NINGUÉM ENTENDE
Os prefeitos do Tocantins ainda estão tentando entender o que ocorreu para uma queda tão brusca do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de quase 35%, no primeiro decênio de junho. “Ninguém consegue entender”, afirmou à coluna o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Talismã, Diogo Borges (PSD).
EXPECTATIVA ERA POSITIVA
Nenhum gestor esperava e essa queda vai gerar muitos problemas no fechamento das contas das prefeituras. Ao contrário. Com os números positivos da economia, a expectativa era de crescimento do FPM este mês.
LENTA RECUPERAÇÃO
Uma explicação possível, conforme Diogo, é justamente a lenta recuperação da economia, com o mercado ainda muito cauteloso, além dos reflexos das desonerações promovidas pelo governo Jair Bolsonaro no ano passado, que tiraram muita receita de estados e municípios.
SINAL DE ALERTA
A torcida agora dos prefeitos é para que haja uma recuperação nos próximos decênios do mês (dias 20 e 30) para que junho possa fechar pelo menos igual ao mesmo período de 2022. “O sinal de alerta acendeu completamente”, avisou o presidente da ATM.
PÉ NO FREIO
Enquanto isso, a recomendação de Diogo é que os prefeitos pisem no freio totalmente. “Gastar só o necessário, manter os serviços básicos funcionando, senão a coisa vai apertar. Temos que aguardar para ver como será a reação”, recomendou o líder municipalista.
30 DIAS DE JANELA
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, por unanimidade, este mês, a incorporação do Partido Social Cristão (PSC) pelo Podemos (Pode). Agora os filiados que detêm cargos eletivos terão 30 dias de janela em que poderão deixar a legenda sem ferir a legislação da fidelidade partidária.
GEO E JOSMUNDO
No Tocantins, dois casos estão nos holofotes: o do deputado estadual Júnior Geo (PSC), que é pré-candidato a prefeito de Palmas; e o do vereador da Capital Josmundo Vila Nova (Podemos).
COM RENATA ABREU
Júnior Geo terá reunião esta semana com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, para discutir seu futuro partidário.
TIAGO, QUE É LIGADO A DIMAS, QUE É LIGADO A GOMES
No Tocantins, o Podemos está sob o comando do ex-deputado federal Tiago Dimas, cujo grupo é umbilicalmente ligado ao ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, companheiro de todas as horas do presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, partido que tem importantes pré-candidatos a prefeito de Palmas: a deputada estadual Janad Valcari, que lidera as pesquisas, e os federais Filipe Martins e Eli Borges.
O DIRETÓRIO METROPOLITANO
Na Capital, o grupo dos Dimas tem discutido no sentido de colocar Júnior Luiz na presidência metropolitana.
EDUARDO E CINTHIA
Nos bastidores, diante da proximidade que ficou clara entre a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e família Siqueira Campos, cresceram as especulações de que o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (UB) é forte pré-candidato à sucessão a ter o apoio dela no ano que vem. Cinthia esteve muito presente desde o anúncio da morte do ex-governador e tomou a iniciativa de fazer a missa de sétimo dia na segunda, 10.
TAMBÉM QUEREM O APOIO
Lembrando que os deputados estaduais e pré-candidatos Júnior Geo e Vanda Monteiro (UB) têm interesse nesse apoio de Cinthia às suas pré-candidaturas.
UM FORO À DIREITA
Candidato à Presidência da República em 2022, Padre Kelmon (PTB) é o articulador da versão bolsonarista do Foro de São Paulo, organização de partidos e coletivos de esquerda. Ele está à frente do chamado Foro pelo Brasil, que reúne apaixonados pelo “mito” como as deputadas Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP) e o senador Magno Malta (PL-ES). Quem contribuiu muito com as articulações de Padre Kelmon foi uma personalidade que se tornou conhecida na política tocantinense no ano passado: o empresário Alex Kawano, ex-presidente regional do PTB.
FORO PELO BRASIL TOCANTINS
E os bolsonaristas daqui já estão até organizando o Foro pelo Brasil Tocantins, que até já tem grupo de WhatsApp. O estado deve, inclusive, receber um evento com importantes celebridades desse universo da direita. Ainda não há data para ocorrer. Do Tocantins, um que tem se mostrado forte apoiador do foro é o deputado federal Eli Borges, que presidente a Frente Parlamentar Evangélica. Diga-se: os comandos nacional e estaduais terão à frente pastores e padres conservadores, depois virão parlamentares (senadores e deputados federais) e, por fim, haverá conselhos por temas de interesse da direita.
PRESO O CHARADA DO CERRADO
A Polícia Civil viajou pelo universo do HQ para prender um suspeito de ser o responsável por articular a série de assassinatos que assustou Palmas, que virou, pela operação deflagrada, Gotham City. Se bem que a cidade parecia mesmo, até a alguns dias, a cidade de Batman, tomada pelos criminosos. Agora, com a prisão do Dad Charada, a coisa deve melhorar. Aliás, a PC diz que faz 16 dias que não há mais assassinatos. Nosso Charada do Cerrado queria matar 100 rivais até o final do ano, mas nossos heróis entraram em ação e Gotham, ops, Palmas, voltou a ser uma cidade pacata.
NO PARAGUAI
Moradora de Caseara, município inserido na APA Ilha do Bananal/Cantão, técnica em agropecuária, estudante do curso de Auxiliar de Medicina Veterinária e participante do curso de Formação de Jovens em Comunicação e Justiça Climática, Caylane Gleize de Souza, de 18 anos, representou o Tocantins no Encontro Trinacional “Nosso território é nossa casa”, organizado pelo Coletivo de Mulheres do Grande Chaco Sudamericano, no Paraguai, na semana passada. Ela foi indicada pela Associação Onça D’água a participar do curso de formação da Coalizão Vozes do Tocantins, que ocorre desde março e chegará ao fim em agosto, e graças a esse contato, a jovem teve a oportunidade de participar do evento, com o apoio da Fundación Avina e da Vac Brasil – Vozes Pela Ação Climática Justa.