REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ALETO
A proposta do Palácio para a reforma da Previdência do Estado vai entrar na Assembleia nesta semana. Um primeiro projeto chegou no final do ano passado, mas, a pedido de deputados e sindicatos, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decidiu retirá-lo para uma discussão mais aprofundada, o que ocorreu no primeiro semestre, quando o debate sobre a reforma foi ampliado. Agora será votado e aprovado, garantem governistas.
EM DEFESA DA PC
E é a reforma da Previdência estadual que levou o deputado estadual Moisemar Marinho (PSB) a deixar o cargo de secretário extraordinário de Ações Governamentais e Parcerias Público-Privadas e voltar para a Assembleia. Moisemar fez o compromisso com a Polícia Civil de participar dos debates sobre a reforma em defesa da categoria.
OPERAÇÃO PARA FILIAR ALEXANDRE
A operação que vai garantir a entrada do deputado federal Alexandre Guimarães no MDB já está quase concluída. Faltam detalhes, garantem pessoas próximas. É o seguinte: o Republicanos vai ceder o parlamentar tocantinense para o MDB e, em troca, receberá o deputado federal do Pará Olival Marques.
A MÃO DOS BARBALHO
Assim, Guimarães comandará o MDB do Tocantins e Marques o Republicanos do Pará. Segundo aliados do tocantinense, para a operação, o papel dos Barbalho – os maiores caciques paraenses – foi fundamental. Guimarães é muito próximo à poderosa família.
PRESIDENTE DE HONRA
Ainda o que se diz é que ao ex-governador Marcelo Miranda será oferecida a presidência de honra do MDB estadual, que hoje ele comanda. Como a coluna informou em outubro, Marcelo foi chamado a Brasília pelo presidente nacional do partido, Baleia Rossi (SP), quando teria sido comunicado da operação em andamento. Na época, Marcelo negou que a conversa com Baleia tenha tratado da filiação de Guimarães ou de troca de comando do MDB regional.
ALMOÇARAM
Porém, a coluna apurou que os dois – Marcelo e Guimarães – chegaram a almoçar e conversar bastante no dia seguinte à conversa do ex-governador com Baleia.
DEMANDA ANTIGA DOS DEPUTADOS
Sobre a nomeação do ex-deputado federal Osires Damaso (Podemos) como secretário executivo da Governadoria no lugar do ex-prefeito de Pedro Afonso Jairo Mariano (PDT), ela era uma demanda antiga dos deputados estaduais. Como é a pasta que faz a articulação política do Palácio e Mariano se colocou como pré-candidato a prefeito de Palmas, parlamentares dizem o clima não ficou bom entre eles. Afinal, Janad Valcari (PL) teria o apoio de pelo menos 14 colegas de Assembleia para as eleições de 2024 e ainda existem as pré-candidaturas a prefeito da Capital de Júnior Geo (Podemos), Vanda Monteiro (UB) e Cleiton Cardoso (Republicanos). Como manteriam relacionamento com um concorrente empoderado pelo Palácio?, questionam. Assim, vários deputados já defendiam há algum tempo que Damaso assumisse a secretaria.
MANTÉM PRÉ-CANDIDATURA
À coluna, Damaso garantiu que sua pré-candidatura a prefeito de Paraíso continua em pé e firme. Na cidade, contudo, seus adversários, avaliam que o cargo vai deixar o novo secretário longe da cidade.
A PROXIMIDADE DE WANDERLEI COM JOAQUIM
Por falar em Pedro Afonso, o governador Wanderlei esteve em Itacajá no domingo, 12, para inauguração de obras como parte das comemorações dos 70 anos do município. Lá ele mostrou muita proximidade com o prefeito pedro-afonsino Joaquim Pinheiro (PP), ex-aliado e atual adversário de Jairo Mariano na cidade. Como a coluna já disse, Wanderlei já tem compromisso com a reeleição de Joaquim, prefeito ligado ao deputado estadual Vilmar de Oliveira (SD).
CIÚMES DE FORTES
Como parte da festa dos 65 anos de Gurupi, comemorado nesta terça-feira, 14, a cidade recebeu na noite dessa segunda, 13, show de Léo Magalhães. Diante dos intensos aplausos que o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) recebeu ao ser convidado ao palco, o cantor brincou com o público: “Ei, ei, eu estou com ciúmes, viu? Que negócio é esse?” Assista:
CARTA NA MANGA
Já em Araguaína, o governo do Tocantins teve que recorrer ao Tribunal de Justiça para garantir, na madrugada desta quarta-feira, 14, o show que contratou para os 65 anos da cidade, de Manu Bahtidão, realizado no palco montado na Arena da Avenida Filadélfia. O que aguçou a curiosidade de todos foi que, pouco antes da decisão que reverteu a proibição de primeira instância, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), pré-candidato a prefeito da cidade, publicou em seu stories do Instagram um 4 de paus, um zap no truco. A postagem foi interpretada como “carta poderosa na manga”.