UM DOS PRINCIPAIS ARTICULADORES
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) será um dos principais articuladores da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados. Ricardo, que é vice-líder do Republicanos na Câmara e vice-líder da bancada do Norte, terá um papel importante na construção de uma base de apoio em torno de Motta. Sua estratégia inclui o engajamento de diversas frentes regionais e temáticas, ampliando o alcance e a representatividade da candidatura.
UNIÃO E INDEPENDÊNCIA
O deputado tocantinense destacou sua admiração pelo trabalho do colega paraibano e enfatizou o compromisso de Motta com a união e independência do Parlamento. “Tenho acompanhado de perto a atuação do deputado Hugo Motta e testemunhado sua capacidade de diálogo e articulação. Sua candidatura representa uma oportunidade de fortalecer a Câmara dos Deputados, construindo um ambiente que responda aos anseios dos brasileiros e que assegure a autonomia do Parlamento”, afirmou Ricardo.
SABE OUVIR E AGREGAR
O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira, 29, seu apoio à candidatura de Hugo Motta para o comando da Casa a partir de 2025. Além de Lira, diversos partidos devem formalizar apoio nos próximos dias. Para Ricardo, o perfil conciliador de Motta é um diferencial essencial em um cenário nacional que exige uma liderança equilibrada e comprometida com o diálogo e a construção coletiva. “Hugo Motta é um líder que sabe ouvir e agregar, características essenciais para conduzir a Câmara de forma justa e responsável,” avaliou o parlamentar tocantinense.
PORQUE BOLSONARO VEIO A PALMAS
À GloboNews, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, explicou o motivo de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter vindo a Palmas na véspera do segundo turno de domingo, 6. Ele disse que o partido só pediu para Bolsonaro ir “em lugar que tinha problema”. “Começamos a ver que Palmas começou a piorar de repente e pedimos para o Bolsonaro ir para lá”, revelou.
UM DOS CINCO QUE VIRARAM NO 2º TURNO
Entrevistando o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), a CNN Brasil lembrou que a capital do Tocantins foi uma das cinco cidades em que houve virada dos 51 municípios onde ocorreu segundo turno. Além de Palmas, quem chegou atrás no primeiro turno venceu em Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Eduardo terminou atrás de Janad na primeira fase da campanha e acabou se elegendo prefeito no segundo turno.
PALÁCIO VAI AGORA PARA 28 ANOS DE FILA
Com a derrota de domingo, 6, o Palácio garantiu 28 anos sem conseguir eleger prefeito em Palmas. O último governador a realizar esse feito foi Siqueira Campos em 2000, com Nilmar Ruiz, portanto há 24 anos. Depois dele ninguém mais: em 2004, Raul Filho foi eleito pela oposição a Nilmar e a Marcelo Miranda; em 2008, o na época petista — e hoje pedetista — se reelegeu com Marcelo ainda no Palácio. Em 2012, Carlos Amastha derrotou o pesado palanque de Marcelo Lelis, apoiado por Siqueira; e se reelegeu em 2016 com Marcelo de volta ao comando do Estado. Em 2020, Cinthia Ribeiro foi reeleita com Mauro Carlesse no governo. Ele e o seu então vice, o atual governador Wanderlei Barbosa, apoiaram o deputado federal Eli Borges (PL).
EDUARDO AUMENTA VOTAÇÃO EM 53% E JANAD EM 7,33%
O número de votos do prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) aumentou 53,22% do primeiro para o segundo turno. É o sinal da migração dos eleitores do deputado estadual Júnior Geo (PSDB) e da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Em números absolutos, Eduardo ganhou mais 27.329 votos no segundo turno (de 51.344 para 78.673). Já a deputada estadual Janad Valcari (PL) ganhou 7.558 votos (de 62.126 para 69.684), ou 7,33% a mais.
