REPUBLICANOS DE GURUPI VAI DEFINIR APOIO
O Republicanos de Gurupi virá a Palmas nesta semana para uma conversa com seu presidente regional, o governador Wanderlei Barbosa. O encontro era para ter ocorrido na sexta-feira, 12, mas Wanderlei não pôde receber o presidente local, Edinho Fernandes, e os pré-candidatos a vereador de Gurupi, por isso, ficou para esta semana. O partido lá na cidade surpreendeu há cerca de 30 dias quando, após reunião, decidiu adiar o anúncio do apoio a prefeito. Surpreendeu porque era tido natural que ele estaria no palanque do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), da base de Wanderlei na Assembleia e apoiado pelo vice-governador Laurez Moreira (PDT), que indicou o filho, Juarez Moreira (PDT), de companheiro de chapa do parlamentar.
PSD DE IRAJÁ PESOU
Contudo, o alinhamento não seria automático como se imaginava. Importantes quadros do Republicanos em Gurupi admitiram que o fato de Fortes ser do PSD pesou, uma vez que é o partido presidido no Tocantins pelo arqui-inimigo do governador, o senador Irajá.
JOSI DESCARTADA, PISONI É POSSIBILIDADE
Diante da resistência a Eduardo Fortes, as possibilidades são especuladas. O que essas fontes garantiram à coluna é que o apoio à reeleição da prefeita Josi Nunes (UB) estaria descartado. No entanto, admitem que há uma simpatia pelo pré-candidato do PSDB, o empresário Cristiano Pisoni, e conversas em curso.
MISTÉRIO!
Em relação a Palmas, o entorno de Wanderlei Barbosa conta que nem a eles o governador abre sobre quem pretende apoiar para prefeito da Capital. A tendência que se imagina é a pré-candidata do PL, a deputada estadual Janad Valcari. Mas dizem que ninguém ouviu isso até agora da boca do governador, que deve dar fim ao mistério somente na convenção ou muito próximo a ela.
CONVENÇÃO NO DIA 2
O Republicanos de Palmas definiu que vai realizar sua convenção no dia 2 de agosto. Até lá, garante o presidente metropolitano, o deputado estadual Leo Barbosa, tudo estará definido.
SÓ BUSCARAM VOTOS
Por falar em Janad e Léo, o prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), reclamou do fato de eles dois e Moisemar Marinho (PSB), além de federais como Ricardo Ayres (Republicanos), Filipe Martins (PL) e Carlos Gaguim (UB), terem buscado votos por lá em 2022 e nunca mais terem dado o ar da graça. Segundo Salomão disse na entrevista com os pré-candidatos que vai ao ar nesta quarta-feira, 17, na Coluna do CT, nenhum centavo de emendas se viu desse grupo todo.
ROBERTO SAMPAIO LOTA CÂMARA EM ALVORADA
O ex-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) Roberto Sampaio (MDB) lançou sua pré-candidatura a prefeito de Alvorada na noite dessa segunda-feira, 15. Ele terá como vice Capitão Lemos (Republicanos). Das lideranças estaduais, participaram o presidente estadual do MDB, deputado federal Alexandre Guimarães; e os deputados estaduais Moisemar Marinho (PSB) e Valdemar Júnior (Republicanos). Também prestigiaram o evento os pré-candidatos a prefeito de Peixe, Patiu (Republicanos), e de Sandolândia, Robson Martins (PP). O evento, que contou com grande participação popular, lotou o plenário da Câmara e muitas pessoas acompanharam do lado de fora. “Nossa cidade tem um enorme potencial e queremos desenvolver projetos que beneficiem a todos, promovendo crescimento econômico, melhorias na educação, saúde e infraestrutura”, afirmou Roberto Sampaio.
TEREZINHA ANDRADE QUER VAGA NA CÂMARA DE PALMAS
Ex-prefeita de Ipueiras, Terezinha Andrade vai disputar vaga de vereadora em Palmas pelo Republicanos. Ela é irmã do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Porto Nacional. “Para mim, política é a arte de servir, e eu quero servir essa população de Palmas”, avisou. Pelo menos dois políticos de outras cidades migraram para a Capital de olho na Câmara, Karina Café (Republicanos), de Lagoa da Confusão, onde chegou a disputar a prefeitura, que o marido, Jaime Café, já comandou; e o ex-prefeito de Miracema Rainel Barbosa (Avante).
NO COMANDO NACIONAL DOS SUPERMERCADOS
A empresária Maria de Fátima de Jesus, do grupo Quartetto, é atualmente presidente da Associação de Supermercados do Tocantins (Atos) e se prepara para um enorme salto para representar sua categoria. Ele pode passar a presidir em 2025 a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da qual é hoje uma das vice-presidentes. Na foto, Maria de Fátima em evento da Abras em Salvador (BA), com Amanda Vasconcelos, presidente da Associação Baiana de Supervisão e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
JANAD DIZ QUE COMEÇARAM ATACAR E DIFAMAR SUA FAMÍLIA
A pré-candidata a prefeita de Palmas Janad Valcari reagiu, numa reunião com o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD), às críticas que têm recebido, classificando-as como “ataques” a sua família. “Começaram atacar a minha família, começaram a difamar a minha família. Minha família não é candidata, não. A única candidata na minha família sou eu. Se vocês forem homens, vêm falar na minha cara, porque eu não sou mulher de abaixar a cabeça, não”, avisou. Janad disse que “agora que eles estão falando isso” é que está “mais firme”. “Agora que estou mais animada para poder cuidar de vocês”, discursou. A fala da pré-candidata ocorre após publicação pelo site O Antagonista de matéria que trata de abertura de inquérito pelo MPE para apurar um suposto esquema de desvios de verbas públicas envolvendo a banda Barões da Pisadinha e a deputada.