CARTA DESNECESSÁRIA
Adversários do presidente do PSB do Tocantins, Carlos Amastha, ironizaram o fato de ele buscar aval do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, para dar carta de anuência aos vereadores e suplentes que queiram deixar a sigla. Isso porque, lembram, essa carta agora é desnecessária, já que em março será aberta a janela partidária que permitirá voo livre aos parlamentares municipais de mandato. “Com essa manobra, Amastha tenta vender a ideia de que seu partido não será esvaziado, como será de fato”, avalia uma dessas fontes.
DR. TÉRCIO É O PRÉ-CANDIDATO DE WANDERLEI EM LAJEADO
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) declarou apoio à pré-candidatura do médico Tércio Dias Melquíades Neto à Prefeitura de Lajeado. Dr. Tércio, que já foi prefeito do município, também comanda o Republicanos, de Wanderlei, por lá. “Tem a nossa confiança para fazer as devidas transformações que o município de Lajeado precisa”, afirma Wanderlei sobre Dr. Tércio, no vídeo gravado.
Assista:
BATE-CHAPA NA CNM APÓS 44 ANOS
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem seu primeiro bate-chapa em 44 anos de história. Pela situação, o presidente Paulo Ziulkoski tenta outra reeleição, mas agora um grupo de oposição se levantou, com Julvan Lacerda como alternativa. Os prefeitos do Tocantins estão fechados com Julvan. Inclusive, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, é candidato a segundo vice-presidente da CNM na chapa oposicionista. A eleição está ocorrendo nesta sexta-feira, 1º.
PRESIDENTE POR 22 ANOS
Julvan é ex-prefeito de Moema (MG), ex-presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e, atualmente, primeiro vice-presidente de Ziulkoski. Dos últimos 27 anos, Ziulkoski comandou a entidade por 22.
KÁTIA DESCARTA DISPUTAR
A ex-senadora Kátia Abreu (PP) negou à coluna a especulação que toma conta de todas as rodas políticas da Capital: a de que ela poderia ser candidata a prefeita de Palmas. Sem chances, avisa Kátia.
PRÉ-CANDIDATA DE NOVO JARDIM
O grupo do MDB de Novo Jardim esteve com o governador Wanderlei Barbosa na quarta-feira, 28. Lá o partido tem como pré-candidata Susley Cerqueira, conhecida por Susley de Aníbal. Em 2020 ela concorreu e perdeu por pouco para o atual prefeito Zé da Pedra. Susley foi levada a Wanderlei pelo deputado estadual do grupo, Valdemar Júnior (Republicanos). Com o governador estiveram os vereadores de Novo Jardim Geoge Batista, Maria Bonfim, Zé Luiz e Marcos Antônio e o presidente da Câmara, Eto (MDB); além do ex-vereador de Dianópolis Osvaldo Baratins.
DR. SOLON FILHO É PRE-CANDIDATO A PREFEITO EM ARAGUAÇU
Outro pré-candidato do interior que busca o apoio do Palácio esteve com o governador Wanderlei, o advogado Solon Filho, de Araguaçu, levado, também na quarta-feira, pelo deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB). Em 2020, Dr. Solon já concorreu pelo MDB e ficou em terceiro lugar. Em 2022, o pré-candidato apoiou a majoritária palaciana. A expectativa é de que este ano dispute por um partido da base governista. Na conversa com Wanderlei, Ivory aproveitou para levar demandas da comunidade de Araguaçu, e ressaltou que o agronegócio se encontra em expansão no município.
CAJU QUER UNIFICAR OPOSIÇÃO EM DIVINÓPOLIS
O pré-candidato a prefeito pela oposição em Divinópolis, Caju Gota (PSD), recebeu apoiadores em sua residência na noite de terça-feira, 27. Conforme o portal Araguaia Notícias, a reunião também teve a apresentação do pré-candidato a vereador Oncinha e a participação do ex-vereador Cecílio Surubim (PSD), ex-vice-prefeito Fátimo Francino e do ex-secretário municipal de Infraestrutura Gersonei Maurício da Glória. Um dos desafios que o líder oposicionista tem colocado é unificar todos os grupos de oposição e a consolidação de novas alianças.
APOIO DE LAUREZ A FLAVÃO
Já o prefeito de Divinópolis, Flávio Rodrigues, o Flavão (UB), recebeu o apoio do vice-governador Laurez Moreira, juntamente com o presidente municipal do PDT, Adaires Cavalcante. O encontro foi em Palmas, na quarta-feira.