GEO VAI DE PSDB
Está fechado: o deputado estadual Júnior Geo (sem partido) vai mesmo para o PSDB. O entorno dele conta que a solenidade de filiação do parlamentar ainda está sendo definida, se nesta sexta-feira, 5, ou neste sábado, 6. Nos bastidores, o que se diz é que prevaleceu a posição do deputado estadual Eduardo Mantoan, tucano e marido da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, presidente regional do PSDB.
TUCANOS DE BICO VIRADO
De toda forma, os tucanos da Camara — o próprio presidente da Casa, José do Lago Folha Filho, Major Negreiros e Eudes Assis — não estão gostando nada e dizem que viraram o bico.
SÓ NO FLERTE
Confirmada essa filiação, o “casamento” Cinthia/Carlos Amastha (PSB) naufraga antes de começar. Ficou só no flerte. Nem no namoro chegou.
VANDA MONTEIRO FORA DA DISPUTA
A pré-candidatura da deputada estadual Vanda Monteiro não vai avançar. Ela está fora do páreo depois que a executiva nacional do União Brasil baixou resolução para impedir a liberação dos parlamentares que querem concorrer às eleições municipais por outras siglas. Ela conseguiu a carta de anuência do presidente metropolitano, o deputado federal Carlos Gaguim, mas, sem o aval da nacional, nada feito. A justificativa é de que, se liberasse para uma, o UB teria que liberar para todos, o que significaria perder muito dinheiro de fundo partidário, no caso da saída de federais.
QUEM VANDA APOIARÁ?
O que já se pergunta é se Vanda vai apoiar a pré-candidata a prefeita escolhida pelo União Brasil, a deputada estadual Janad Valcari (PL), ou se vai buscar outro rumo.
COTA DO GAGUIM
Sobre o apoio do UB à reeleição do prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, que está, inclusive, se filiando à legenda, o que importantes quadros do partido explicam é que não foi uma decisão da presidente regional, senadora Dorinha Seabra Rezende, mas resultado de um acordo nacional, que dividiu o poder sobre os diretórios entre ela e Carlos Gaguim. No caso de Porto, ficou para o deputado definir, por isso o UB, dizem, não pode apoiar a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), que, como a coluna informou nessa quinta-feira, 4, foi ardoroso defensor de Dorinha junto ao Palácio em 2022.
RONIVON É ALIADO DE GAGUIM
Ronivon pediu votos para Gaguim em 2014 e 2022 e dobrou com o deputado em 2018, quando concorreu a vaga na Assembleia. Essas fontes explicam que, das principais cidades, Dorinha ficou com Araguaína, onde a sigla apoiará a reeleição de Wagner Rodrigues, também recém filiado; e ambos — a senadora e o deputado — definiram juntos os apoios em Palmas, com Janad, e em Gurupi, com Josi Nunes, outra filiada da legenda.
WANDERLEI PODE TER CASA EM ARAGUAÍNA NA CAMPANHA
Em Araguaína, aliados do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) dizem que está em estudo a locação de uma casa para que ele possa dar atendimentos na cidade duas ou três vezes por semana no período eleitoral. Claro que visa facilitar a atuação de Wanderlei nas eleições, mas também agilizar a audiências com os prefeitos do norte e Bico do Papagaio, que, assim, não precisarão se deslocar até Palmas, perdendo dois ou três dias precisos de campanha.
ATAÍDES É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO PELO NOVO
O ex-senador Ataídes Oliveira deixou o MDB e se filiou ao Novo, hoje sob o comando de líderes do agronegócio tocantinense. Assim, Ataídes já colocou sua pré-candidatura a prefeito de Palmas nas ruas. Ele disse à coluna que o Novo fará o lançamento de seu nome ainda em abril e articula para tentar trazer líderes nacionais para o evento, como o governador de Minas, Romeu Zema; o presidente nacional da sigla, Eduardo Ribeiro; e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que, além de membro do Novo, é amigo de Ataídes.
DELMA FREITAS COM JANAD, MAS NO PROGRESSISTAS
As adesões à pré-candidata do PL em Palmas, Janad Valcari, ganharam intensidade nesta reta final da janela partidária. São muitos os nomes que ela tem anunciado. Entre eles, Delma Freitas (Progressistas), esposa do vereador Rogério Freitas (PSD), que tem três mandatos na Câmara da Capital e é primeiro suplente de deputado estadual. Por ser suplente do deputado Eduardo Fortes (PSD), como a coluna já havia antecipado, Freitas não vai à reeleição na Câmara. Como Fortes está bem colocado na disputa de Gurupi, caso seja eleito, o vereador da Capital assumirá a vaga na Assembleia.
GLEYDSON VAI PELO PL
Outro apoio recebido por Janad foi o do apresentador Gleydson Ricardo, da Tocantins TV, que é pré-candidato a vereador e vai disputar novamente pelo PL. Ele concorreu em 2016, ficando na terceira suplência com 975 votos, e em 2020 alcançou a primeira suplência do Republicanos com 950 votos.
MARILIS VAI À REELEIÇÃO PELO PDT
Em Gurupi, a vereadora Marilis Fernandes deixou o Progressistas e vai buscar a reeleição pelo PDT do vice-governador Laurez Moreira e do deputado estadual Gutierres Torquato.
JORNALISTA RÉGIS CAIO TAMBÉM VAI BUSCAR VAGA NA CÂMARA
Quem também vai buscar vaga na Câmara de Gurupi é o jornalista Régis Caio, que acabou de se filiar ao Republicanos. A filiação dele foi abonada pelo presidente municipal da legenda, Edinho Fernandes, e pelo presidente estadual, o governador Wanderlei Barbosa. “Agradeço ao Edinho Fernandes, que vem fazendo um ótimo trabalho na montagem do partido em Gurupi e que me fez o convite, e ao governador Wanderlei, que é hoje um dos melhores do Brasil no quesito gestão e preside o partido no estado”, disse Régis. Segundo ele, a sigla está alinhada com seus valores e princípios, como a promoção da família, o desenvolvimento econômico e social e a busca por soluções que atendam às demandas da população.