PREFEITOS NA CODEVASF
Entre prefeitos o que se diz é que os senadores Dorinha Seabra Rezende (UB) e Eduardo Gomes (PL), com o deputado federal Carlos Gaguim (UB), querem aproveitar um evento da Codevasf em Palmas, na segunda-feira, 14, para dizer eles vieram à Capital para declarar apoio à candidata do PL, Janad Valcari. Na segunda serão entregues caminhonetes aos municípios, às 9 horas. Por isso, esses prefeitos disseram à coluna que Gaguim conta que vai reunir 80 prefeitos para declararem apoio à candidata do PL. Eles até enviaram esta semana um comunicado a todos os prefeitos.
FALTA DE DOCUMENTO
No comunicado, eles informam que uma entrega de tratores foi cancelada por falta de documentação, já que dos 80 beneficiários apenas 6 entregaram. Mas confirmaram ato das caminhonetes para segunda, às 9 horas. O comunicado é assinado por Dorinha, Gomes e Gaguim.
PLOTAGEM DE CARRO EM ESTACIONAMENTO DE SECRETARIAS
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra veículos sendo plotados em secretarias estaduais na Praça dos Girassóis, em Palmas. O governador Wanderlei Barbosa (Repu) disse à coluna que não é crime, já que “todos os estacionamentos de Palmas são públicos”. O secretário estadual da Comunicação, Márcio Rocha, ponderou que o vídeo “não é ostensivo” e “aquele que está adesivando pode ser o próprio dono” do veículo. Ao fundo um grupo de pessoas assiste à movimentação. Essa plotagem era pró-Janad ou pró-Eduardo? Será que um grupo do candidato do Podemos ousou ir até o estacionamento da secretaria de Estado plotar veículos?
PÍLULAS TAMBÉM SÃO IGUAIS
Neste segundo turno, além de Janad e Eduardo terem os mesmos tempos de TV e rádio, 5 minutos cada por bloco, ambos têm 12min30s de pílulas, que, transformadas em 30 segundos, dá 30 para cada um.
CIRO NOGUEIRA DEFENDE VICENTINHO
O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), gravou vídeo em que parabeniza o presidente do partido no Tocantins, deputado federal Vicentinho Júnior, e o vice-presidente, deputado federal Lázaro Botelho, pelo desempenho da sigla nas eleições de domingo. 6. O Progressistas elegeu 15 prefeitos, 25 vice-prefeitos e 172 vereadores. Nogueira também descarta qualquer relação de Vicentinho Júnior com as pautas da esquerda. “Olha, ninguém tem mais autoridade para falar em conservadorismo do que eu […] e quero afirmar que ninguém tem defendido mais as pautas dos conservadores do nosso país do que o deputado Vicentinho”, garantiu.
APÓS APOIO A EDUARDO
Os ataques a Vicentinho começou depois que ele anunciou apoio ao candidato Eduardo Siqueira Campos, que é de um político tradicionalmente de direita, mas que conta com o apoio da esquerda por ser contra a candidatura do PL, de Janad Valcari.
EX-PREFEITO FERNANDES COMEMORA
O ex-prefeito de Figueirópolis Fernandes Rodrigues tem o que comemorar com o resultado da eleição da cidade, onde o também ex-prefeito José Fontoura Primo (Repu) foi eleito domingo, 6, com 50,53% dos votos contra 45,81% para a atual prefeita Jakeline (PSD). É que Fernandes apadrinhou a candidatura de Jakeline em 2020 e agora foi fundamental para derrotá-la. De quebra, o filho de Fernandes, Fernando Fernandes (UB), foi eleito vice-prefeito.
QUEBROU O PRÓPRIO RECORDE
O prefeito Celso Morais (MDB) se tornou o mais votado da história de Paraíso, com 21.892 votos. Ele quebrou o próprio recorde de 2020, quando chegou ao primeiro mandato com 15.899 votos. Além disso, Celso fez 11 dos 15 vereadores da cidade.
MAIOR VOTAÇÃO DE PEDRO AFONSO
Outro prefeito que bateu recorde de votação foi o de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (Progressistas). Ele foi reeleito com 71,35% dos votos dos válidos no domingo, 6. Foram 6.256 votos contra 28,65%, ou 2.512 votos, para seu adversário, Jader Mariano (PDT). A diferença entre os dois foi de 3.744 votos, informa o site Centro Norte Notícias (CNN).
DE VOLTA AO GABINETE DE VICENTINHO JR
Após passagem pela Frente Parlamentar da Agropecuária, o ex-presidente da Fomento Maurílio Ricardo retornou à chefia de gabinete do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), onde ficou de novembro de 2018 até junto de 2022. Ele foi em seguida ser chefe de gabinete do presidente do Incra, depois comandou o gabinete do deputado federal Lázaro Botelho (PP), indo, então, para a Frente Parlamentar da Agropecuária.
BILHETE DO CT
Caro prefeito reeleito Ronivon Maciel,
No final de 2023, fui lançar meu livro “A noiva e outros contos políticos” na Feira Literária que sua gestão realizou durante a Semana da Cultura. Um evento magnífico, simples e econômico que outras prefeituras do Estado poderiam realizar, incentivando a literatura entre a população e as centenas de autores de todo o Tocantins, que não têm um espaço privilegiado desses para apresentar seu trabalho. Mas, infelizmente não o fazem. Ali percebi uma gestão diferenciada, um excelente secretário da Cultura e um espaço muito bom para eventos do setor. Afinal, nada mais justo pelo simples fato de Porto Nacional ser o berço cultural do Estado.
Sua campanha conquistou grande volume ao logo das semanas, primeiro, devido à preferência dos líderes por sua candidatura — em peso o escolheram em detrimento do nome do Palácio, atropelado em Porto Nacional e em algumas das principais cidades, como Paraíso e Araguaína. Esses líderes, na sua maioria, sempre me explicavam que não se tratava de nada contra o deputado federal Toinho Andrade, filho de Porto, de família tradicional, boa pessoa e de relevantes serviços prestados à cidade e ao Estado. Mas da facilidade do trato com você, da forma humilde que sempre se relacionou com todos eles e com a sua população e pela seriedade que imprime à gestão.
Foi a sensação que tive no contato com o prefeito naquele dia em que lancei o meu livro em Porto Nacional. Mas é uma humildade que não abre não da qualidade técnica das obras e ações, e, sobretudo, da transparência das informações, que sempre que solicitadas pela nossa Redação, diante de algum questionamento que nos chegava, rapidamente, nos vinha a resposta.
Desejo que seus quatro anos sejam de muitas vitórias para Porto Nacional, que a cidade continue se desenvolvendo e investindo na cultura, setor em que é grande referência para o Tocantins e fundamental para a construção do Estado que todos queremos.
Saudações democráticas,
CT