VICENTINHO RODA O ESTADO PRÓ-LULA
O ex-senador Vicentinho Alves (Progressistas) está empolgado com a campanha de segundo turno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele tem viajado por todo o estado, concedendo entrevistas a TVs e rádios, defendendo a candidatura do petista, que, inclusive, estava na presidência quando Vicentinho era deputado federal (2007-2010). Como senador, ele exerceu o mandato no governo de Dilma Rousseff (PT) — 2011-2016 — e de Michel Temer (MDB) — 2016-2018.
OBRAS DE LULA E DILMA
Em Araguaína, Vicentinho tem contado nas suas entrevistas que quase todas as importantes obras da cidade nos últimos anos são resultado de investimentos dos governos petistas, sobretudo de Lula, bem como as de Colinas. Ele lembra ainda que quem poderia ser testemunha neste momento da importância dos governos do PT para o Tocantins é o saudoso senador João Ribeiro.
CAMINHADA POR PORTO
Os apoiadores de Lula realizarão uma caminhada pelas ruas de Porto Nacional, berço político de Vicentinho, a partir das 15h30 deste sábado, 15.
PSB COM LULA
O PSB de Carlos Amastha, que segue descansando em Nova York, declarou apoio nesta sexta-feira, 14, à candidatura de Lula. No primeiro turno, Amastha, que era candidato a senador, preferiu não se manifestar. A discussão do PSB com a Frente Pró-Lula foi conduzida no Tocantins pela presidente metropolitana do partido, Amanda Sobreira, que é diretora da Fundação João Mangabeira e integrante da direção nacional da sigla.
LAUREZ SINTONIZADO COM WANDERLEI
O vice-governador eleito Laurez Moreira (PDT) está sintonizado com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Sinal disso é que decidiu também se manter quieto neste segundo turno, acompanhando a postura de Wanderlei, que optou pela neutralidade nesta polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
ALCAGUETA NA ADVOCACIA
Advogados que defendem a candidatura de Lula dizem que há colega deles levantando seus nomes para apresentar a agropecuaristas bolsonaristas. Um dos que foram às redes sociais denunciar foi o ex-presidente da OAB Tocantins Ercílio Bezerra. Numa postagem no Twitter, Ercílio bateu forte: “A imbecilidade e idiotia ideológica dos bolsonaristas não têm limites, mas mesmo assim é inimaginável ver advogado formando lista com nomes de colegas progressistas para ser entregue aos neofascistas do agronegócio. Dia 30 daremos um basta nisso tudo”, avisa.
Confira o post:
ASSÉDIO ELEITORAL A PREFEITOS
Prefeitos do estado também estão reclamando do assédio eleitoral de alguns políticos tocantinenses. Segundo alguns disseram à coluna, políticos fortes do estado querem de todo jeito que eles entrem na campanha de Bolsonaro. “Tem gente no Tocantins com mais medo do Lula do que da morte. Pode apostar”, afirmou um deles à coluna.
CÉLIO QUER DISPUTAR PREFEITURA DE ARAGUAÍNA
O deputado federal Célio Moura (PT), que não foi reeleito, apesar de ter dobrado a votação, já se prepara para disputar a Prefeitura de Araguaína. Na cidade, ele fez 5.157 votos no dia 2. É o segundo nome que coloca a pré-candidatura em movimento. Quem também disse à coluna que pretende concorrer em 2024 é o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos).
JANAD VENCE CINTHIA NA DISPUTA PELA ALETO
A presidente da Câmara, Janad Valcari (PL), foi a candidata a deputado estadual mais bem votada de Palmas. Ela venceu o candidato da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), Eduardo Mantoan (PSDB). Janad fez 13.444 votos contra 9.135 para Mantoan, ambos foram eleitos. O terceiro colocado na capital foi o deputado reeleito Júnior Geo (PSC), com 7.601 votos; e o quarto, Leo Barbosa (republicanos), com 7.193.
PALMAS CONFIRMA TENDÊNCIA CONSERVADORA
Na disputa para deputado federal, Palmas confirmou sua tendência conservadora ao dar as duas maiores votações para dois evangélicos ferrenhos e tradicionais: Filipe Martins (PL) recebeu 13.051 votos e Eli Borges (PL), 10.304. Ambos foram eleitos. Os outros dois bem votados na capital para a Câmara foram Antônio Andrade (Republicanos), com 9.342 votos; e Ricardo Ayres (Republicanos), com 6.124. Lembrando que o presidente Bolsonaro venceu em Palmas com larga vantagem, apesar de ter sido derrotado por Lula no Tocantins: 88.034 votos para o atual presidente (54,7%) contra 38,06% para o petista.
OPOSIÇÃO SE MOVIMENTA EM MIRACEMA
A oposição de Miracema já começou a discutir a eleição da mesa diretora, que acontecerá em 15 de dezembro. Nesta sexta-feira, 14, se reuniram os vereadores Cabo Agenor (SD), Professor Lucas (PT), Thaller Rogério (Republicanos) e Tânia Precata (PSD). O desafio do grupo agora é conseguir mais dois votos. O atual presidente é Núbio Gomes (MDB), é aliado da prefeita, que, portanto, conta com 7 dos 11 parlamentares em sua base.
LUMINÁRIAS COM 5G
A Prefeitura de Araguaína finalizou a instalação das primeiras 15 luminárias inteligentes que fazem parte do projeto piloto da implantação da tecnologia 5G na cidade. Conforme o município, a iniciativa é da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que disponibilizou os equipamentos para Araguaína e mais 13 cidades selecionadas no País que estão em processo de transformação digital acelerada.