TUCANO EUDES DECLARA APOIO A JANAD
O vereador Eudes Assis (PSDB), que não conseguiu se reeleger, declarou apoio nessa segunda-feira, 14, à candidata a prefeita de Palmas pelo PL, Janad Valcari. Ele promoveu uma grande reunião para receber Janad e anunciar sua decisão.
EXONERAÇÕES DE INDICADOS
Já na noite dessa segunda-feira, o Diário Oficial do Município trouxe as exonerações de três indicações de Eudes à gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Ela dispensou a diretora de Participação Escolar, da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas, Márcia da Silva Alves Noleto; o assessor técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Fernando Mascarenhas de Moraes; e a gerente de Eventos da Agência Municipal de Turismo, Suely Silva Bom Tempo Lima.
QUERIA CINTHIA COM EDUARDO
O que chamou a atenção do anúncio do apoio de Eudes é que, na pré-campanha, quando a base de Cinthia na Câmara resistia a Júnior Geo (PSDB), ele era o maior defensor de que o grupo da prefeita caminhasse com Eduardo Siqueira Campos (Podemos).
CLEIZENIR PEDIU PARA SAIR
Quem pediu para deixar a gestão Cinthia, e acabou atendida, foi a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Cleizenir Divina dos Santos. Ela já ocupou outras pastas importantes do município e é muito querida pela gestão, sobretudo por sua postura técnica. Cleizenir pediu vai voltar ao Estado, onde é servidora efetiva da Educação. Assim, a saída dela não tem qualquer relação com as eleições municipais.
DECISÕES DEMOCRÁTICAS
Num evento da Educação nessa segunda-feira, 14, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) passou seu recado. Ele garantiu que suas decisões eleitorais “são democráticas”. “Eu peço [voto] às pessoas para uma determinada candidata, mas é com respeito. É um pedido que nós fazemos”, afirmou e avisou aos servidores: “Se alguma pessoa do seu departamento lhe tratar mal, e querer te obrigar, não faça por ele, faça aquilo que vem no seu coração. Mas, se puder atender o governador deste Estado, eu agradeço”.
AMASTHA IRONIZA O EDUARDO “COMUNISTA”
O vereador eleito Carlos Amastha (PSB) ironizou em suas redes sociais a tentativa da campanha de Janad Valcari (PL) de cravar no adversário dela, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), a pecha de “comunista” e “de esquerda”. Também rebateu as críticas sobre seu apoio a Eduardo. “Se tem uma coisa que Eduardo não serve é para ‘laranja’. Quem vai se sentar na cadeira de prefeito é ele no dia 1º. Eu estarei na Câmara dando todo apoio que for necessário”, avisou.
PREFERÊNCIA ÀS SOBRAS ELEITORAIS
Os diretórios nacionais do PSB e do Podemos pediram no dia 11 à ministra Cármen Lúcia, relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF que trata das sobra de votos das eleições de 2022 que dê preferência ao julgamento dos embargos de declaração do caso. Na petição, os advogados ressaltam que “a cada dia que os sete parlamentares, que exercem indevidamente os cargos em virtude do erro no cálculo da distribuição das sobras eleitorais, é um dia a menos que os deputados federais que ainda devem ser diplomados não estão no exercício pleno de sua função”. Um dos que aguardam o julgamento é o ex-deputado federal Tiago Dimas (Podemos), que pode ficar com a vaga de Lázaro Botelho (PP). Nessa segunda-feira, 14, o site do STF registrou um movimento. Está concluso à relatora, a quem cabe agora liberar para julgamento e pauta.
DO VIRTUAL PARA O FÍSICO
Essa ADI estava no plenário virtual, inclusive havia maioria dos votos para aceitar a tese que vai resultar na mudança de deputados, mas um pedido de destaque do ministro André Mendonça enviou o processo para o plenário físico. E, por isso, os advogados solicitaram a preferência para a inclusão em pauta para julgamento.
SEM GUSTTAVO LIMA
O prefeito reeleito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), tirou uma onda sobre um de seus adversários da campanha, Oliveirinha Andrade (PSD), que prometia grandes shows para a cidade, caso fosse eleito, como de Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Eduardo Costa. “Fico triste… Tu se lascou, Gusttavo Lima… Tu não vai poder vir para Colinas, Gusttavo Lima”, ironizou. Kasarin foi reeleito com incríveis 73,35% dos votos dos colinenses.
CONQUISTA DE TODAS AS MULHERES
A vereadora eleita Karina Café (Repu) foi a mulher mais votada de Palmas, com 2.643 votos, a terceira colocada no geral. “Ser a mulher mais votada desta cidade é uma honra que carrego com orgulho, mas também com a consciência da responsabilidade que isso representa. Este resultado não é apenas uma vitória pessoal, mas uma conquista de todas as mulheres que acreditam na força do nosso protagonismo na política e na sociedade”, avaliou Karina, que foi primeira-dama de Lagoa da Confusão, cidade administrada pelo seu marido, Jaime Café, hoje secretário estadual da Agricultura.
AÇÕES CONCRETAS
Nas redes sociais, o delegado Hudson Guimarães avaliou que, no primeiro turno das eleições de Palmas, os candidatos a prefeito “não apresentaram um plano de segurança pública consistente”. “Para o segundo turno, espero ver propostas objetivas e viáveis, não apenas menções a recursos disponíveis. É crucial que os candidatos detalhem ações concretas”, defendeu.