MAIS DE 9,4 MIL VOTOS DE GEO PERDIDOS
Como Geo teve 44.326 votos e Eduardo e Janad, na soma dos dois, receberam 34.887 votos a mais que no primeiro turno, em tese, é possível supor que 9.439 votos do deputado estadual foram abstenções, brancos ou nulos.
MARCOS DUARTE DEVE CONTINUAR PRESIDENTE
Em Araguaína, o vereador Marcos Duarte (PSD), o segundo mais bem votado da cidade, com 2.647 votos –, deve continuar na presidência da Câmara, que agora passou de 17 para 19 parlamentares. Duarte, ainda na campanha, dizem nos bastidores, já contava com os votos de 14 colegas que tinham a eleição segura. E afirmam que esse número vai crescer. A eleição da mesa do Legislativo local ocorrerá em 1º de janeiro.
O QUE PALMAS TEM DE MELHOR
O vice-prefeito eleito de Palmas, Carlos Eduardo Velozo (Agir), postou um vídeo nas redes sociais para agradecer seus eleitores. Ele disse que, com Eduardo, vai cuidar “do que Palmas tem de melhor, que é o nosso povo”.
MAJOR ISRAEL NA CÂMARA
O ex-deputado estadual Elenil da Penha (Progressistas), que foi candidato a vice de Jorge Frederico (Republicanos), conseguiu eleger irmão, Major Israel (Republicanos) a vereador de Araguaína. Ele fez 1.278 votos.
ATAÍDES 2026
O ex-senador Ataídes Oliveira (Novo) avisou à coluna que não importa quem será o candidato ao governo em 2026: “Vão ter que ganhar de mim. Irei surpreender a todos. Vou quebrar esse sistema político viciado e corrupto do nosso Tocantins”, assegurou. Ataídes contou que vai começar um projeto para disputar o Palácio a partir de fevereiro do ano que vem. Assim, já são quatro nomes colocados no páreo. Além dele, como a coluna adiantou nessa segunda-feira, 28, os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra Rezende (UB) e o vice-governador Laurez Moreira (PDT).
PRÉ-CANDIDATOS À ATM PIPOCANDO
Além de Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), de Axixá, e Cezinha (MDB), de Peixe, como a coluna trouxe na sexta-feira, 25, está pipocando pré-candidatos a presidente da ATM por todo canto do Estado para a sucessão de Diogo Borges (sem partido), que deixará a Prefeitura de Talismã no final do ano, após dois mandatos e de reeleger o sucessor, Flávio do Cristo Rei (UB). Depois da nota da coluna, vários outros prefeitos se manifestaram diretamente ou por aliados. Entre eles, o de Pedro Afonso, Joaquim Martins Pinheiro (Progressistas), e o de Cristalândia, Big Jow (UB). Devem ter uns sete ou oito pré-candidatos de olho na vaga de Diogo.
CELSO MORAIS É O 1º OPOSICIONISTA RECEBIDO POR WANDERLEI
O prefeito reeleito de Paraíso, Celso Morais (MDB), foi recebido na manhã desta terça-feira, 29, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). É o primeiro oposicionista a entrar no Palácio após as eleições. Celso afirmou em suas redes sociais que “o diálogo sempre é o melhor caminho”. “A política se faz com diálogo, com respeito a divergência, ponderação e moderação”, defendeu. Ele venceu o candidato do governo em Paraíso, Osires Damaso (Republicanos), com larga vantagem: 80,57% a 19,43%. Ainda na pré-campanha, na confusão envolvendo o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), durante inauguração de obra do governo, Wanderlei foi ao microfone para apaziguar os ânimos e disse a todos que Celso, que havia se retirado com equipe e aliados do local, “é meu amigo”.
PORTAS ABERTAS
Através de sua assessoria, o governador disse que está “sempre de portas abertas para os gestores comprometidos com o diálogo e a solução dos desafios que afetam os municípios”.
EDUARDO VAI PEDIR AUDIÊNCIA
Bom reforçar que o prefeito de eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), deve protocolar ainda nesta semana ofício para pedir audiência com o governador.