DANÇA DAS CADEIRAS
A expectativa no Paço é de que a reforma administrativa que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), anunciou nesse sábado, 31, seja uma grande dança das cadeiras. Uma das mudanças que se projeta é que o ex-vereador Carlos Braga deixe o comando da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) para ser secretário de Assuntos Fundiários, no lugar do advogado Fábio Chaves, que tem uma hercúlea missão no governo da Capital, o transporte coletivo, municipalizado no final de novembro. Chaves foi nomeado por Cinthia presidente da nova Agência de Transporte Coletivo de Palmas.
EMPOLGADA COM A COP27
Segundo pessoas próximas, empolgada com o que viu na COP27, no Egito, em novembro, Cinthia quer dar um “up” em sua gestão do meio ambiente. Assim, o nome para presidir a FMA está sendo muito bem estudado.
SEM ACUMULAR PASTAS
A prefeita avisou que não vai deixar nenhum secretário respondendo por mais de uma pasta. E existiam vários casos desse tipo no governo dela.
ROGÉRIO RAMOS SAI
Um nome certo para sair do governo da Capital é o administrador Rogério Ramos, atual titular da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e que também já respondeu pelas Finanças. Ramos será o diretor técnico do novo comando do Sebrae. O cargo exigirá dedicação exclusiva dele.
O GRANDE ENIGMA
O grande enigma dos bastidores da prefeitura é quem assumirá o Governo e Relações Institucionais no lugar dele. Há quem diga que será alguém indicado pelo deputado estadual eleito e marido da prefeita, Eduardo Mantoan (PSDB).
TUDO TUCANO
Por falar em Mantoan, através de sua assessoria, o deputado considerou uma vitória de seu partido a decisão da Justiça que garantiu a presidência da Câmara ao vereador José do Lago Folha Filho (PSDB). Contudo, no outro lado da lide, o vereador Jucelino Rodrigues também é do PSDB.
VEREADORES DA SAFRA DE 1996
Ao ir à tribuna para discursar em nome dos deputados na posse do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e seu vice, Laurez Moreira (PDT), na Assembleia, na manhã deste domingo, 1º, Ivory de Lira (PCd0B) observou que na solenidade estava uma “safra” de vereadores de Palmas eleitos em 1996: ele próprio e Wanderlei, o senador Eduardo Gomes (PL) e os deputados federais Eli Borges (PL) e Carlos Gaguim (UB).
FAMÍLIA DE RAÍZES POLÍTICAS
Também no seu discurso, o presidente da Assembleia, Antônio Andrade (UB), que se despediu do cargo, já que se elegeu deputado federal em outubro, lembrou da longa história de sua família na política. O pai que tinha o mesmo nome dele, Antônio Andrade, foi prefeito de Porto Nacional e de Fátima; a mãe, Dinorah Andrade, foi vereadora de Porto por três mandatos e a primeira prefeita de Ipueiras. O presidente do Legislativo estadual também foi vereador de Porto por três mandatos e deputado estadual por quatro.
IRMÃO E IRMÃ
A coluna ainda lembra que o irmão dele, Otoniel Andrade, foi prefeito de Porto por duas vezes e irmã, Terezinha Poincaré de Andrade Costa, prefeita de Ipueiras.
ATÉ COM IRAJÁ
O governador Wanderlei Barbosa deixou claro que não vai se deixar levar pelas frenéticas birras ideológicas destes tempos, pensará o Estado e, por isso, quer manter boas relações com o governo Lula. Também avisou que baterá na porta da bancada e citou nominalmente os três senadores, Eduardo Gomes, a quem chamou de “amigo” e com quem disse estar conversando sobre temas de interesse do governo; sua aliada Dorinha Seabra Rezende (UB), que assume em fevereiro; e seu atual adversário mais raivoso, Irajá (PSD), que tem batido duro no governo, mesmo após as eleições.
SEM COLORAÇÃO PARTIDÁRIA
Ao fazer o balanço de seu um ano e quase dois meses de gestão, Wanderlei disse que os investimentos do Estado não priorizaram aliados nos municípios. O governador reforçou não ter olhado para cor partidária na distribuição de recursos e obras. “Nós não trabalhamos para o prefeito; eu e o prefeito trabalhamos para o povo”, afirmou, ao justificar a destinação de políticas do governo, a despeito de quem esteja no comando do município.
SOB NOVA DIREÇÃO
A nova diretoria do Sebrae, eleita no dia 25 de novembro, tomará posse nesta segunda-feira, 2, numa cerimônia formal e simples. Não houve convites externos, só para os empossados, familiares e conselheiros da entidade. O novo presidente será Paulo Carneiro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet); o vice-presidente, Fabiano do Vale, da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (Faciet); o superintendente, Rérison Antonio Castro Leite; o diretor técnico, Rogério Ramos, atual presidente do Sebrae; e o diretor administrativo e financeiro, Jarbas Meurer.
FELIZ 2023!
Fim de férias, de volta ao batente com promessa de muitos bastidores da política tocantinense, neste início de debates sobre as sucessões municipais do ano que vem. Feliz 2023 a todos e todas!