UM FIASCO
O ato na Praça dos Girassóis em prol da candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), na noite dessa terça-feira, 25, foi um fiasco em termos de público, apesar das importantes presenças no palanque. Destaque para o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o senador Eduardo Gomes (PL), líder de Bolsonaro no Congresso Nacional, da senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB) e de vários deputados e prefeitos.
PRESSÃO FORA DOS PADRÕES
Em relação aos prefeitos, alguns deles insistiram com a coluna na reclamação de que estão sendo extremamente pressionados a entrar na campanha de Bolsonaro e que foram levados na marra para esse evento na praça. Segundo afirmaram, as imposições fogem aos padrões até do bom senso.
NADA DE PALANQUE
Vários deles, inclusive, arrumaram desculpas para não subir no palanque na Praça dos Girassóis. Segredaram à coluna que votam em Lula, bem como não tem trabalhado e não vão trabalhar em busca de votos para o atual presidente.
COM FACA NO PESCOÇO
De toda forma, como estão com facas colocados no pescoço por senadores, deputados e produtores rurais, participam dos eventos em que são obrigados a ir, mas não se envolvem na campanha propriamente dita.
PÚBLICO MINGUADO
Os prefeitos revelaram que os poderosos que estavam no palanque nessa terça ficaram completamente insatisfeitos com o público minguado que ocupava uma parte minúscula da Praça dos Girassóis. “Com governador, dois senadores e vários deputados presentes, o público foi uma tremenda vergonha”, afirmou um prefeito.
WANDERLEI NO PRAGMATISMO
O governador Wanderlei Barbosa não mostrou qualquer frustração, nem, claro, entusiasmo. Na verdade, também levado no beiço para a campanha de Bolsonaro, qualquer palaciano sabe que o apoio dele ao presidente é meramente pragmático.
1º ENCONTRO DE GOMES E WANDERLEI
O evento bolsonarista dessa terça marcou o primeiro encontro público entre Wanderlei e Gomes após as eleições. Os dois estiveram em campos opostos nas disputas estaduais. O senador apoiou a candidatura a governador de Ronaldo Dimas (PL).
MAIS PEDIATRAS
O deputado estadual Júnior Geo (PSC) quer que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) contrate pediatras para o Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas. Ele apresentou requerimento em regime de urgência na sessão ordinária dessa terça-feira.
TRABALHO NÃO PARA
O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 26, para comemorar o primeiro ano de gestão do governador Wanderlei Barbosa, ocorrido no dia 20, data em que o ex-governador Mauro Carlesse (Agir) foi afastado pelo STJ. Após elencar várias conquistas da atual gestão, Valdemar contou que o que o deixou mais “satisfeito e animado” com o que ouviu de Wanderlei ao ir cumprimentá-lo emana passada pela vitória no dia 2: “Foi ele me dizer que o trabalho não para, e que está apenas começando, para que possamos fazer do Tocantins, o melhor Estado da região Norte do país e o melhor Estado para se viver neste Brasil”, disse o deputado da tribuna, e concluiu: “É desta maneira que eu tenho certeza que a gente vai tocar os próximos 48 meses, com muito trabalho”.
MINISTRO DA INFRAESTRUTURA
Wanderlei recebe na manhã desta quinta-feira, 27, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Segundo a Secretaria Estadual da Comunicação, serão feitos “anúncios importantes para a infraestrutura” do Tocantins. Nada foi revelado.
ADVOGADO PARA O TRE-TO
O pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) terá que eleger na sessão do dia 3 outro advogado para compor a lista tríplice para cargo juiz membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Segundo a Corte, a eleição vai ocorrer porque o TSE rejeitou um dos advogados que compunha a lista tríplice definida em maio. Foi rejeitado o nome da advogada Marinólia Dias dos Reis. Os outros dois nomes que compõem a lista são os advogados Alexsander Ogawa e Hayner Asevedo da Silva.