SÓ APÓS A JANELA
Diferente do que espera o deputado estadual Júnior Geo (sem partido), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), não deve anunciar seu pré-candidato à sucessão antes do fechamento da janela partidária no dia 6 de abril. Conforme a coluna apurou, avaliação do Paço é que uma escolha neste momento faria os adversários abrirem fogo cerrado contra o eleito para ter o apoio da prefeita.
MAIS TEMPO PARA AMASTHA
Há quem avalie que esse entendimento também é conveniente para que Cinthia ganhe tempo para avançar nas conversações a respeito de um possível apoio ao ex-prefeito Carlos Amastha (PSB).
GARGALO A SER SUPERADO
Esse apoio já não é mais problema do ponto de vista das divergências que separaram Cinthia e Amastha lá atrás. Na verdade, ambos avaliam que erraram e que poderiam ainda estar juntos hoje se na época tivessem o amadurecimento político atual. Porém, para efetivar essa aliança alguns gargalos precisam ser superados. Um dos principais é a resistência dos servidores municipais — segmento que amplamente aprova a prefeita — têm a Amastha.
CONVERSA COM WANDERLEI
Conforme a coluna apurou também, a prefeita deve ter uma conversa com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) antes do fechamento da janela partidária. Aliados da prefeita, contudo, já consideram pouco provável que Paço e Palácio estejam no mesmo palanque na Capital este ano.
CAMINHA PARA JANAD
Para eles, está cada dia mais claro que Wanderlei caminha mesmo para apoiar a pré-candidata a prefeita do PL, a deputada estadual Janad Valcari. O que se defende neste momento já não é nem mais o apoio do governador ao candidato da prefeita, mas que pelo menos o Palácio possa ficar neutro nesta disputa. Ainda que se considere isso muito pouco provável.
SEM GARANTIA
O presidente metropolitano do Republicanos, deputado federal Ricardo Ayres, disse ao deputado estadual Júnior Geo (sem partido) que ele é muito bem-vindo ao partido, caso queira se filiar, mas que não há garantia de que será o candidato a prefeito. Isso porque o Republicanos vai definir o nome que apoiará na eleição de Palmas em conjunto com as demais legendas da base do governador Wanderlei Barbosa.
MELHOR IMPOSSÍVEL
Sobre sua ausência na foto dos partidos da base, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) explicou que o Wanderlei ligou o convidando para a reunião de segunda-feira, mas ele estava em Gurupi numa agenda da Secretaria Estadual de Educação. Laurez garantiu que a relação dele com o governador “é a melhor possível”.
5 VEREADORES COM DR. TÉRCIO
O Republicanos fez na manhã de sábado, 16, um evento de filiações em Lajeado, na residência do médico Tércio Dias Melquíades Neto, o Dr. Tércio, pré-candidato a prefeito da cidade. Três vereadores se filiaram ao partido, André Portilho, Oscar Goveia e Antônio Carlos; e outros dois não ingressaram na legenda, mas declararam apoio à pré-candidatura de Dr. Tércio — Walber Pajeu e Emival Parente.
PRESTIGIADO
Além deles, dois ex-prefeitos se filiaram ao Republicanos e vão apoiar o projeto do médico, Leônidas Pires e Glacimar Alves. O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), pelo deputado federal Filipe Martins (PL) e pelo senador Eduardo Gomes (PL).
FICA NO PSD
O prefeito de Nazaré, Clayton Paulo (PTB), se reuniu na segunda-feira, 25, com seu grupo político — foto. Ficou decidido que ele permanecerá no PSD do senador Irajá. Os demais partidos de sua base, PL e Progressistas, lançarão as chapas de vereadores e definirão o nome do vice-prefeito do grupo. “Vamos continuar a lutar por uma cidade com mais obras, assistência social, saúde e educação”, avisou Clayton à coluna.
SEM CHANCE
Os principais aliados do governador Wanderlei em Paraíso se indignaram com o trecho da entrevista à Coluna do CT em que o prefeito da cidade, Celso Morais (MDB), diz ter a expectativa de ainda contar com o apoio do Palácio para a sua reeleição. Garantem que é impossível.
NO REPUBLICANOS
Inclusive, afirmam, o pré-candidato palaciano, o ex-deputado federal Osires Damaso, secretário da Governadoria, vai mesmo se filiar ao Republicanos e concorrerá à prefeitura pelo partido de Wanderlei.
IMPEDIDO PARA PRESIDIR
O vereador Gabriel Bezerra (MDB) teve que se afastar da presidência da comissão processante da Câmara contra o prefeito Heno Rodrigues (UB). Isso por causa do pedido de cassação feito por Heno contra Gabriel por quebra de decoro parlamentar, com base em um vídeo em que o oposicionista utiliza termos fortes para se referir ao chefe do Executivo e sua gestão — como “quadrilha”, “malandros”, “irresponsáveis”, “ladrões”, “vagabundos” e “desonestos”. O vídeo já não está mais nas redes sociais. Com o pedido de cassação, Gabriel, automaticamente, se tornou impedido de presidir os trabalhos, e, para o lugar dele, foi indicado o vereador Francisnaldo Cherim (SD).
CASSAÇÃO REJEITADA
O pedido de cassação de Gabriel foi rejeitado esta semana por oito votos, uma abstenção, do vereador J Cleves (PTB); e uma ausência, do vereador Robson Haritianã (PTB).