ESTÁ MAPEADA
Já está mapeada a distribuição das estruturas federais no Tocantins entre os partidos aliados do governo federal. Os maiores beneficiados são o PT, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que indicará os quadros de 13 delas, e o Republicanos, sigla que fez três deputados federais e que terá 11 órgãos.
A COTA QUE CABE AO PT…
Os petistas terão Correios, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ICMBio, Delegacia Regional do Trabalho, Conab, Serpro, Pesca, Iphan, Cultura, Geap, Agência Nacional de Mineração (ANM) e Embrapa.
…E AO REPUBLICANOS
O Republicanos vai abocanhar Ministério da Saúde, Funai, Ministério da Agricultura, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Anvisa, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Eletronorte, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Dnit, INSS e Caixa.
LUANA NA CODEVASF
PV e PSB dividirão o Ibama; e os pevistas ainda ficarão com Banco do Brasil. PCdoB indicará o IBGE e ainda compartilhará com o senador Irajá (PSD) a Codevasf – ambos estão indicando a ex-deputada estadual Luana Ribeiro. O senador ainda terá a indicação do Banco da Amazônia.
ACORDO FIRMADO NESTA SEXTA
O acordo para essa distribuição deve ser firmado pelos partidos nesta sexta-feira, 3. Algumas estruturas foram muito disputadas, caso da Codevasf, que o Republicanos queria de todo jeito.
ZÉ ROBERTO X CÉLIO MOURA
Internamente, os partidos ainda definem nomes. Uma disputa acirrada está no PT pelo Incra. O ex-deputado estadual José Roberto, com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e o ex-deputado federal Célio Moura, com apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), estão em pé de guerra pelo órgão.
BELÉM NA CULTURA
Para comandar a representação do Ministério da Cultura no Estado, o PT vai indicar o ator e professor de teatro Cícero Belém.
ADIN VEXATÓRIA DO PSB
O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), escolhido presidente da Assembleia para o biênio 2025/2026, classificou à coluna de “vexatória” a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do PSB contra a eleição antecipada da mesa diretora da Casa. Ele lembrou que até o deputado do partido, Moisemar Marinho (PSB), votou nele e assinou os documentos referentes à sessão.
QUEM NÃO TEM MANDATO RECLAMA
Léo disse que a eleição foi estabelecida por alteração regular na Constituição estadual e no Regimento Interno, todo o rito legislativo foi rigorosamente seguido e respeitado, todos os 24 deputados assinaram o termo de acordo com a sua concordância, tudo lavrado em ata, com total segurança jurídica. “Nenhum deputado reclamou, e agora que nem mandato tem quer questionar?”, fez o próximo presidente do Legislativo estadual.
NÃO INVENTOU A RODA
O deputado garantiu estar tranquilo em relação à Adin. “Além termos respeitado todo o rito, não é uma novidade, não inventamos a roda. Outras casas legislativas estão fazendo essa antecipação, caso da Assembleia do Piauí”, exemplificou.
CALOROSO CUMPRIMENTO
Ainda sobre a posse na Assembleia nessa quarta, 1º, foi longo e caloroso o cumprimento entre a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e a deputada estadual Janad Valcari (PL). As duas foram inimigas viscerais quando Janad estava no comando da Câmara da Capital (2021/2022), contudo, o clima entre elas parece ter se amainado nesse processo de articulação da mesa diretora da Aleto. Janad quebrou o gelo dias desses com o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), numa reunião da casa do colega deles de Parlamento Valdemar Júnior (Republicanos), e deixou claro que o momento agora é outro.
Assista o caloroso cumprimento de Janad e Cinthia:
RECIPROCIDADE
Fato é que Janad foi eleita segunda secretária na chapa do presidente Amélio Cayres (Republicanos) e Mantoan para o mesmo cargo na chapa de Léo Barbosa. E ambos tiveram 24 votos. Logo, um votou no outro.
SINPOL EM ELEIÇÃO
O Sindicatos dos Policiais Civis do Estado (Sinpol) está em processo eleitoral com três chapas. Pela situação, apoiada pela atual presidente Suzi Francisca, que também compõe a chapa, concorre à presidência Naídes César Silva; os dois outros candidatos são o ex-presidente do sindicato Ubiratã Rebello e o ex-vereador de Palmas Hélio Santana. A eleição será no dia 28 de fevereiro.
VANDA QUER DISPUTAR PREFEITURA DE NOVO
Empossada para seu segundo mandato de deputada estadual, Vanda Monteiro (UB) quer voltar a disputar a Prefeitura de Palmas. Ela aposta em seu crescente desempenho eleitoral na Capital. Foram 1,8 mil votos para vereadora em 2016; 5,1 mil em 2018 para estadual e, em 2022, 7,3 mil. Nas eleições municipais de 2020, ela ficou na quinta colocação, com 11.079 votos.
CONFRATERNIZAÇÃO DA BANCADA
Deputados e senadores tocantinenses fizeram na noite dessa quarta-feira uma festa de confraternização com familiares, amigos e líderes de todo o Estado na churrascaria Nativas, em Brasília. A organização foi do deputado Vicentinho Júnior (Progressistas) e contou com a presença de quase toda a bancada federal, com exceção do senador Irajá. O deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) defendeu união total dos parlamentares, e disse que acredita que o bloco do Estado vai trabalhar sem levar em conta a cor partidária de cada um. “A nossa União é pelo Tocantins. Eu acredito que vamos fazer o melhor pelo Estado”, ressaltou. O vice-governador Laurez Moreira (PDT) representou o governo do Estado na confraternização.
NORMALIZAÇÃO ATÉ SEGUNDA
O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Fábio Chaves, está otimista com a evolução do processo de integração do sistema pela prefeitura. Segundo ele, os trabalhos de normalização evoluíram bem desde segunda-feira, 30, quando faltaram até motoristas para operar, porque a empresa Miracema Transportes não quis continuar transportando passageiros até terça, 31. Chaves avalia que até segunda feira, 6, o sistema volte ao que é considerado normal.
EFETIVO REFORÇADO
A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) reforça desde segunda-feira o patrulhamento nas estações de ônibus. O superintendente da GMP, inspetor Amorim Júnior, explica que o patrulhamento no horário de maior fluxo de passageiros nas estações visa dar maior segurança aos usuários do transporte público, enquanto estão sendo realizadas as adequações para melhorias no serviço prestado pela prefeitura.