UMA PREOCUPAÇÃO DOS GOVERNISTAS
Uma preocupação ronda a cabeça de aliados do Palácio de Gurupi que apoiam a pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Eduardo Fortes. É sobre a possibilidade da presença na convenção e, caso vá, do teor do discurso do senador Irajá, que é o presidente regional do partido de Fortes, o PSD. O que dizem é que a presença do senador, por si só, já seria do total desagrado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Agora, se Irajá for e atacar Wanderlei e sua gestão, aí azedará de vez para Fortes e para o vice-governador Laurez Moreira (PDT), com quem o governador já não anda nada bem e que é o principal aliado da pré-candidatura do deputado estadual.
BOMBEIROS EM CENA
Por isso, governistas dizem que bombeiros já entraram em cena para evitar que o incêndio comece. O objetivo desse grupo seria evitar que Irajá participe da convenção de Eduardo Fortes, que está marcada para o dia 5.
VEREADOR? SERÁ?
Um comentário que se amplifica nos bastidores é sobre a possibilidade de o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) deixar de lado seu projeto de voltar à prefeitura para disputar uma vaga de vereador na Câmara da Capital. Nada tem de pequeno nessa decisão, caso ela venha a ocorrer. Primeiro porque a Câmara de Palmas é uma “mini Assembleia”, diante da estrutura que têm os parlamentares e dos holofotes que são jogados sobre o Legislativo palmense. Segundo porque Amastha não seria a primeira personalidade que ocupou espaços maiores a buscar vaga de vereador. No plano nacional há casos de grandes estrelas da política que, após brilharem no Congresso, ocuparam cadeira em Legislativos municipais. Uma delas foi o senador, deputado federal e prefeito do Rio, Saturnino Braga, que também é do PSB. Ele se elegeu vereador em 1996 e em 1998 voltou a conquistar a vaga de senador. Outro caso é o do presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro, que conduziu o impeachment de Fernando Collor. Em 2004, ele se elegeu vereador de Porto Alegre (RS).
SHOWMAN
Um terceiro ponto a ser considerado é que, showman como é, Amastha faria rapidinho a Câmara girar em torno de si.
O VICE DE APRIJO
Em Miracema, o Progressistas, do ex-prefeito Júnior Evangelista, indicou o ex-vereador Ronaldo Noleto para ser o vice do pré-candidato do Solidariedade, Aprijo Ribeiro.
PDT VAI COM APRIJO
E em reunião na manhã desta quarta-feira, 24, o PDT decidiu também integrar a campanha de Aprijo. O partido havia adiado a decisão quando o atual vice da prefeita Camila Fernandes (Republicanos) anunciou que iria para a disputa contra sua companheira de chapa de 2020. Assim, a majoritária da oposição está definida.
VÂNIA PASSOS, A VICE DE CAMILA
Majoritária de Camila também definida. A professora Vânia Passos, do União Brasil, foi a escolhida para ser a vice da prefeita de Miracema. Outro nome que disputava a vaga era o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Fred Sodré (PSDB). Vânia é esposa do ex-secretário da Agricultura de Miracema na gestão do prefeito Moisés da Sercon, a produtor rural Roberto Passos. A pré-candidata foi diretora do campus da UFT na cidade e é muito querida pela comunidade acadêmica.
CELSO COM 10 DOS 13 VEREADORES
Em novo card em que convida a população para a sua convenção, que ocorre nesta quarta-feira, 24, a partir das 18 horas, no Serrano Park Hotel, o prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB), posa para foto com 10 dos 13 vereadores da cidade que apoiam sua reeleição.
NA LATA
A forma como o PDT de Paraíso comunicou à imprensa da reunião que teve nessa terça-feira, 23, com o vice-governador Laurez Moreira, presidente regional do partido, foi algo do tipo “entre o governador Wanderlei e você, ficamos com o governador”. “Na ocasião, deixaram claro que os membros do PDT de Paraíso alinharam o posicionamento junto com o Governador Wanderlei Barbosa, com o partido Republicanos e a pré-candidatura de Osires Damaso para disputar a prefeitura de Paraíso”, diz trecho do material distribuído à imprensa com destaque feito por esta coluna ao trecho “deixaram claro”. Na lata!
MESMO DIA E LOCAL
Até poucos dias pré-candidato a vice da chapa do ex-vereador Saboinha Júnior (Republicanos), o presidente do PDT de Guaraí, vereador Mikeias Feitosa, marcou a convenção da sigla para o dia 3, no mesmo local e dia em que ocorrerá a do União Brasil, da prefeita Fátima Coelho, e do Partido Liberal (PL), do vereador e pré-candidato a vice, Gleidson Bueno. A informação é do site Guaraí Notícias. Já à coluna, Mikeias não negou a possibilidade de o PDT agora se aliar a Fátima, mas disse que a decisão será tomada pelo conjunto do partido.
TUDO JUNTO E MISTURADO
O evento do União Brasil e PL está agendado para as 18 horas e o do PDT, para as 17 horas. Uma curiosidade é que essas convenções ocorrerão no Centro de Eventos José Wilson Saboia Nunes, o Saboião, uma homenagem o avô de Saboinha Júnior, inaugurado pela ex-prefeita e pré-candidata Lires Ferneda (Podemos).
CAMPANHA DE RONIVON FALA DE FAKE DE OTONIEL
O ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade, irmão do pré-candidato e deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), está sendo acusado pela campanha do prefeito Ronivon Maciel (UB) de distribuir uma fake news em grupos de WhatsApp. É que Otoniel teria postado um card com foto de Ronivon com a ex-senadora Kátia Abreu, com o senador Irajá e com o presidente Lula e os dizeres “O time da vitória tá formado!” A peça não faz parte da campanha de reeleição do prefeito. Abaixo da postagem, um membro do grupo comentou: “A que ponto chegamos. Até a oposição faz campanha. É sinal que já está incomodando muita gente”.
NÍCOLAS RECEBE ALEXANDRE
O pré-candidato a prefeito de Ipueiras pelo MDB, Nícolas Pedreira, recebeu nessa terça-feira, 23, o presidente regional de seu partido, o deputado federal Alexandre Guimarães. Nas redes sociais, Nícolas disse ter apresentado “um pouco mais da nossa amada Ipueiras” para Guimarães. “A parceria e o apoio total para construirmos uma Ipueiras melhor de verdade é e sempre será nossa meta”, avisou o pré-candidato.