A DÚVIDA DE MAURO MOTA
O suplente Mauro Mota (UB) deve decidir nesta segunda-feira, 5, se vai assumir a vaga deixada pelo vereador Márcio Reis (UB), que assumiu a presidência da Fundação da Juventude, em substituição a Marttha de Aguiar Franco, exonerada. A questão é que Mota preside a Agência de Mineração (Ameto). Se ele decidir ficar no comando do órgão estadual, a vaga de Márcio Reis pode ir para o segundo suplente do UB (em 2020 pelo PSL), Benna Maia.
O LADO POLÍTICO DA CAVALGADA
O destaque político do final de semana ficou por conta da 33ª Cavalgada, que integra a programação da 55º Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) e que foi realizada nesse domingo, 4. Em ano que antecede as eleições municipais, os três mais óbvios pré-candidatos a prefeito se destacaram desta vez sobre os políticos estaduais – estavam lá, entre outros, o governador em exercício Laurez Moreira (PDT), que, apesar de toda a história com o Tocantins, é ainda pouco conhecido do público araguainense; e o senador Eduardo Gomes (PL), que iniciou sua vida pública na cidade do norte antes de ter sido vereador de Palmas.
AVANT-PREMIÈRE DOS PRÉ-CANDIDATOS
Os três pré-candidatos que fizeram um avant-première de campanha eleitoral foram o atual prefeito, Wagner Rodrigues (SD), o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) e o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos).
WAGNER E JORGE
O prefeito Wagner cavalgou na comitiva do anfitrião da festa, o Sindicato Rural de Araguaína. Estrategicamente, Jorge Frederico preferiu não seguir à frente, como é a tradição dos líderes políticos, e desfilou no meio das comitivas.
OS SENADORES NA CAVALGADA
O senador Irajá (PSD) mantou uma tenda pequena para acompanhar a cavalgada, rodeado de poucas pessoas. Outro senador, Gomes também teve sua tenda, onde estava cercado por alguns vereadores, familiares e algumas lideranças locais.
POUCA TIETAGEM, MAS BEM RECEBIDO
A ausência do governador Wanderlei Barbosa, pela viagem ao exterior, foi sentida, mas, claro, compreendida. Por ainda ser pouco conhecido por lá, Laurez recebeu pouca tietagem, mas foi bem recebido. Ele abriu a cavalgada em um veículo aberto, acompanhado pelo deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) e pelo ex-deputado estadual Palmeri Bezerra.
COMPROMISSO COM WAGNER
Ainda sobre a indaga em torno do MDB de Araguaína, nos bastidores, os membros do partido dizem que havia compromisso do presidente regional Marcelo Miranda com o prefeito Wagner. O MDB teria recebido vários cargos na gestão municipal e esperava-se que, em contrapartida, ficaria sob o comando municipal de aliados do prefeito. Acabou indo para a oposição, com o ex-vereador Ferreirinha, tio e já cabo eleitoral do pré-candidato Jorge Frederico.
REPÚDIO A SECRETÁRIO EM LAGOA DA CONFUSÃO
O vereador Napoleão Dionísio (UB) emitiu nota de repúdio na sexta-feira, 2, contra o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Lagoa da Confusão, Marnandys Carlos Dorta, que, numa reunião na quinta-feira, 1º, que tratava a respeito de vaquejadas, “de forma gratuita e irresponsável”, teria agredido fisicamente Edmar Coelho Furtado, “além de proferir palavras ofensivas e de baixo calão” nas dependências da Câmara.
IRAJÁ COM LULA
O senador Irajá foi recebido pelo presidente Lula na quinta-feira para tratar da geração de empregos para a juventude e sobre a Hidrovia do Arco Norte, obra estratégica que permitirá a navegação comercial entre os rios Tocantins e Araguaia. Uma das ideias que Irajá apresentou a Lula é o projeto Poupança Jovem, para a destinação de poupança de R$ 5 mil para jovens que concluírem o ensino médio. Sobre hidrovia, o parlamentar lembrou o presidente que o projeto depende da remoção do Pedral do Lourenço, formações rochosas que impendem a navegação na divisa do Tocantins com o Pará. Segundo Irajá, essa obra é essencial para destravar o gargalo logístico e aumentar a competitividade da produção brasileira em mercados globais.