AVALANCHE DE CRÍTICAS
Um postagem do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no Instagram — apagada rapidinha — está dando o que falar. Na manhã dessa segunda-feira, 23, com seu colega governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ele foi com o ministro do Transporte, Renan Filho, acompanhar a situação do local do acidente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Estreito, no Maranhão, a Aguiarnópolis, no Tocantins. Já à noite, em Campo Alegre, num rancho, Wanderlei publicou foto sentado numa rede e comendo peixe frito. À postagem, seguiu-se uma avalanche de críticas de internautas, que viram uma certa insensibilidade do governador diante da tragédia e do luto vivido pelo Estado.
“ESTADISTA SOLIDÁRIO E EMPÁTICO”
Quem aproveitou para engrossar o coro dos indignados foi a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB). Em seu perfil nas redes sociais — sem citar nome mas com endereço certo –, ela ironizou: “Quando a gente acha que a dor não pode ser maior, eis que surge um ‘estadista’ solidário e empático com as vítimas da tragédia”. Depois cutucou: “Decreta 3 dias de luto oficial, volta para sua confortável rede para descansar, comer um peixinho frito e postar no Instagram. Afinal, o sofrimento é alheio”.
MANTOAN SE SOLIDARIZA COM ASSESSOR E FAMILIARES
O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) divulgou nota de solidariedade pelo desabamento da ponte, principalmente pelo fato de entre os desaparecidos estarem o vereador de Novo Repartimento (PA) Ailson Gomes Carneiro — o pai do servidor do gabinete do parlamentar na Assembleia Pablo Carneiro — e a esposa dele, Elisângela Santos Chagas.
SHOW PARA ANESTESIAR A DOR DAS FAMÍLIAS
O vereador eleito de Palmas Carlos Amastha (PSB) também foi às redes sociais para falar sobre o acidente da ponte, mas para criticar os discursos de solidariedade dos políticos, que chamou de “inacreditáveis” e “shows para anestesiar a dor das famílias”. “O que tem que apurar é a responsabilidade CRIMINAL [sic] das autoridades envolvidas”, defendeu. Para ele, “em qualquer lugar sério do planeta cabeças já teriam rolado e estaríamos focados nos responsáveis”. E alfinetou por fim: “Enquanto isso 2024 fecha com mais de [R$] 50 bilhões em emendas parlamentares”.
NÃO FOI ACIDENTE
Amastha afirmou que o desabamento da ponte “não foi um acidente, mas uma tragédia anunciada”. “Foram avisados várias vezes, advertidos do que estava por acontecer”, ressaltou.
NOVATOS EM PORTO FORMAM “O TIME DO POVO”
Aliados garantem que o vereador Silvaney Rabelo (PRD), pré-candidato à presidência da Câmara de Porto Nacional, consolidou sua campanha ao garantir o apoio de pelo menos 11 dos 15 parlamentares. O grupo está se autodenominando “O Time do Povo”, com ampla maioria de vereadores estreantes. Eles asseguram que estão unidos e que seguirão firmes a pouco mais de uma semana para a eleição da mesa. Silvaney foi eleito na base do prefeito Ronivon Maciel (UB).
DISPUTA EM TOCANTINÓPOLIS
Em Tocantinópolis, a disputa pela presidência da Câmara está entre o vereador Alzirinho Gomes (PP) — à dir. — e o atual presidente do Legislativo, Irmão Jairo (UB), o mais votado da cidade. Alzirinho é sobrinho do prefeito eleito Fabion Gomes (PL), mas o que se diz em Tocantinópolis é que o candidato do próximo gestor a presidente da Câmara é o Irmão Jairo. Ambos são da base do prefeito eleito.