MISTÉRIO…
A filiação do deputado estadual Júnior Geo (ex-Podemos) ao PSDB já é um dos fatos mais estranhos das eleições do Estado. Até onde se fala, ele seria o pré-candidato a prefeito oficial do Paço, mas ninguém emitiu qualquer nota sequer sobre a chegada dele ao ninho tucano, nem o parlamentar, nem o PSDB. Não houve nenhum ato de filiação, a não ser que tenha sido feito em sigilo. Como diria a personagem da antiga telenovela, mistério…
FESTA MONSTRA PARA PISONI E FABRÍCIO
O curioso é que a presidente regional do PSDB, Cinthia Ribeiro, participou das enormes festas de filiação dos pré-candidatos Cristiano Pisoni, em Gurupi, e Fabrício Viana, em Paranã, mas sobre aquele que seria seu nome para disputar a sua sucessão em Palmas, nem confirmação oficial de ingresso na legenda, muito menos festança. Estranho, muito estranho.
PSDB COM CINCO VEREADORES
À coluna, o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho, comemorou o fechamento da janela partidária e garantiu que o PSDB cresceu muito. Ele lembrou que a legenda fez três vereadores em 2020 — Filipe Martins [hoje deputado federal do PL], Jucelino Rodrigues e Eudes Assis — e agora conta com cinco — Folha, Eudes, Márcio Reis [ex-UB], Waldson da Agesp [ex-Avante] e Major Negreiros [que era suplente e assumiu no lugar de Filipe Martins]. Para Folha, os tucanos vêm forte nestas eleições.
COM A LÍDER MAIOR
Sobre a escolha do candidato a prefeito do partido, ele desconversou. Disse que é uma decisão que cabe “à líder maior”, a prefeita Cinthia. “Ela saberá fazer a melhor escolha para o crescimento do PSDB”, afirmou.
SEM MEDO
Num jantar do grupo do PSD na quinta-feira, 4, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), avisou não temer nada nem ninguém nestas campanhas eleitorais. “A gente tem que acreditar no projeto. Eu falo para vocês com muita tranquilidade: pode vir o adversário que for, pode colocar o governador do estado para ser candidato aqui. Eu não tenho medo de ninguém”, disse em meio a muitos aplausos. “Eu, com o time que tenho, esse time do qual vocês fazem parte, eu não tenho medo de nada, nem de ninguém. Estou preparado para disputar a eleição em qualquer momento”, garantiu. Assista:
O RUMO DE VANDA
A filiação do vereador Márcio Reis (ex-UB) ao PSDB da prefeita Cinthia Ribeiro deixa mais do que claro que a deputada estadual Vanda Monteiro (UB) não vai acompanhar seu partido na campanha de sua colega de Assembleia, Janad Valcari (PL), rumo ao Paço de Palmas.
A IRA DE CINTHIA
Na noite de sábado, 6, a prefeita Cinthia se mostrou indignada com o resultado da dança das cadeiras da Câmara. Em suas redes sociais, desabafou: “A honra, a dignidade, o respeito e a ‘vergonha na cara’ viraram artigo de luxo. Caráter então… é para poucos. Impressionante como tudo se revela tão rápido”. Ainda acrescentou: “Se pré-candidatos tem preço agora, imaginem durante a eleição?! Fiquem de olho. @MPETocantins vai ter trabalho em Palmas”.
SILENE VICE DE CÉLIO
A empresária da comunicação e jornalista Silene Borges se filiou ao Rede Sustentabilidade na sexta-feira, 5, e deve ser candidata a vice-prefeita de Araguaína na chapa do ex-deputado federal Célio Moura (PT).
OUTRO POSSÍVEL VICE
Na pré-candidatura do ex-senador e ex-prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos (Podemos), além do técnico de futebol e empresário Vanderlei Luxemburgo (Podemos), outra possibilidade de candidato a vice que surge é o pastor Carlos Eduardo Velozo (Agir), sobrinho do ex-deputado federal pastor Amarildo Martins e primo do deputado federal Filipe Martins. Há quem garanta que o nome de Carlos Eduardo para a vaga está sacramentado.
QUESTÃO QUE SE FAZ
A pergunta que estão fazendo, então, é qual o papel de Vanderlei Luxemburgo nessa aliança entre Podemos e Agir.
CHAPA PRÁ LÁ DE TURBINADA
A chapa do PL para a Câmara de Palmas vem extremamente turbinada. São nada menos que seis vereadores de mandato — Jucelino Rodrigues (ex-PSDB), Mauro Lacerda (ex-PSB), Joatan de Jesus (ex-Cidadania), Laudecy Coimbra (ex-SD), Nego do Palácio (ex-PDT) e Josmundo Vila Nova (ex-Podemos). Ainda tem quatro suplentes de vereador, três ex-vereadores, um suplente de deputado e dois empresários. Além dos mandatários, estão no partido: Picó (ex-PSB), Gerson da Mil Coisas (ex-PSB), Tiago Borges, Claudemir Lopes, Marcos Júnior, Zé Luiz 063, Lúcio Campelo, Tenente Célio, Sadi Cassol e Gleydson. O partido acredita ter condições de eleger seis desses pré-candidatos.
CANDIDATA A QUÊ?
A ex-deputada estadual Luana Ribeiro trocou o PCdoB pelo PSD do senador Irajá. Perguntada, respondeu à coluna que não será candidata a vereadora nem a vice-prefeita. Por exclusão: ou será candidata a prefeita ou não será candidata a nada.
CANDIDATO A QUÊ?
Já o ex-prefeito de Palmas Raul Filho se filiou ao PDT do vice-governador Laurez Moreira, deixando o MDB. Desde que deixou a prefeitura em 2013 e se desfiliou do PT, Raul passou também pelo PR e pelo PSD. O PDT seguirá para o palanque que o governador Wanderlei Barbosa decidir em Palmas, mas o ex-prefeito acalenta o sonho de voltar a comandar a Capital.
LILI VAI DE PRD
Também é pré-candidata a vereadora do grupo de Janad a comunicadora Lili Bezerra. Ela se filiou ao PRD, do ex-diretor do Procon Tocantins Walter Viana. Lili tem um forte trabalho no setor social. A comunicadora já foi candidata à Câmara de Palmas por duas eleições, em 2016 e 2020.
PREFERIU NÃO ARRISCAR
Já o ex-controlador geral do estado e ex-senador Jacques Silva preferiu não se arriscar. Quando viu o tamanho que o PL ficou, Jacques achou melhor se filiar ao União Brasil, da senadora Dorinha Seabra Rezende, pelo qual vai disputar vaga de vereador em Palmas.