KASARIN RESISTE A VICE IMPOSTO
Em Colinas, a disputa pela vaga de vice do prefeito Josemar Kasarin (UB) está dando o que falar. É que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) quer o vereador local e presidente do Ruraltins, Washington Aires (Republicanos), de companheiro de chapa do prefeito, mas Kasarin demonstra que pode estar de olho em outro nome. À coluna, contudo, repetiu o que já havia dito: que Wanderlei nunca conversou sobre isso com ele. Mas, sobre o nome específico de Washington, ele se limitou a responder: “Tem vários pré-candidatos no Republicanos”.
O VICE QUE KASARIN QUER?
Inclusive, se diz na cidade que o nome preferido de Kasarin para companheiro de chapa é o do empresário Aloísio Rocha, dono do Dono do São Judas Tadeu e o maior empregador da cidade. E do Republicanos. Contudo, o que se fala por Colinas também é que Aloísio nunca atuou na política e não se acredita que será desta vez.
POLÍTICA NÃO SE FAZ SÓ
Questionado sobre a polêmica, um importante aliado estadual do Palácio, que participa dessas conversações, respondeu à coluna com mensagem cifrada: “Só sei que política não se faz só, e nem com vontade única absoluta. Ou se coletiviza, ou se dificulta. Penso que qualquer que seja o indicado a vice feito pelo partido, o momento que Wanderlei vive, ajuda muito”, disse, deixando claro nas entrelinhas que, realmente, Kasarin empinou a carroça e não quer aceitar Washington.
TROCA DE PRESIDÊNCIA
Um primeiro resultado concreto dessa polêmica pode ser a troca do presidente do Republicanos na cidade, que hoje está com um aliado de Kasarin, o advogado Wylly Rego. A comentário geral é de que o governador Wanderlei colocará o próprio Washington no lugar.
PROBLEMA CONTRATADO
Um vice que chega dessa forma na chapa — se realmente chegar — é contratar um problema futuro, como é comum entre cabeça de chapa e seu companheiro mesmo quando se dão bem. Imagine entrando a fórceps desse jeito. Lembrando que Kasarin é gato escaldado porque já teve problema com seu atual vice, Francisco do Cacau, com quem é rompido.
SE QUISER DO REPUBLICANOS, PARTIDO ESCOLHE
O governador Wanderlei garantiu à coluna que não há crise e que não está impondo um vice a Kasarin, que, independente dessa discussão, terá seu apoio. Contudo, Wanderlei contou que foi o prefeito quem ofereceu a vaga ao Republicanos. Se for para o partido indicar, explicou, é o próprio Republicanos que deve escolher o nome. Wanderlei afirmou que há vários quadros na sigla, mas admitiu que a preferência recai sobre dois vereadores, Washington Aires e Ricardo Parente. “Se o Kasarin escolher o vice de outro partido, tudo bem, vamos continuar apoiando, mas, se quiser do Republicanos, o partido é quem vai escolher”, reforçou o também presidente regional da legenda.
PL UNIDO, GARANTE GOMES
Na outra polêmica da semana, a insatisfação da pré-campanha de Janad Valcari (PL) em Palmas por ter sido solenemente ignorada no vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e da ex-prefeita Nilmar Ruiz, o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, garantiu ao site Gazeta do Cerrado que a vinda da esposa e do ex-presidente Jair Bolsonaro vai consolidar as pré-candidaturas liberais no Estado e, “em especial”, da deputada na Capital tocantinense. Gomes ainda se disse “extremamente satisfeito” com a “união” conquistada dentro do PL. O que se dizia no final de semana é que a insatisfação resultou até em caloroso bate-boca das cúpulas dos dois lados.
SEM MOTIVAÇÃO ELEITORAL
Além disso, como a coluna trouxe nessa segunda-feira, 3, a presidente estadual do PL Mulher, Nilmar Ruiz, disse ao site do jornal O Paralelo 13 que o evento do segmento no sábado, 8, tem por objetivo “oxigenar e incentivar a participação feminina na política por meio do PL”, contudo, sem motivação eleitoral específica.
TEM ALGO NO AR, E NÃO É AVIÃO
Sintoma de que tem algo no ar, e não é avião, é o fato de o atuante perfil da pré-candidata a prefeita do PL, Janad Valcari, no Instagram não ter qualquer menção ao Encontro de Mulheres do partido, ainda que falte apenas quatro dias para o evento de sábado, para o qual as tocantinenses precisam se inscrever pela internet. Assim, a divulgação num agitado perfil como de Janad ajudaria muito.
NILMAR DE VICE, SONHO DE AMASTHA
Quem se aproveitou das divergências internas do PL foi o pré-candidato a prefeito do PSB, Carlos Amastha. Com base numa mensagem bolsonarista que tomou conta dos grupos de WhatsApp nos últimos dias e que diz que Nilmar seria a preferida de Bolsonaro para disputar as eleições de Palmas, Amastha disse à coluna que seu sonho é ter a ex-prefeita da Capital como sua vice. “Seria uma chapa imbatível”, projetou. Amastha e Nilmar são amigos de longas datas. Ressalte-se: a ex-prefeita já foi vice do PSB, em 2020, quando era chamada de “co-prefeita” por Tiago “Amastha” Andrino.
“PASTOR” AMASTHA
Por falar em Amastha, com Janad ligada ao movimento evangélico e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) tendo como provável vice um pastor, Carlos Eduardo Veloso (Agir), e a Assembleia de Deus em seu palanque, o ex-prefeito começou a ler um devocional cristão nas redes sociais. Em vídeo no Instagram, Amastha até arrisca uma pregação. E deixa claro que começou faz três dias a leitura.
CANDIDATO NATURAL
O presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (PSD), disse que é “candidato natural” à reeleição na mesa diretora, caso consiga outro mandato de vereador. E explica o principal motivo: “Quero inaugurar o novo prédio da Câmara. É meu sonho”, afirmou à coluna. A obra estará pronta em abril do ano que vem. Marcos disse que já tem um grupo de parlamentares que defende a sua reeleição na presidência. “Mas, seu eu não for reeleito vereador, não adianta nada”, ressaltou.
CLEITON PM, PRÉ-CANDIDATO EM LAGO DO TO
Cleiton PM é pré-candidato a prefeito de Lagoa do Tocantins. Seu grupo, com os aliados no plano estadual, bateu o martelo nessa segunda-feira, 3. Ele já foi candidato a prefeito da cidade, em 2016, quando ficou bem próximo da vitória — apenas 4 pontos do eleito, Nonato Nestor, que teve míseros 96 votos de frente. Cleiton entra na disputa agora turbinado pelo apoio dos senadores Dorinha Seabra Rezende (UB) e Eduardo Gomes (PL), do deputado federal Carlos Gaguim (UB) e do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos). Por ser militar, Cleiton se filia a partido político apenas no dia da convenção. Ele vai para a disputa pelo União Brasil.
DOIS PALANQUES GOVERNISTAS
Contudo, como o prefeito da cidade e candidato à reeleição, Leandro Soares (Republicanos) — que conta com o apoio do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos) –, é aliado do Palácio, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não subirá em nenhum palanque em Lagoa do Tocantins.