OUTRO NOME PARA A IGUALDADE RACIAL
A Secretaria Estadual da Igualdade Racial, que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) está criando, poderá ter como titular uma indicação dos presidentes do PT, José Roberto, e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), José Roque. O indicado dos dois, conforme a coluna apurou, é o ex-vereador petista de Conceição do Tocantins Drawlas Ribeiro, que é professor de sociologia.
INGRESSO DO PT
De acordo com petistas, a indicação de Drawlas marcaria o ingresso do PT no governo Wanderlei. A conversa estaria muito adiantada e o PT até se prepara para votar uma resolução em sua executiva sobre o tema após o retorno do governador, que está em Dubai, participando da COP28.
CÉLIO MOURA QUER IMPEDIR
Contudo, o grupo do ex-deputado federal Célio Moura já se movimenta para tentar barrar o acordo entre o presidente do PT e o governador Wanderlei, mas, de acordo com petistas de bom trânsito, Célio não teria força interna para impedir a indicação. Esses petistas também contam que o ex-deputado Paulo Mourão – que disputou o governo do Tocantins contra Wanderlei em 2022 – já sabe da história, mas não está gostando nadinha.
DOIS GRUPOS E DIVIDIDOS
A abertura da tradicional Copa do Craque no final de semana mostrou que o clima pré-eleitoral de Gurupi está realmente começando a esquentar. Dois grupos estavam divididos. De um lado, o da prefeita Josi Nunes (UB), com o empresário Cristiano Pisoni, que dizem que é um forte candidato a vice; e, do outro, o do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), com o governador em exercício Laurez Moreira (PDT) e seu filho Juarez Moreira, apontado como um possível candidato a vice da oposição.
“MINHA VEREADORA”
Causou burburinho quando Laurez chamou a vereadora Marílis Fernandes (PP) de “minha vereadora em Gurupi”. Os demais pré-candidatos à Câmara ficaram enciumados.
SÓ OBSERVA
Em Araguaína, aliados dizem que o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) só observa o cenário, neste momento, sem pender para o prefeito Wagner Rodrigues, nem para o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), os dos principais pré-candidatos ao Paço de 2024. O parlamentar tem ótima conversa com Wagner e aguarda o governo cumprir a promessa de lhe abrir espaço na máquina estadual. Esses aliados garantem que a promessa do Palácio até agora não passou disso: promessa.
TROMBOSE BILATERAL
Por falar em Alexandre, o deputado passou por procedimento médico por conta de uma trombose bilateral nas pernas. Segundo ele, a problema é resultado de suas “intensas caminhadas de forma imparável nos entregando integralmente para melhor representar nossa gente”. Por recomendação médica, Alexandre está cumprindo três dias de observação, antes de retomar a agenda. “Tinha inúmeras agendas a serem cumpridas no Estado nesses dias, mas essa paralisação é necessária para voltarmos ainda mais firmes aos nossos propósitos”, avisou.
CURSO ONLINE
Com 30 anos de experiência, a contadora Vanda Paiva está gravando um curso online de contabilidade eleitoral que vai lançar em breve. Vanda é a profissional mais procurada pelos candidatos de todos os níveis no Tocantins quando se trata de contas eleitorais, um campo em que muitos caem diante da Justiça por falta de cuidados.
REDUTOR DE VELOCIDADE
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Tocantins, Renan Bezerra, atendeu solicitação do secretário estadual da Governadoria, Osires Damaso, para instalar redutor de velocidade eletrônico e colocar quebra-molas no perímetro urbano da BR-153, em Paraíso. Segundo Damaso, essas medidas devem começar a ser tomadas ainda nesta semana.
LUTO
Faleceu no sábado, 9, dona Célia Alves Santana, em Colinas. Ela tinha 82 anos e é mãe do ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual José Santana e da ex-deputada estadual Amália Santana. Nossos sentimentos a toda a família.
RECESSO A PARTIR DO DIA 20
A coluna Em Off entrará em recesso no dia 20 e volta aos bastidores a partir de 8 de janeiro.