TAPA DE LUVA DE PELICA
Em meio a exonerações pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) de pessoas, direta ou indiretamente próximas ao prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), o Diário Oficial da Capital dessa terça-feira, 26, trouxe a nomeação João Paulo Barbosa Cardoso como secretário executivo da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. O novo servidor é filho presidente da Câmara, Marilon Barbosa (Republicanos), e, portanto, sobrinho de Wanderlei, que dispensou três pessoas próximas a Eduardo nos últimos dias: Janaína Vargas Marinho, ex-esposa do secretário de Governo de Palmas, Sérgio Vieira Marques, o Soró, Hiltomar Marinho de Medeiros, marido da Orcilene Feitosa, secretária do prefeito há 35 anos; e o pai da primeira-dama de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, o senhor Paulino Gomes Teixeira. No Paço, a informação é de que nenhum deles foi indicação do prefeito. Ou seja, Eduardo deu um tapa de luva de pelica em Wanderlei e sinalizou para Marilon que quer ser parceiro.
NA ATCP
Eduardo nomeou Hiltomar nessa terça-feira para o cargo de gerente de Planejamento Operacional da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
CLEIZENIR NO FOGO CRUZADO
O prefeito nomeou também Cleizenir Divina dos Santos como Superintendente de Administração, Finanças e Planejamento da Secretaria de Educação (Semed). Ela foi secretária da Educação e de Políticas Sociais e Igualdade Racial no governo Cinthia Ribeiro. Depois assumiu a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins (Setas), como uma indicação da senadora Dorinha Seabra (UB). Com o afastamento entre Wanderlei e Dorinha, pré-candidata a governadora, Cleizenir, em meio a esse fogo cruzado, deixou o cargo por necessidade para a sua aposentadoria e não foi mais reincorporada.
INDICAÇÃO DE TIAGO DIMAS

Outra nomeação que chamou a atenção foi a do do presidente da Fundação de Esportes e Lazer, Lécio Cláudio de Oliveira Guimarães. A pasta estava sem gestor desde a saída de Vinícius Tundela, no dia 7. Lécio, conforme a coluna apurou, é indicação do deputado federal Tiago Dimas (Podemos), aliado de primeira hora do prefeito Eduardo Siqueira Campos. Aliados cochicham que a nomeação de Cleizenir também contou com a articulação de Tiago.
NÃO SABEM PARA QUE SERVE A CCJ

Na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Palmas nessa terça-feira, 26, uma demonstração de como tem vereador que não entende o papel desse colegiado. Juarez Rigol (PL) e Rubens Uchôa (UB) votaram contra o projeto de lei da colega deles Thamires Lima (PT), do coletivo Somos, que concede título de Cidadão Palmense ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E deram seus motivos, os mesmo usados pela extrema direita, para concluir que Lula não é merecedor de receber a honraria, apesar de ter construído o HGP, o IFTO, milhares de casas populares, etc.
O QUE FAZ A CCJ?
Contudo, não é isso que cabe à CCJ avaliar, mas meramente a legalidade da matéria. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é responsável por analisar a conformidade legal e constitucional de projetos de lei e propostas em tramitação nas Casas Legislativas. Eles poderiam votar contra o projeto em plenário, mas estavam na comissão meramente para analisar a constitucionalidade, a legalidade, da matéria.
CAPACITAÇÃO URGENTE, MARILON!

O presidente da Câmara, Marilon Barbosa (Republicanos), poderia fazer uma capacitação dos vereadores para que aprendam como funciona o Legislativo, o papel das comissões, entre outros. Está muito raso. Nesse caso, o projeto foi arquivado após uma análise ideológica e não legal, com os votos de Rigol, presidente do colegiado, e Uchôa. José do Lago Folha Filho (PSDB) votou favorável, e fez o seu papel, como relator: deu parecer favorável pela aprovação na CCJ, uma vez que, por óbvio, não há qualquer ilegalidade num projeto que concede título de cidadania.
INCOMODA
Coube à autora da matéria, Thamires Lima, lastimar essa falta de preparo dos dois colegas. “O presidente da Comissão de Constituição e Justiça que não sabe qual é a sua função muito me incomoda. Não é ele votar se é a favor ou contra, mas simplesmente dizer se é constitucional ou não. E a própria Câmara deu parecer favorável à sua constitucionalidade”, afirmou, e com razão.
POSICIONAMENTO IDEOLÓGICO
Para Thamires, o que deveria estar sendo avaliado pelos colegas era a legalidade, mas o posicionamento deles foi meramente ideológico. “O que é muito preocupante para a nossa cidade”, alertou.
ELEIÇÃO DE PRESIDENTE BEM ANTECIPADA

A Câmara de Pedro Afonso decidiu por unanimidade na noite de segunda-feira, 25, indicar o vereador Fabrício Martins (MDB) para presidir a próxima legislatura. Ele vai substituir no final do ano Lili Benício (PDT), a atual presidente. Para os vereadores, esta é “a Câmara mais unida da história de Pedro Afonso”. A eleição oficial está prevista para este início de setembro.
KATIA E MOISÉS ENTRE SELETOS CONVIDADOS

A ex-senadora tocantinense Kátia Abreu e seu esposo e ex-superintendente do Sebrae Tocantins Moisés Gomes estavam entre os 200 seletos convidados para os três dias de festa de 86 anos do mega empresário Jorge Paulo Lemann, no fim de semana, entre sexta-feira, 22, e domingo, 24, em Zurique, na Suíça.