REVIRAVOLTA EM GUARAÍ
O cenário eleitoral de Guaraí pode ter uma enorme reviravolta nas próximas horas. O que se diz na cidade é que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), antes de viajar para Portugal, bateu o martelo e quer apenas uma candidatura palaciana por lá, a da prefeita Fátima Coelho (UB), Com isso, o pré-candidato e ex-secretário de sua gestão Saboinha Júnior (Republicanos) deverá compor e até ser vice de Fátima, concorrente dele em 2020.
CLIMA DE COMEMORAÇÃO
A prefeita Fátima Coelho, inclusive, esteve se reunindo com sua base na Câmara na manhã desta terça-feira, 25, para anunciar as novidades. Entre os aliados dela, o clima é de total comemoração, uma vez que Saboinha atrapalhava, e muito, o projeto de reeleição de Fátima, uma vez que seu grupo tem como adversária direta a ex-prefeita Lires Ferneda (Podemos).
CONVERSA FRANCA EM PALMAS
O governador Wanderlei chamou Fátima e Saboinha a Palmas na quinta-feira, 20, quando, numa conversa muito franca, foi definida a nova configuração da pré-candidatura governista. O objetivo é evitar uma divisão de votos com dois nomes palacianos, o que beneficiaria a pré-candidata oposicionista e ex-prefeita Lires Ferneda. Aliados de Saboinha negam essa conversa do dia 20 e dizem que ela ocorrerá dia 4, quando Wanderlei estará de volta de Portugal.
ELENIL REBATE ADVERSÁRIOS
Pré-candidato a vice na chapa de Jorge Frederico (Republicanos) em Araguaína, o ex-deputado estadual e ex-secretário do Esporte e Juventude Elenil da Penha (Progressistas) rebateu à coluna provocação dos adversários de que três secretários de estado passaram a quinta-feira, 20, arregimentando gente para o lançamento da pré-candidatura do grupo de oposição ao prefeito Wagner Rodrigues (UB) — o da Educação, Fábio Vaz; da Ações Governamentais, Valderez Castelo Branco; e o da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima. Para Elenil, o sucesso do evento não se deveu a isso, mas “foi resultado de um sentimento do povo”. “Povo este que pede por mudança, que clama por gente que conhece nossa realidade e que seja preparado ao mesmo tempo isso somado a união de um grupo em torno do Jorge Frederico e de Araguaína”, afirmou.
SE SENTEM EXCLUÍDOS
Alguns municípios estão achando que serão excluídos dos incentivos do Estado para a temporada de praias. Caso de Porto Nacional, administrada pelo prefeito Ronivon Maciel (UB), adversário do pré-candidato palaciano, Antônio Andrade (Republicanos). De acordo com o município, vários ofícios foram enviados para o Palácio, mas não houve resposta. A temporada do município, com apresentações na praia de Luzimangues e na Porto Real, começa dia 6 de julho e contará com cinco dias de programação. O governo do Tocantins anunciou R$ 25 milhões de investimentos em 50 atrativos. A coluna questionou o secretário estadual de Turismo, Hercy Filho, pelo WhatsApp nessa segunda e nesta terça, mas ele não respondeu se o Estado contemplará Porto e outros municípios que sentem que serão excluídos.
SEM CHAPA DE VEREADOR
A nova presidente do MDB de Gurupi, Andreya Castilho da Silva Ribeiro, disse à coluna que, pelas mudanças ocorridas nos últimos meses, o partido não terá chapa de vereador nas eleições deste ano. “Ainda estamos em fase de reorganização do partido, após o deputado federal Alexandre Guimarães assumir a presidência estadual”, explicou.
ZÉ ROQUE DISPUTA EM PORTO
Como a coluna já havia antecipado, o professor José Roque (PT) se licenciou da presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) para concorrer a uma vaga para vereador na Câmara de Porto Nacional. Ele é filiado ao PT há mais de 20 anos, tocantinense de Cristalândia, mas que reside em Porto Nacional desde 1965. José Roque é graduado em História e pós-graduado em Planejamento Educacional. Atualmente aposentado como professor da rede estadual de ensino do Tocantins.
WANDERLEI EXONERA NARUBIA
O governador Wanderlei Barbosa exonerou a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreriá, nessa segunda-feira, 24. A pasta será comandada interinamente pelo atual diretor de Proteção aos Indígenas, Paulo Waikarnãse Xerente. Segundo os bastidores palacianas, havia insatisfações na pasta que chegaram ao governador, que não gostou do que ouviu.
RECONDUZIDO NO TRE-TO
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, dará posse no dia 3, às 9h30, a mais um mandato do juiz da Corte Rodrigo de Meneses dos Santos, que pertence à classe dos juristas, para o biênio 2024/2026. Procurador do Estado, ele foi reconduzido ao cargo no dia 3 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O TRE-TO é composto por sete juízes membros: dois desembargadores, dois juízes de Direito, um juiz federal e dois representantes da Classe dos Juristas.
ENTROU POR INDIGNAÇÃO
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), Bruno Azevedo (PRD), lançou oficialmente a pré-candidatura a vereador de Palmas no dia 18, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento contou com a presença e manifestações de apoio do secretário estadual da Segurança Pública, Wlademir Mota, e da deputada estadual Janad Valcari (PL), pré-candidata à prefeitura da Capital, apoiada pelo partido dele, o PRD. Bruno falou sobre o projeto eleitoral e disse que, quem o conhece, sabe que entrou “nesse mundo político por indignação com os escândalos de corrupção e as injustiças que vêm sendo cometidas”. O delegado afirmou querer acabar com a política do “toma lá, dá cá”. “Política não é lugar de entretenimento, é lugar de inspiração, de pessoas boas que querem fazer a mudança”, defendeu.