretário foi para a pasta por escolha pessoal do próprio chefe do Executivo.
DAMASO ASSUME PRÉ-CANDIDATURA
O ex-deputado federal Osires Damaso (Podemos) assumiu na sexta-feira, 29, que é mesmo pré-candidato a prefeito de Paraíso. Foi num encontro de lideranças, amigos e populares em sua chácara. Participaram o vice-governador Laurez Moreira (PDT), ex-governador e ex-prefeito de Paraíso Moisés Avelino (MDB), os deputados estaduais Léo Barbosa (Republicanos) e Nilton Franco (Republicanos), Dr. Luiz Antonio Mota (PT), o advogado Ercílio Bezerra, Vanessa Alencar (União Brasil), o presidente do Sicoob, Gilberto Morais (primo do atual prefeito, Celso Morais), o ex-vereador Adriano Morais (também primo do atual gestor) e os vereadores Gleidson Dedinho e Silvana Luz.
TERÁ QUE GANHAR DE EVANGELISTA
Quem também avisou que é pré-candidato foi o ex-prefeito de Miracema e ex-deputado estadual Júnior Evangelista (Podemos). Num áudio que circula nas redes sociais, ele diz que por onde as pessoas o incentivam a disputar a Prefeitura de Miracema em 2024. “Depois de 12 anos fora da política, hoje tenho um grupo que me incentiva”, contou. Ele disse que na fila de banco, em visitas a moradores e em restaurantes, as pessoas o estimulam a concorrer. “Por que vou abrir mão disso? Jamais”, avisou.
SAULO TRABALHOU PELA INELEGIBILIDADE
Evangelista culpa no áudio seu primo e ex-prefeito Saulo Milhomem (PP) por ter se tornado inelegível. Ele conta que Saulo se tornou vereador graças ao seu apoio, mas, quando eleito vice de Moisés da Sercon, “trabalhou para me tornar inelegível”.
Ouça o áudio:
DERTINS X GUTIERRES
O grupo do deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) considera ter mostrado força em Gurupi ao eleger o conselheiro tutelar Carlos Eduardo com 850 votos, o primeiro colocado. Nos bastidores, havia uma disputa entre os grupos de Dertins e Gutierres Torquato (PDT) em torno da eleição do Conselho Tutelar. A candidata de Gutierres, Sônia Segger, também se elegeu, na terceira colocação, com 565 votos.
SÓ MANTOAN CONTRIBUIU
Na Marcha para Jesus, em Gurupi, no sábado, 30, chamou a atenção o destaque que a prefeita Josi Nunes (UB) deu para o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), de Palmas, foi muito elogiado por ela em todo o evento. É que Mantoan — pastor evangélico — destinou R$ 50 mil em emendas para o evento, enquanto os estaduais da cidade – Dertins, Eduardo Fortes (PSD) e Gutierres – não deram nenhuma contribuição. Só federais ajudaram, Eli Borges e Felipe Martins, ambos também pastores evangélicos. Mas Fortes e Gutierres participaram do evento, bem como o vice-governador Laurez Moreira (PDT). A festividade ocorreu na data em que se comemora em Gurupi o Dia Municipal do Evangélico.